|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 11:37 pm Assunto: Sugestão: uma revista do Atelier do Bonsai |
|
|
Caros foristas, com a extinção da Revista Como Cultivar Bonsai, perde-se um canal impresso periódico para divulgação da arte. Espero que eu não esteja sendo "metido" nem está "arranjando" dor de cabeça e trabalho para o Mário Leal, mas vejo que o Fórum é um canal que poderia se tornar impresso periódico, visto que possui mts colaboradores e participantes. Entre eles existem mta gente capacitada para escrever. Que tal, Mário, pensar na possibilidade de editar e publicar uma revista Atelier do Bonsai?
é uma sugestão.
abçs
Itamar Nobre - Natal/RN |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 9:12 am Assunto: |
|
|
Caro Itamar, agradeço pela confiança em me propor este trabalho. Acredito até que seria possível se tivesse patrocinadores "efetivos" e constantes. Veja você que a dificuldade encontrada por todos está exatamente na parte financeira. Chega neste ponto e a "coisa" pára.
É fácil ver esta dificuldade em todos os projetos que se iniciam e param, se iniciam e param, etc... Não sei como poderia ser equacionada esta questão para que fosse viável... _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
luisrochas
Registrado: 16/10/07 Mensagens: 37 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 5:59 pm Assunto: revista Atelier do Bonsai |
|
|
Boa tarde, Mario,
Desculpe minha intromissão, mas uma ideia seria prpor uma assinatura aos amigos foristas, antes do lançamento da revista, tenho certeza que os amigos do forum iriam colaborar, assinado mesmo antecipado ao lançamento da revista, já que todos conhecemos sua idonieidade e boa vontade para nos ajudar sempre que precisamos, tá na hora de retribuirmos.
Vamos ajudar amigos, pois todos sabemos a dificuldade de boa literatura nacional sobre o assunto, que acredito é uma paixão de todos. _________________ Luis Claudio |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
Caro Luiz, agradeço a sua confiança também mas, acredite, não é fácil. No momento de lançar idéias, temos aos montes, no momento de participar... Falo isto com bastante tranquilidade e segurança. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 5:24 pm Assunto: |
|
|
Concordo totalmente com Mário, é uma batalha à se travar, mas caso haja interesse, eu, o povo de nosso clube, estará disposto à ajudar no que for necessário, e tenho certeza que seria uma cascata de foristas ajudando, pode-se fazer uma prévia de qtos ajudariam e estariam disposto à assinar pelo menos 1 ano, se for viável, seria então, problema somente de edição...e todos os outros que vem junto à se fazer um periódico deste tipo.
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 8:22 am Assunto: |
|
|
Olha gente, eu trabalho em revista e digo pra vocês, NÃO É FÁCIL!
Quando a gente pega um exemplar na mão, pronto, não faz idéia dos perrengues que se passaram até chegar ali.
A produção de um periódico desse tipo envolve uma série de questões que devem ser analisadas muito a fundo.
O fato de termos um número de foristas interessados em fazer uma prévia assinatura, ainda não resolve uma grande parte do problema que é o custo de produção.
Considerando uma tiragem baixa, de uns 5.000 exemplares (mais baixa que a da Como Cultivar Bonsai), ao custo unitário de uns 1,50-2,00 reais, daria entre 7.500 e 10.000 reais, só de impressão (chutando um pouco alto). Isso sem contar os custos de divulgação, distribuição, contratação de pessoal, etc...
Não acredito que tenhamos 2.000 (dois mil) ou ao menos mil interessados em fazer uma assinatura de um veículo novo assim para dar um pontapé inicial, como o mestre Mário disse, na hora de dar idéia sempre tem gente disposto, mas quando chega na hora de efetivamente tocar p/frente, a coisa complica...
A internet é um meio muito mais fácil de disponibilizar informação, e ainda assim vejam as dificuldades pelo qual passa a publicação do nosso amigo Campolina...
A idéia é boa, mas p/dar certo efetivamente, precisaria de muito planejamento e um bom investimento inicial....
Desculpa colocar água no feijão, mas alguém tinha que bancar o advogado do diabo...
Abraços.
ps. Eu assinaria... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 9:31 pm Assunto: |
|
|
manda quem pode .
obedece quem tem juizo...
abraços a todos. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 8:27 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Leal, mas da mesma forma que o amigo Fabiano, deixo o grupo do Bahia Bonsai Clube á disposição para o que for preciso, inclusive em assinaturas.
Abraços.
Ps. Talvez não seja viável neste momento, mas é uma idéia a ser considerada e amadurecida. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 9:32 am Assunto: |
|
|
Caros amigos foristas, lancei a idéia com a melhor das intenções, considerando que este Fórum é o mais indicado para isso. Sou jornalista e tb sei o qto é difícil "tocar" um periódico, mas como eu mts jornalistas são bonsaístas e mts bonsaístas, mesmo não sendo jornalistas, possuem aptidão para escrever com qualidade e competência. Não se trata de apenas "lançar a idéia", mas de tb colaborar. Sei que é um fardo mt pesado, por isso tb compreendo a preocupação do nosso amigo Mário em hesitar. Queria acrescentar que o Mário não deve se sentior pressionado pela sugestão e que ficasse bem à vontade em em dizer que não pode.
De qualquer forma, se algum dia algum forista, independente de ser o Mário tiver a iniciativa de publicar ma revista dessa natureza, podem contar comigo para colaborar de alguma forma, inclusive assinando.
abçs para todos
itamar nobre - natal/rn |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 1:29 am Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Li o tópico. E, apesar do adiantar da hora, se permitirem, gostaria de participar do debate. Gostaria de iniciar com a seguinte observação: duas idéias podem ser aparentemente conflitantes e, ainda assim, estarem corretas. Fazer uma revista traz alguns problemas de ordem práticos, sim, como dito pelo Sr. Mario Leal e o colega FrK_leal. Com efeito, nada que torne o conceito inexeqüível.
A principal barreira apontada está na falta de financiamento. Sem este, por sua vez, torna-se difícil superar o plano das idéias. Então, por que não ultrapassarmos este degrau com medidas mais pragmáticas? Para tanto, sugiro a criação de tópicos que nos forneçam uma visão geral sobre a proposta e, por conseguinte, respondam as dúvidas em tela. Entre outras, as perguntas seriam:
a) Você é favorável à criação da Revista Atelier do Bonsai?
b) Qual a periodicidade favorita? Mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual?
c) Inicialmente, qual a quantidade de páginas?
d) Haveria fotos, ou não? Em caso positivo, coloridas ou em preto e branco?
e) Serão permitidas propagandas na revista para diminuir os custos de impressão?
f) Quantos membros estão dispostos a comprar a Revista Atelier do Bonsai?
g) Até qual valor estariam dispostos a pagar pela assinatura?
h) Aceitam receber a revista por meio eletrônico em caso de não haver financiamento para impressão?
i) Associações e clubes de bonsai inscritos no fórum teriam autorização para revender os exemplares ou repassar eletronicamente?
Esta é apenas uma pequena lista citada a título de exemplo. Enfim, ter noção REAL de custo, ofertas de revistas e demanda por estas.
Além disso, devemos pensar no projeto como nos dedicamos ao bonsai: sem pressa, sem eliminar etapas. Em analogia, a revista estaria seria o bonsai já pronto e finalizado, porém ainda estamos lidando com a semente. Não devemos descartá-la só porque ainda não germinou, não é? Sequer foi definida a periodicidade.
Aliás, se me permitem, com o devido respeito, por que todos limitaram a revista ao exemplar de papel? Sugiro uma tiragem eletrônica mediante pagamento via boleto bancário. Isto, por si só, reduziria consideravelmente os temidos custos. É ecologicamente correto, inclusive. Ademais, pode-se iniciar com publicações anuais e expondo textos de membros experientes da comunidade. Com o passar do tempo, claro, reduzir para semestres, trimestres etc.
Acho que a idéia é promissora, especialmente se feita por meio eletrônico. Dificuldades existem, sem dúvida! Justamente por isso devemos levar o projeto um passo a frente. Acredito que as coisas boas da vida são conquistas com sacrifício, dificuldade e muito trabalho. Com a revista não será diferente. Por esta razão, que tal começar com calma? Faz-se mister ter sempre em mente que é um projeto a longuíssimo prazo e que são necessários vários anos para chegar ao objetivo final, saber: tiragem mensal.
Por fim, esta é minha humilde opinião. Assim sendo, de forma pragmática, o que acham de começar mediante enquetes?
Desculpem a intervenção, a extensão do texto e os erros de português! Aqui já são 2:31hs e estou com sono.
Abraço a todos!  _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 1:36 am Assunto: |
|
|
Ah! Prezado Itamar, parabéns pela idéia!
Abraço! _________________ André Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 8:19 am Assunto: |
|
|
Caro Itamar, de forma alguma estou me sentindo pressionado, minha colocação é baseada um pouco na experiência e muito na vivência. Acredito que, algum dia, teremos uma boa revista. São muitas as variáveis que se apresentam e, adequar todas, é um trabalho que requer paciência e tempo.
Deco, a versão on-line seria uma solução muito boa. Veja você que o Campolina tem tentado esta forma de divulgação e encontrado dificuldades.
Quero deixar claro que concordo com uma enquete, conforme o Deco, e que ela poderá deixar algumas informações importantes. Fundamentalmente, todos tem que participar. Aí está a dificuldade!
Grande abraço _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 11:25 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Sabemos da necessidade de termos uma revista nacional sobre bonsai. Algumas tentativas foram feitas mas, infelizmente, não deram certo. A revista eletrônica do Campolina, ao meu ver, foi uma das melhores.
Pergunto: Que tal unirmos forças para dar continuidade ao projeto do Campolina?
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 12:49 pm Assunto: Exemplo |
|
|
Sergivaldo
O assunto interessa a todos, mas respondo mais diretamente à sua sugestão. Lembro que enquanto ainda estava no ar, alguns colegas se propuseram a assinar a revista do Campolina. Parece que como a filosofia era uma revista gratuíta, a idéia não foi colocada em prática. Mas agora, diante da urgência e necessidade, também acho que devemos contactar o Campolina para verificar se um certo número (qual?) e qual valor (quanto?) seriam necessários para que ele volte a publicar o periódico eletrônico. Eu certamente assinarei, assim como fui assinante da Como Cultivar Bonsai.
Apenas como exemplo, a Sociedade de Bonsai da Flórida publica eletronicamente o Bulletin of Florida Bonsai Society. Os sócios recebem a senha que permite acesso completo a duas versões, em baixa (para leitura na tela) e alta (para baixar e imprimir) densidade. Posteriormente os números antigos podem ser liberados para leitura geral. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 4:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Juntando minha opinião às dos demais colegas, tambem acho mais viável fazer conforme o Sergivaldo e o Ferreira propõe, qual seja, pagar ao
Eduardo Campolina para manter a revista eletronica criada por ele, e de ótima qualidade, diga-se, ao invés de quebrar a cabeça resolvendo um esse impasse quanto a uma edição impressa.
A revista editada pela Mistral, Bonsai Pasion, lançou a partir do numero 32 sua versão eletronica. A exemplo do Campolina, esse numero foi distribuído gratuitamente, sendo que a partir do numero seguinte, passou a ser comercializada, podendo o adquirente pagar por revista ou proceder a uma assinatura anual, o que me parece bem viável, pois inclui desconto.
A idéia da revista eletrônica é, acima de tudo, bem melhor que a da revista impressa, por causa das dificuldades elencadas anteriormente pelos colegas foristas. Além disso, a revista eletrônica do Campolina está com sua estrutura bem formada, faltando tão somente a adesão maciça dos interessados em assinar e participar, enviando artigos, fotos e promovendo sua divulgação mais ampla.
Eu assinaria essa revista eletrônica com prazer.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|