Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 9:39 pm Assunto: brotação frenética nas mudas |
|
|
Neste verão, todas as minhas mudas resolveram brotar freneticamente.
A que chama mais a atenção é uma jabuticabeira que está há um ano no escorredor. Eal parecia meio adormecida, mas de repente soltou uns ramos enormes:
O que devo fazer? Corto ou deixo assim mesmo?
Para comparar, vejam com ela era até há um mês atrás:
Outra pergunta: jabuticabeira odeia vento?
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 11:27 am Assunto: |
|
|
Anaestela
Deixe crescer livre por enquanto e na época certa proceda a estilização adequada. A jabuticabeira gosta de humidade de maneira que o vento forte e constante pode ajudar a ressecar a ponta das folhas. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 11:36 am Assunto: |
|
|
Obrigada, Ferreira. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 12:48 pm Assunto: Resposta |
|
|
Anaestela as minhas duas jabuticabeiras também brotaram freneticamente como você disse. E eu também não adubei, deve ser a época e os nossos cuidados que temos com elas. É só não deixar o solo secar que elas sempre ficam bonitas. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 1:01 pm Assunto: |
|
|
Ana Estela, como vc é de São Paulo, o clima é bem parecido com o meu, e nesta espoca, tem muitas chuvas
Esta especie adora umidade, alem da chuva tranportar o nitrogenio responsavel pelo desenvolvimento das raizes, a consequencia é o grande desenvolvimento da copa......... as minhas tbm estao assim _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 2:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu, gente, obrigada.
Só mais uma perguntinha: em algum momento eu terei que cortar? Ou só deixo ela ir crescendo indefinidamente?
Abraço,
Ana |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 2:42 pm Assunto: |
|
|
Ana deixe ela crescer livremente, pois fará com que o tronco se desenvolva mais, so me responda uma coisa, porque ela nao esta na mamadeira ainda? _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 4:08 pm Assunto: |
|
|
Anaestela
O escorredor parece que está ligado na tomada...
Coloque sua jabuticabeira na mamadeira e não corte nada enquanto estiver nela, para que o desenvolvimento do tronco seja mais acelerado. Mas parece que ela está crescento mais apenas em um dos lados, provavelmente o lado que está virado para a luz. Seria importante girar a planta a cada semana, para receber luz em todos os lados. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 5:11 pm Assunto: |
|
|
Ana, eu não acho que faria mal cortar alguns galinho nela agora, a minha vive situação parecida com a sua, na minha humilde opinião, se você não cortar alguns galhos ,eles vão acabar entortando muito por causa do peso (eu não sou muito adepto do uso de aramação).
E além disso, podando você vai estar incentivando o crescimento da planta! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|
Oi, Diego, ela ainda não foi para a mamadeira porque até agora as raízes não tinham saído para baixo.
Quando eu comprei a muda, ela estava com um substrato muito duro, grudado nas raízes e, na hora de limpar para colocar no escorredor, muitas raízes se quebraram.
Acho que isso fez com que levasse mais tempo, pois ela ficou quase um ano no escorredor, e só na semana passada é que algumas raizinhas se aventuraram pelo fundo.
Já comprei a bacia e já fiz os furos. Só falta comprar o humus de minhoca e, logo, logo ela estará na mamadeira, hehe
Ana |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 7:26 pm Assunto: |
|
|
Muito bom mas estude bem a mistura que vc vai usar na mamadeira hem, nao aconselho humos, é melhor terra vegetal e esterco puro de gado, galinha, ou codorna, na proporção de 50% de cada...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|