 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Oduvaldo
Registrado: 26/01/08 Idade: 61 Mensagens: 28 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 1:49 pm Assunto: Outro ficus, outra ajuda |
|
|
Eis outro ficus que preciso de opinioes.
Agradeço desde já aos que poderem utilizar um pouco do seu tempo em ajudar-me. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 5:40 pm Assunto: Humilde ajuda |
|
|
Caro amigo, tem um ficus lindo.
Adorei a segunda foto com o conjunto de raizes aéreas, na minha opinião esta seria a frente de sua planta.
Na minha visão sua planta tem o estilo Neagari (raiz exposta), a parte aérea dela modelaria como Moyogi (ereto informal). Para isto daria um pouco mais de movimento no tronco, um pouco mais de sinuocidade e evitaria os galhos que nascem em ponto iguais. Apos realizar estas mudanças aguardaria uma resposta da planta e deixaria sua copa encher um pouco mais. No ficus e em outras plantas nativas não vejo necessidade de haver uma triangulação, mas sim uma harmonia que dê beleza e naturalidade.
Futuramente mudaria o substrato acrescentando mais material orgânico.
Também sou iniciante e peço que aguarde opiniões de outros foristas mais experientes.
Abraço fraterno |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 10:09 am Assunto: |
|
|
Olá Oduvaldo!
Muito lindo teu Ficus. O Nebari é fora de série, indiscutivelmente perfeito.
Assim como o Edmilson disse, tbm gostei da 2ª foto como frente por causa do mesmo. Mas pra complicar ainda mais sua vida rsrs, eu ficaria com a primeira, onde há aquele furo.
Concordo com o Edmilson em não deixar dois galhos na mesma altura. Eu retiraria o 1º galho da direita, que está muito próximo ao nebari, parece que tira a atenção, e retiraria tbm o 2º galho da esquerda que sai da mesma altura do outro. Em seguida seria isso mesmo, aguardar novas brotações para densificar mais a copa. Tbm fico com a opinião de aramar o tronco e dar-lhe mais sinuosidade, optando pelo Moyogi.
Vamos aguardar sugestões do pessoal "fuçado". Tbm sou mais um iniciante e gostaria muito de acompanhar o tópico e aprender a visualizar junto com todos.
Abraços, e parabéns pela planta! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 7:50 pm Assunto: |
|
|
Oduvaldo, belo exemplar.
Se fosse minha, eu usaria apenas o galho do lado esq. da planta (foto1), que seria minha nova árvore, menor e mais densa. Tvz deixasse só um pouco do galho direito, usando-o como o 1o galho.
Numa 2a opção, tvz usasse o galho esq. e fizesse um duplo, pois o URO (furo do tronco), é muito interessante, daí usaria como frente a foto 1.
abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

Registrado: 04/12/06 Mensagens: 1485 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 8:28 pm Assunto: |
|
|
Oduvaldo
Eu achei a sugestão do Fabiano interessante, pois apesar deste Ficus estar bonito, falta o galho de fundo e o tronco sobe reto depois dos primeiros galhos, sem nenhuma brotação. Seguindo a idéia dele você pode resolver ambos os problemas e ainda terá maior conicidade do tronco. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 7:13 am Assunto: |
|
|
Oi Oduvaldo,
Penso bem parecido com todos os amigos acima...
Esta variedade de ficus tem ótima recuperação de podas drásticas e desfolhas, então eu faria algo assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 7:47 am Assunto: |
|
|
Como sempre, "perfeito" Alexandre!
Excelente idéia e projeção.
Será que dá muito trabalho baixar esses dois galhos grossos?
Abraços! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 8:01 am Assunto: |
|
|
Gui,
obrigado pelo elogio...
Este ficus gren island tem tronco bem maleável e podemos usar ráfia com um arame de bitola maior para "forçar" na modelagem  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Oduvaldo
Registrado: 26/01/08 Idade: 61 Mensagens: 28 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 9:06 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Obrigado a todos pelos elogios e sugestoes, vou aceitar as sugestoes do Alexandre, pois achei perfeito, espero que eu consiga fazer correto, tenho apenas umas duvidas.
Posso fazer essa poda radical agora?
Quando poderei transplantá-la?
Mais uma vez, obrigado a todos ! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|