Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Oduvaldo
Registrado: 26/01/08 Idade: 61 Mensagens: 28 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 10:30 pm Assunto: Ficus III |
|
|
Fiquei tão satisfeito com as opinioes e sugestões nas minhas plantas anteriores que ja estou eu aqui novamente com mais um do meus ficus
este está bem maior que os outros.
Vejam as fotos, se nao estiverem boas avisem-me que faço outras.
Serão muito bem aceitas as suas opiniões. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 11:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Oduvaldo
tenho visto os outros ficus, mas nem respondi nada porque não sou muito bom pra dar dicas e o pessoal lá ja disse tudo
nesse ficus acho que uma poda um pouco drástica pra arredondar a copa e depois um refinamento ficará ótima
e tenho uma pergunta: essas belas raízes formaram-se naturalmente ou foi tu que conduziu?? _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 11:38 pm Assunto: |
|
|
Oduvaldo vc tem um excelente material. a base é ótima, é como o Marcos Paulo disse, formar a copa.
com essa base eu trabalharia pra formar uma copa bem frondosa.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:12 am Assunto: |
|
|
Cara! Estou impressionado com sua coleção de Ficus! Um mais bonito que o outro! Fico sem palavras!
Não opinei nos outros pq depois da projeçao do alexandre acho que não temos mais duvidas...
Para este eu sugiro vc seguir o estilo Hokidachi. Se você fizer podas frequentes nas pontas dos ramos, ira estimular a ramificaçao lateral e deixar uma copa bem densa e vistosa!
Agora eu repito a pergunta do Marcos, essas raízes maravilhoas, foi uma técnica que você aplicou ou foi natural? _________________ Abraço! |
|
|
 |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:50 am Assunto: |
|
|
Oduvaldo, vc mesmo desenvolveu esta planta? Fiquei curioso para saber seu epítopo e também se desenvolveu, como fez para criar tantas raízes adventíceas? Outra coisa é se são mesmo várias mudas que se fundidaram com o tempo ou se tudo isso aí é uma planta só?
Bom eu aproveitaria o potencial das raízes e faria um estilo neagari com a copa mais próxima possível das raízes, é um excelente material, meus parabéns! |
|
|
 |
Oduvaldo
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 9:02 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Fico lisongeado com tantos elogios em torno de meu ficus que eu nem mesmo sabia se era mesmo belo.
Respondendo a todos:
Eu mesmo desenvolvi, coletei ainda muito pequena no centro da cidade há uns 7 anos. (Eu e minha esposa sempre faziamos isso nos feriados e fins de semana). É apenas uma planta.
Esta especie de ficus desenvolve estas raizes aereas quando está constantemente molhada. Nesta epoca de dezembro a março aqui em Fortaleza-CE, contradizendo o que todo o resto do Brasil acha, chove bastante no periodo da noite e manhã o que faz com que as raizes se desenvolvam, elas crescem de todos os galhos(veja que tem alfgumas fininhas descendo), dai foi só podar as mais altas e deixar estas proximas do caule. Nas outras especies de ficus que tenho tambem acontece o mesmo. A técnica é manter galhos e caule sempre umidos até que elas cheguem ao solo. Agora mesmo quando escrevo, cai uma chuva muito densa que a está deixando molhada. |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 10:48 am Assunto: |
|
|
Muito interessante esse negócio da chuva. Você nunca teve problema com fungos diante de tanta umidade? _________________ Abraço! |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:02 pm Assunto: |
|
|
Muito bom esse vídeo Pedro.
Me diz uma coisa, quando ele faz o corte o que ele "encaixa" no corte e depois enxe o rolinho é pedra + areia? _________________ Abraço! |
|
|
 |
Oduvaldo
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 2:50 pm Assunto: |
|
|
Muba,
Como ja falei, sou principiante, essas raizes aconteceram desta forma, não houve incidencia de fungos. Mas ja vi acontecer da forma do video mostrado, minha costureira queria um ficus para enviar para o interior, ensinei como fazer a alporquia, ela achou que mataria o galho e apenas colocou um balde com terra no galho da planta, as raizes se desenvolveram da mesma forma que nesse ficus apresentado por mim, em todos os sentidos e não só como acontece quando fazemos o anel, pedi que ela fosse retirando a terra de cima até aparecer as raizes. E... |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 5:31 pm Assunto: |
|
|
boa essa da chuva, minhas ficus tomam chuva direto e mas depois volta o sol e elas secam só agora uma maior aqui está mais livre pra dar raízes ja faz um bom tempo que não aparece o sol por aqui, só chuva, aí ela formou algumas
ficou bem bonito mesmo _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 9:45 pm Assunto: |
|
|
Primeiro gostaria de parabenizar sua planta! Um exemplar muito bonito!
Sei que cada planta é uma planta!
Mas gostaria de compartilhar algumas fotos de Ficus retiradas da net!
Talvez ajudem a formar alguma idéia, se não ajudarem com certeza são bonitas plantas!
abraços
Espero ter ajudado! |
|
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Oduvaldo
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Amigo Frangors,
Quantas maravilhas espaladas por ai, não é?
Claro que ajudou, e muito, com certeza me inspirarei. Obrigado pela sua dedicação.
Vejo agora que perdi muito tempo deixando-as de lado.
Terei mais cuidado para que não se perca nenhuma.
Abraços! |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 2:13 am Assunto: |
|
|
Vc tem ótimo modelos agora.
quanto as raizes aéreas, vi em tópico antigo, uma pessoa que postava uma tecnica pra ajudar no aparecimento delas. parece que ele colocava uma saco plastico envolvendo o vaso. com a umidade,as raizes nasciam.
para não ficar uma informação incompleta, vou tentar achar o tópico e se alguem souber algo sobre isso, poste aqui. _________________ P.C. |
|
|
 |
|