Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jorgeleao1
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:14 am Assunto: Que especie é essa? |
|
|
Olá amigos...
Adiquiri esta arvore achei que pelo o aspecto de suas folhas ela daria um belo bonsai... A atendente da loja onde comprei a planta (que parecia não saber do que dizia) disse que o nome dessa especie era simplesmente "pinheirinho" e ponto final. Gostaria de saber, se possivel pelas fotos, se essa informação procede, se a arvore realmente se presta para um bonsai e qual seria o estilo mais apropriado a ser adotado....
Nesta segunda foto eu tracionei um dos galhos ate uma posição que achei interessante para o mesmo, e que atraves de aramação seria educado...
Desde já agradeço os comentarios |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:24 am Assunto: |
|
|
Olá Jorge, eu pelas fotos parece uma Eugênia, parente da pitanga e NADA A VER com pinheiro,
se eu fosse voce voltava na loja e xingava a mulher
ela dá bonsai sim fica bem bonito, vamos esperar o pessoal que conhece a espécie pra te dar algumas dicas ok? _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:41 am Assunto: |
|
|
Cara eu acho q é uma Criptomeria japonica "elegans", ela geralmente fica com um tom avermelhado depois de adulta na época do outono. É uma planta muito bonita.
Só que a sua ainda é novinha, eu tenho uma aqui em casa, cresce muito rápido.
Abraço Jorge! |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:57 am Assunto: |
|
|
Pessoal mto obrigado pelas opinioes...
Alguem tem algum pitaco sobre o estilo para a planta? |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 7:15 am Assunto: |
|
|
Pelo tronco não é eugênia não, e pelas folhas também não é criptoméria. Explico : o tronco da eugênia é bem parecido com o tronco das mirtaceas, ou seja, manchado, com descamação e bem mais claro que este. Já a folhagem da criptoméria é bem mais densa que esta. Precisamente não sei informar a espécie desta planta, mas é um cipreste ou alguma especie de cedro, difícil precisar existem um sem número de espécies. Quanto a estilo, fica difícil opinar, sua planta ainda é muito jovem, é preciso desenvolvê-la mais um pouco para que tenha mais opções de galho. O que pode ser feito neste momento é tentar dar algum movimento ao tronco aproveitando que ainda esta fino.
boa sorte |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 5:59 pm Assunto: |
|
|
Jorge
Pode ser o alecrim Rosmarinus officinalis, que poderá ser um belo bonsai. Esmague uma folha entre os dedos e sinta se tem cheiro de molho "pesto"! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 6:18 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos!
O Mauro acertou na mosca!
Criptoméria japonica elegans. Sem qualquer dúvida!
Tenho dezenas delas em meu sítio, algumas com mais de 25 metros de altura e tronco que uma pessoa não consegue abraçar. Ela de fato tem a folhagem um pouco mais "rala" do que outras criptomérias e depende também do local onde se encontrava e as folhinhas (que não são folhinhas mas sim acículas) ficam mais espaçadas.
Ele detesta climas quentes, secando por dentro e acabando por morrer.
Para bonsai o mais complicado é a compactação uma vez que onde não tem mais acículas ela não brota mais. Desta forma não adianta querer colocar para crescer, encorpar o tronco, se não deixar folhagem perto do tronco e baixa. Vais ter uma planta pescoçuda.
A opção é usar os galhos finos a técnica do guro-guro (aramando os galhinhos e enrolando-os em semi-espiral a fim de trazer a folhagem da ponta para perto do tronco.
Eu faria uma poda drástica logo acima dos galhos finos, utilizando apenas estes para o futuro bonsai. Mas esta é uma humilde opinião.
Espero ter ajudado
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 6:23 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
possuo duas eugênias no jardim e estive observando que as agulhas são idênticas.Porém ,poderá tratar-se de uma planta da mesma família.
Vamos aguardar outras opiniões.
Ivanil |
|
|
 |
|