|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 8:19 am Assunto: Que água usar??? da chuva?...da torneira??...do filtro???... |
|
|
Bom dia amigos do fórum!
Venho propor mais um tema que julgo pertinente!
a questão da ÁGUA!
Não sua quantidade, ou horário... mas sua QUALIDADE!
Assim como em quase qualquer tema em Bonsai, este também não tem respostas unânimes, então proponho que cada um dê sua opinião:
Os dois principai elementos contidos na água encanada são o CLORO, e o CAL (segundo pesquisa realizada)
coloco aqui embaixo um texto que retirei ddo fórum mesmo sobre CLORO:
"Relativamente a presença de Cloro geralmente nos sistemas de tratamento de água urbanos a substância é bastante utilizada e vem em grande quantidade dissolvida na água. O "descanso" em recipiente, tipo balde com boa condição de superfície de contato com o ar atmosférico é importante, pois em 24 horas, na forma de gas o cloro evapora.
O cloro é um dos desinfetantes mais fortes existentes, sendo ao mesmo tempo um anti-microbiano muito eficaz na limpeza em geral é também um grande poluidor, pois na natureza não distingue o que é e o que não é um organismo patogênico, aliás, na natureza, nenhum organismo é patogênico fazem todos partes de um mesmo ecossistema. Acredito que o uso da água carregada de cloro em bonsai, acaba, com o tempo a prejudicar microambiente ecológico da planta que está em equilíbrio.
É tão poderoso mesmo em pequenas quantidades (variaveis de acordo com a distância entre a torneira do usuário e a estação de tratamento) que chega a provocar corrosão de registros, hydras, válvulas, etc. do sistema hidráulico metálico das construções civís. "
Eu pesoalmente, na minha recente convivência com este mundo não notei efeitos referentes ao cloro, mas talvez porque minha convivência seja recente mesmo!
E além do mais, sabemos que deixando a água em repouso por 24h o cloro evapora da água.
Já quanto ao CAL, em pouco tempo notei sua ação. Vou me explicar melhor, venho tentando colher água da chuva, porque sei que esta é a mais apropriada, mas, na minha região não vem chovendo muito, então vinha regando algumas plantas "menos importantes" com água normal encanada, e as "mais importantes" com água da chuva, e o resultado foi:
Com as plantas regadas com água da chuva nenhuma alteração foi notada.
Já com as plantas que reguei com água encanada (repousada por 24h para evaporação do cloro) o CAL ficou visivel na borda do vaso (de creâmica), mais precisamente na base em forma de crosta, além de que, por eu borrifar as folhas com esta mesma água, as folhas ficaram com uma leve camada, como se fosse um pó branco.
Detalhe: Na minha casa possuo um filtro de água de cerâmica, e ontem notei que antes do separador(filtro) formou-se uma crosta branca de cloro, e já na parte de baixo, após a água ser filtrada não existe crosta nenhuma.
Acho... pela minha observação que este filtro filtra o cal da água, o que seria interessante caso fique comprovado que o cal faz mal aos bonsais.
Não sei ainda, se esses elementos fazem ou não mal às plantas por isso gostaria de pedir a ajuda dos amigos para que dêem sua opinião sobre essse assunto! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 10:31 am Assunto: |
|
|
Ah...
um detalhe que eu esqueci de mencionar, o CAL altera o PH do solo, o que (pelo menos em teoria) pode prejudicar o desenvolvimento da planta!!
eai.. o que acham? _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 11:03 am Assunto: |
|
|
Olá Vinícius,
Também sempre tive dúvidas sobre que água usar...
Bem como você eu utilizo água da chuva, pois, ja me disseram que é a mais recomendada, porém, um dos foristas (Ferreira), me lembrou de uma coisa, a chuva ácida, ela também é prejudicial e altera o pH do solo. Mas se chuva ácida não for um fenômeno recorrente na sua terra, achu que o melhor é continuar com a água da chuva.
Certa vez conversando com um dono de uma floricultura ele me alertou para nunca misturar água encanada com água mineral, pois o cloro de uma junta com o sódio da outra e formam sal, desidratando a planta. Me pareceu uma situação plausível, gostaria que alguem mais experiente comentasse algo.
No condomínio de um parente tem um morador que rega suas flores e bonsais com água de côco!! Até onde eu sei ela é muito nutritiva, mas essa técnica deve ser bem cara! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 12:48 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olha Vinícius eu utilizo água da chuva também, pois sei que é melhor. Agora o que o Muba disse é verdade. A chuva ácida com certeza prejudica as plantas e pode até matar. Na falta de chuva, deixo a água de repouso por 24 horas e utilizo ela.  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 6:31 pm Assunto: |
|
|
Olha Muba, nunca havia pensado por esse lado... mas faz muito sentido mesmo!
e Marcos... de fato a chuva ácida pode ser um problema... e alias... acho que será cada vez maior, devido ao que vem acontecendo com nosso planeta, talvez chegue um dia em que só possamos regar com água mineral e.... bom... vou parar de viajar... mas acho qu epor enquanto a água da chuva daqui ainda é boa!!
o negócio é estocar!!  _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 6:44 pm Assunto: |
|
|
Muba escreveu: | ....
No condomínio de um parente tem um morador que rega suas flores e bonsais com água de côco!! Até onde eu sei ela é muito nutritiva, mas essa técnica deve ser bem cara! |
Muba
Regar com água de coco não é apenas caro, mas também muito perigoso.
Aqui no Nordeste, com coco a cada esquina, nem seria assim tão caro. No entanto, apesar de chamada de "água-de-coco", é na verdade uma solução nutritiva para suprir todas as necessidades do embrião do coco, contendo grandes quantidades de açúcares e hormônios. Devido à concentração de hormônios, a rega pode produzir um estresse intenso e matar as plantas. Com uma simples borrifada de água de coco eu desfolhei inadvertidamente um Ficus, que ficou entre a vida e a morte. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 7:02 pm Assunto: |
|
|
oi pessoal
chuva ácida pelo que li uma vez, o Brasil ainda está livre dessa
as minhas ficam na chuva direto, quando não chove rego com agua da torneira, sei que tem o problema do cloro e cal, mas a própria chuva depois vai lavando, além de tudo se não tiver um sistema apropriado pra armazenar agua da chuva, não da pra ter agua em toda a época de sêca, que aqui em SP por exemplo acontece muito no inverno podendo durar um mês ou mais _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 8:18 pm Assunto: |
|
|
Nossa não sabia do perigo que era o água de côco!
Será que é por que ela é muito concentrada ai a água da planta sai por osmose, Ferreira? _________________ Abraço! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 9:03 pm Assunto: |
|
|
Muba
Isso também. Mas o perigo maior são os hormônios presentes em grande concentração. Vale lembrar que são os mesmos hormônios utilizados como desfolhantes ou como herbicidas nas lavouras! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 7:03 am Assunto: |
|
|
Estive pensando e analisando o quanto deve ser de má qualidade a água coletada para abastecer a sua cidade!!! Faz dez anos que rego meus bonsai com água encanada e nunca vi qualquer sinal de cal....
Mas se a chuva é ácida a água encanada com cal ajudaria minimizar o problema....hehehe _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 10:18 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Sempre acho válidas discussões técnicas como esta! Aumentam nosso conhecimento e, em determinadas situações podemos colocar em prática...
Entretanto, uma de minhas preocupações, não apenas pessoalmente, mas também com os iniciantes no bonsai, é tentar focar nossas atenções nos cuidados básicos e simples, muitas vezes relegados a 2o. plano...
Quanto à água, eu sempre usei água direto da rede de abastecimento, sem nenhum problema digno de preocucação...
Noto, eventualmete, a formação de pequenas manchas brancas em vasos escuros, mas isso se forma apenas ao longo dos anos... jamais em dias ou meses... Ainda assim, não percebo que isso prejudique a planta, ao menos visualmente...
Diria que aqui em Sampa, pela alta poluição, a água receba tratamento mais "intensivo" que em em outros locais....
As chuvas curtas daqui também carregam uma certa acidez e outros poluentes na atmosfera... mas ainda assim.... muito longe de ser "causa mortis" de bonsai....
Eu recomendaria como pontos de atenção, os seguintes... e na ordem:
1- regas corretas (a falta d'água mata rapidamente um bonsai e talvez seja o 1o. maior motivo das mortes)
2- boa insolação (penso que a falta de sol possa ser a 2a. maior causa de morte de bonsai)
3- substrato com boa drenagem
4- adubação suave e frequente
A composição do substrato ou tipos e formulações de adubos podem ser quase infinitos, mas ainda assim.. recomendo usar os de mais facil acesso e menor custo, desde que usados com os cuidados recomendados...
Com isso, penso que podemos simplificar o cultivo de bonsai, assim como, tornar a arte mais acessível a todos os interessados...
Um abraço a todos,
Charles |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 12:12 pm Assunto: |
|
|
É isso ai Charles.... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 4:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Junior!
Veja bem... as notícias que eu tenho da água aqui, são que está esntre as melhores para CONSUMO...mas com certeza, isso não necessariamente quer dizer que seja para plantas em geral...
Charles!
Concordo plenamente com você, temos que nos manter cuidadosos em vários sentidos e na minha opinião, essa GRANDE variedade de possíveis combinaçoes, e técnicas as vezes são até prejudiciais, porque se não forem bem interpretadas podem causar muita confusão, e mortes!! hehehehehe...
Acho que até agora, o que podemos infererir pelo que foi comentado é que a qualidade da água não tem "tanta" importância assim, já que temos vários exemplos de pessoas que regam com água encanada normalmente e não relatarm problemas até agora... Talvez essa minha preocupação( e qua talvez seja de muitos também) seja um pouco prematura, sendo que talvez isso faça diferença com bonsais mais antigos e frágeis que necessitam de maiores cuidados!
Mas...como li em alguns artigos sobre os possíveis danos que podem ser causados por uma água de má qualidade resolvi propor essa questão aos amigos!
Vamos ver se temos mais alguns relatos! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|