Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guto Antunes

Registrado: 09/01/08 Mensagens: 9 Localização: Curitiba (80.820-410) - Florianópolis (88.117-336)
|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 4:42 pm Assunto: Primeiro Bonsai - Diário de um Ulmus |
|
|
Olá pessoal....
Após algumas leituras em revistas especializadas, achei que estava pronto para iniciar a minha vida nesse incrível hobby.
Pois bem, fui a uma loja especializada e me indicaram um Ulmus Chines, pois seria uma árvore bem resistente, suporta bem o sol e vento (já que moro em regiao litoranea, com ventos NE ou S muito intensos).
Tenho deixado a árvore na sacada do apartamento. Recebe sol das 14:00 até as 18:00. As regas tenho feito preferivelmente pela manhã, ou após o sol baixar (sempre utilizando um palito para certificar a humidade do solo).
Estou com a árvore há apenas 1 semana, e começaram a surgir algumas folhas amareladas e cortadas.
Gostaria de saber o que é e qual o procedimento adequado para eliminar a praga.
Gratos
[/url]
Editado pela última vez por Guto Antunes em Seg Jan 28, 2008 1:32 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 7:36 am Assunto: |
|
|
Essas folhas amarelando fazem parte do ciclo natural dessa planta. Ela elimina as folahs velhas renovando sempre suas copas.
Basta eliminar as folhas amarela com uma pinça. |
|
|
 |
Guto Antunes

Registrado: 09/01/08 Mensagens: 9 Localização: Curitiba (80.820-410) - Florianópolis (88.117-336)
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 8:17 pm Assunto: |
|
|
Maravilha Valdir, muito obrigado pela explicação. Estava preocupado que poderia ser algum tipo de praga ou doença.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 4:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
E mais: na toada em que sua planta está, aproveita e faz uma desfolha completa. Isso irá estimular nova brotação, com emissão de novos galhos e folhas menores, permitindo que voce possa fazer um bom trabalho com sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 5:27 pm Assunto: |
|
|
E mais...
Guto, quem sabe você poderia postar uma foto completa, para que possamos apreciar seu olmo por inteiro? _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:14 am Assunto: |
|
|
nickyfury escreveu: | E mais: na toada em que sua planta está, aproveita e faz uma desfolha completa. Isso irá estimular nova brotação, com emissão de novos galhos e folhas menores, permitindo que voce possa fazer um bom trabalho com sua planta.  |
Olá Nick, já tinha pensado em fazer uma desfolha completa, mas como é meu primeiro bonsai, fiquei receoso. Tenho algumas dúvidas quanto a desfolha.
1- Retiro todas as folhas com pinça?
2- Deixo 2 ou 3 por galho?
3- A planta pode falecer por aplicar esse processo?
4- Há necessidade de adubar antes/durante/depois do processo?
Iniciante é chato né....
Abraços
Ferreira escreveu: | E mais...
Guto, quem sabe você poderia postar uma foto completa, para que possamos apreciar seu olmo por inteiro? |
Ferreira,
Estou providenciando uma foto para colocar aqui para vocês me ajudarem com ela. Retorno hoje para casa. Chegando lá posto a foto.
Abraços |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:41 am Assunto: |
|
|
Guto, na minha humilde inexeperiência, dado oq eu tenho lido e pelo que eu vi nos trabalhos nos encontros e conversando com o pessoal, para desfolhar o ulmus, basta pinçar o galho com os dedos e arrancar as folhas todas de uma vez, puxando os com os dedos até o final do galho, rápido e simples, diferente das desfolhas em ficus, acer e outras plantas, que exigem pinçagem uma a uma ou corte com tesoura mantendo o peciolo e no caso do ficus, metade da folha (dica do pedro stumm)
Se eu estiver errado quanto ao ulmus, POR FAVOR, alguem me corrija... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 10:25 am Assunto: |
|
|
Olá pessoALL,
Estive uma semaninha fora do circuito. Conforme solicitado, segue a foto do Ulmus
Fiz a desfolha na segunda feira passada.
Quando resgatar minha maquina posto uma foto com as novas folhas surgindo.
Abraços |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 1:30 pm Assunto: |
|
|
Aqui é após 1 semana da desfolha....
Já da para perceber a grande quantidade de novas folhas surgindo.
Abraços |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 28, 2008 10:32 pm Assunto: |
|
|
olá Guto, tá lbonito esse ulmus, as folhas parecem estar brotando com alto vigor, além de tudo sobre pedra, um estilo que acho bem interesante
o pessoal que me corrija se eu estiver essado, mas acho que o vaso está grande pra planta não?
no mais sucesso com a planta _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Ter Jan 29, 2008 7:21 pm Assunto: aoa |
|
|
Atualizando....
É impressionante a velocidade de recuperação da planta.
Abraços |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 4:45 pm Assunto: |
|
|
Atualizando....
Realmente é impressionante a velocidade de crescimento dos novos brotos.
Parece que tomou fermento. rsrsrs
Abraços |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 5:34 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olá Guto você sabe a idade desse bonsai de Ulmus belíssimo? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Guto Antunes

|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 5:40 pm Assunto: |
|
|
De acordo com o vendedor, tem 7 anos.
Abraços |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 6:54 am Assunto: |
|
|
Belo ulmus Guto, parabéns...
Pelo jeito ele vai te dar muitas alegrias.... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|