FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Musgo nao pegou
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daelin

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 5:15 pm    Assunto: Musgo nao pegou Responder com citação

Quando comprei minha mudinha o rapaz que vendeu colocou o musgo com o maior cuidado, em toda a extensao do vaso e colocou um pouco de terra em cima.

Disse que em vinte dias, mais ou menos, a terra iria descer e o musgo ia "pegar".

O tempo passou, e o musgo nao pegou. Acho que é falta de sol, nao sei.

Estou querendo radicalizar e retirar todo a placa de musgo e tentar reaviva-la colocando em um local com sol e umidade.

Acham que isso é possivel?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Daelin

Olha, acredito que o erro foi cobrir o musgo com terra.

Uma forma fácil de plantá-lo:

- retire o musgo em placas;

- elimine o excesso de terra que, por acaso, existe sob as placas;

- umedeça as placas;

- coloque-as sobre o substrato;

- com um hashi, garfo ou algo sememlhante, pressione-as aos poucos, quebrando-as em pedaços menores, de forma que fiquem fixadas ao substrato;

- e, por fim, borrife com água.

Lembre-se que o musgo não deve ser colocado em toda extensão do vaso, pois isto dificultará a entrada da água no solo do bonsai.

Um abraço,

Sergivaldo
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 7:11 pm    Assunto: Re: Musgo nao pegou Responder com citação

Olá Daelin,

Além deste proceso mostrado por nosso amigo Sergivaldo tambem tem uma outra forma que utilizo so que é um pouco mais demorada, vi ela em uma materia na universo do bonsai (nao me recordo do numero da edição), citada pelo Eduardo Mizuno. A forma é a seguinte, pega-se as placas de musgo, limpe-as e coloque em um liquidificador com um pouco de agua e triture até se obter uma certa "uniformidade", entao pega-se essa água e despeja-se no solo do vaso onde se quer o musgo, depois de algum tempo ele começa a nascer ai é so controlar para ele nao atingir a totalidade do vaso (se isso chegar a ocorrer). T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Amiguinha !!!!!!!!!!!!!! Laughing

Siga as duas opções que nossos amigos deram.... eles sabem das coisas e você não se arrependerá.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daelin

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ih Angela, como mulher vc vai me entender. A primeira sugestao da pra seguir, mas a segunda...
Se eu colocar musgo no liquidificador aqui de casa, vou ter que procurar outro lugar pra morar Very Happy

Obrigada gente!
Vou tentar recuperar esse musgo e vou seguir o conselho de nao coloca-lo em toda a extensao do vaso.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 12:34 am    Assunto: Responder com citação

Daelin querida !!!!!!!!!!!
O liquidificador não saberá que é musgo e a família muito menos..... todos acharão que você agora é do Partido Verde... muito verde... muito suco de matinhos (hehehehe).
Fica fria e faz o que estão sugerindo...... vá firme.
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 6:29 am    Assunto: Responder com citação

olá, Migos(as)

Faça como o Sergivaldo diz que dá certo.

Já fiz e deu, depois de um tempo (alguns meses) o musgo começa a sair das placas e sobe em tudo que tem por perto (cuidado para não deixar a mão muito tempo perto dele, senãooo...rsss)

O illex tbm passou uma forma que dá certo

outra forma (vá tentando todas) é raspar o musgo seco que nasce nos troncos das árvores e espalhá-lo no substrato do seu bonsai.

O cara que ensinou isto disse que depois de um tempo vc vai querer matá-lo, pois o negócio esparrama por tudo, rsss.

Importante mantenha sempre a umidade no substrato, mas sem encharcar, para não arriscar a saúde da planta.

Ângela e Daelin, cuidado para o pessoal da casa não tomar pensando que é vitamina de abacate....

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
daelin

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 8:27 am    Assunto: Responder com citação

O problema nao e a familia descobrir o uso indevido do liquidificador. Na verdade eu é que nao gosto muito da ideia Very Happy

Mas vou testar os outros metodos. Vai ser divertido mexer um pouco na terra sabendo que o bonsai mesmo nao vai sofrer nada.
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 10:19 am    Assunto: Olá gente de Gaia!!!^^ Responder com citação

Oi gente de Gaia!!!^^ Hehehehe.

Pois Illex, eu também já li esta matéria aí e acho que realmente dá certo. É uma boa opção!
Daelin, se você não quiser usar a sugestão do Illex de bater o musgo no liquidificador, creio que a idéia do Sergivaldo torna-se a mais adequada pra você. Não se esqueça que o musgo não se "amarra" muito em sol. Se sua planta fica mais do que as três horas recomendadas pra se tomar sol - bem, isso varia de planta pra planta e se você está usando uma técnica de desfolha que precise tomar sol durante todo dia - fica meio difícil do musgo se desenvolver. Mesmo que tenha umidade, essa plantinha não tem a estrutura necessária pra aguertar os raios solares por tanto tempo.
Sugestão: Tente manter o vaso mais a meia sombra e faça o que o Sergivaldo te disse. É isso aí, espero ter te ajudado.

Até mais,
Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
daelin

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Comentei com minha mae o lance do liquidificador e ela ficou entusiasmada com a ideia, jurando que nao vai dar certo, mas querendo pagar pra ver Smile

Acho que vou testar no sabado.
luistanaka

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 1:15 am    Assunto: Responder com citação

E aí pessoal! Estou iniciando no site hoje! Já ouvi falar também que tem que se bater o musgo no liquidificador com um pouco de cerveja sem álcool para ajudar na propagação do musgo. Depois você pode pincelar ou pulverizar a superfície do substrato onde você quer musgo. Qualquer hora vou tentar. Um abraço!
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 9:45 am    Assunto: Responder com citação

eu não uso essas receitas... ou coloco plaquinhas de musgo onde quero ou espalho sobre o substrato. mas muitas vezes ele aparece sem que eu o coloque

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5134_5.jpg?2ti5
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2005 12:41 pm    Assunto: FIXAÇÃO DE MUSGO. Responder com citação

Olá para todos.

Na pagina incial do atelier no icone a esquerda '' O BONSAI'' coloquei uma máteria sobre fixação de musgo em solo e pedras.Visitem, talvez ajude um pouco para tirar as dúvidas.

Um Abraço!
'' o bonsai é como uma vida precisa de cuidados diários.''
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: