Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 8:28 am Assunto: Ajuda com Pitanga |
|
|
Olá Amigos,
Adquiri ontem essa muda de Pitanga em um viveiro, comprei pois achei que estava barata e abandonada.
Gostaria que os amigos me ajudassem a conduzi-la, pois estou meio perdido e não sei por onde começar com essa planta.
Fico no aguardo da opnião dos amigos.
Abraços... |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Cara eu tenho uma pitanga muito semelhante a sua, a copa cheia de ramos que se cruzam, foramando nós e com um aspecto pouco estilizado.
O que eu fiz -não sei se alguém mais experiente considera correto, mas deu muito certo- foi colocá-la no escoredor, e aproveitar que foi feita essa transplantação para cortar os galhos que se cruzam e deixam a copa disforme, e assim fortalecer a planta! _________________ Abraço! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 5:22 pm Assunto: |
|
|
Jefferson,
a tua pitangueira parece ter uma boa estrutura de galhos mas seria bom sabermos alguns detalhes como altura da planta e altura do primeiro galho; assim fica mais fácil dar palpites...
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 12:11 am Assunto: |
|
|
Jefferson,
Nessas situações a primeira recomendação é sempre deixar a planta descansar e se adaptar ao novo regime de rega, insolação, temperatura, etc.
Intervenções mais sérias, somente após notarmos que ela tenha readquirido alguma "vida". _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 10:16 am Assunto: |
|
|
Edson,
Segue alguns dados da planta.
Altura: 45 cm
Altura 1º galho: 25 cm
Diametro do tronco: 4 cm
Aguardo sugestões...
Abraços...
Jefferson. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 12:38 am Assunto: |
|
|
Jefferson,
como o primeiro galho já está bem no alto (25cm) acho que você deve tentar um HOKIDASHI. Deixe ela se recuperar do transplante e comece com uma boa adubação. Talvez fosse o caso de colocá-la num escorredor/mamadeira no próximo envase.
Enquanto ela engorda você já pode ir direcionando para o estilo vassoura. Dá uma olhada neste exemplar:
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:41 am Assunto: |
|
|
Edson,
Essa foto foi tirada no dia em que comprei a planta, ela já estava nesse vaso, ainda não fiz nenhum transplante.
Vou seguir a sua sugestão e tentar orienta-la para um Hokidashi, e coloca-la num escorredor também.
Obrigado pela ajuda.
Abraços...
Jefferson. |
|
|
 |
|