Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 11:28 am Assunto: Alporquia |
|
|
Gostaria de saber se o xaxim pode ser substituido por outra coisa para fazer uma alporquia, por exemplo fibra de côco
Obrigado! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 5:10 pm Assunto: |
|
|
Muba
Pode substituir o xaxim. Pode usar esfagno (musgo seco), areia lavada, fibra de coco, etc. Mas a fibra de coco deve ter sido processada antes, para remover o tanino. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 5:25 pm Assunto: |
|
|
Tanino é um polifenol? Ou to flando besteira? Me lembro de ter ouvido ja esse nome _________________ Abraço! |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 6:32 pm Assunto: |
|
|
Vixi fiquei ana dúvida aqui.
Ferreira o que é esse Tanino? _________________
 |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 6:36 pm Assunto: |
|
|
Se não me engano é um polifenol que algumas plantas tem. Ele eh adstringente ta ligado, ai ele protege a planta contra ataque de herbívoros pq eles não acham a planta com sabor agradável
Creio que seja isso, lembro te ter visto algo parecido _________________ Abraço! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 7:48 pm Assunto: |
|
|
Alberto
O tanino (ácido tânico) é mesmo muito adstringente e, além do que Muba escreveu, também serve de proteção contra microrganismos, por isso é utilizado para curtir couros.
Muba
Quanto ao tanino ser um polifenol, foi novidade para mim. Obrigado pela informação. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 7:54 pm Assunto: |
|
|
=) _________________ Abraço! |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 11:37 pm Assunto: Piracantha |
|
|
Olá a todos,
Peço a licença para aproveitar o tópico.
Vou fazer minha primeira alporquia em uma Piracanha e gostaria de saber se é melhor fazer o anel total (sem deixar nenhuma casca) ou parcial (deixando uma parte para que a seiva atinja a parte superior).
Muito grato.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 12:37 am Assunto: |
|
|
Muba,
Pesquisando aqui no forum, cheguei à conclusão de que é secundária a importância do substrato nas alporquias. O primordial é a manutenção da umidade.
No meu caso, seguindo orientação do Geraldo Inocêncio, preparei uma bucha vegetal, forrei com esfagno umedecido e como substrato coloquei proporções iguais de areia/humus. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 5:33 pm Assunto: |
|
|
É verdade li essa materia do Geraldo, muito prático esse "copinho" que da para fazer com a bucha!
Então o importante mesmo é a umidade?? Vou lembrar disso brigadao!!
Carlos eu não sei se existem diferenças relevantes fazendo o anel inteiro ou parcial, mas tenho certeza que em ambos os casos o galho não corre os risco de morrer quanto a falta de seiva, pois a glicose da seiva é sintetizada pelas próprias folhas do ramo, e desce nutrindo todo o ramo.
A seiva que sobe para a planta é a bruta e ela sobe pelo lenho que é justamente a parte que vc não corta e nao impede o fluxo quando faz o anel.
Espero tê-lo ajudado, espero que alguem mais experiente complemente algo ou corrija algo que falei errado!
Valew! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 5:50 pm Assunto: |
|
|
Um complemento que ja ia me esquecendo, se nao me engano as plantas de folhas caducas na epoca que perdem suas folhas, se alimentam da glicose que ta na raiz, nesse caso o que vc falou Carlos é bem valido, pois a glicose subiria para os ramos, mas se essa planta que vc vai fazer o alporque, a Piracanha, nao for de folha caduca ou se for tiver folheada creio que vc pode ficar tranquilo meu velho! _________________ Abraço! |
|
|
 |
|