FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira - Sugestões
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Domingues

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 10:19 am    Assunto: Jabuticabeira - Sugestões Responder com citação

Olá pessoal, adquiri ontem esta jabuticabeira e gostaria de suas opiniões quanto ao potencial e também sugestões de trabalho.
Obrigado,
André.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
André Domingues

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 10:22 am    Assunto: Jabuticabeira - sugestões Responder com citação

Me desculpem, a mensagem foi sem as fotos, agora sim:

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

André,

você tem um material muito bom, mas ao mesmo tempo complicado. Esse tridente que se forma é um ponto de grande dificuldade para trabalhar. Sendo uma jabuticabeira e estando no verão, acho que poderia fazer o desanche desse torrão, retirando da lata e expondo um as raízes para ter idéia do tamanho do tronco até as raízes. Isto pode ajudar bastante.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

André

Acho fundamental a sugestão do Darkaso, inclusive para escolher a frente ideal, de acordo com o lado que mostra o melhor nebari.

Olhando somente pela estrutura aérea, eu escolheria como tronco principal o mais fino (à esquerda na foto 1) e removeria (poda ou alporquia) os outros dois, cortando bem rentes. Depois reduziria bastante a altura e podaria os galhos bem curtos, para esperar a brotação nova para modelar. Com esta opção, vários estilos, como moyogi e hokidachi, podem ser escolhidos para modelar.

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Como diz Darkasso, ótimo porém complicado material, a sugestão do Ferreira acho ser a mais acertada, teria apenas problemas com a cicatriz grande, mas mesmo assim tem um galho mais baixo, q tbm deve ser eliminado, está abaixo da terra.

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

André,

Creio que o melhor procedimento a realizar primeiro é escavar um pouco essa terra e tentar localizar algum nebari.

Pode ser que ele esteja um pouco abaixo do nível da terra, o que pode facilitar (ou complicar, calro Twisted Evil ) a definição de um futuro projeto.

Wink

abraço
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que a coisa mais importante é ver o quanto de tronco está enterrado. geralmente nessas latas eles plantam de qualquer jeito e uma parte boa do tronco fica encoberta. nesse caso, é uma coisa que interfere na análise da planta.
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Foi isso mesmo que tentei dizer.

Abaixo segue a foto de uma bela pitanga do associado do Brasília Bonsai Clube Jose Batista Junior.

http://www.brasiliabonsaiclube.com.br/imgs/fotos/encontros/7/28.jpg

Nota-se no tronco da planta uma parte mais clara (a parte baixa).
Esta parte estava enterrada na lata quando o proprietário adquiriu a planta, e por este motivo o primeiro galho POR MUITO POUCO não foi podado.

Imaginem o prejuízo que poderia ter sido dado à planta caso a análise do tronco/nebari não tivesse sido efetuada antes de qualquer procedimento! Shocked Shocked

Este episódio serviu para me esclarecer essa história: ao pegar uma planta de viveiro, antes de qualquer coisa, analise o tronco/nebari.

Por isso julgo que seja muito prudente analizar seu material antes de qualquer procedimento. Wink

Boa sorte!
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
André Domingues

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 11:37 pm    Assunto: Jabuticabeira - sugestões Responder com citação

Obrigado pela atenção amigos....Bom, então vou tirar da lata para analisar melhor o tronco e as raízes. Primeiro vou ter que providenciar um novo vaso ou bacia e bastante substrato. Acham que poderia fazer alguma poda nos galhos mais altos para facilitar ou não devo mexer em nada? Por falar em substrato, os amigos recomendam alguma formulação especial de substrato para jabuticabeiras?
Abraços, André.
André Domingues

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 4:57 pm    Assunto: Sugestões em jabuticabeira Responder com citação

Olá pessoal, aqui vão as fotos dos primeiros trabalhos com a jabuticabeira. Tive a ajuda do amigo Illex, que teve toda paciência e disposição em dar umas dicas e ajudar; sem ele, certamente o resultado não seria esse hehe.

Foto 1: logo após a primeira poda dos galhos mais altos

Foto 2: Detalhe após encontrarmos o nebari

Foto 3: Mais uma

Foto 4: Na bacia nova, após a troca do substrato. Achamos que futuramente esta poderá ser a frente...

Foto 5: O lado oposto

Foto 6: rotação da planta

Foto 7: rotação da planta

Foto 8: Illex e André

O Illex fez uma projeção para o futuro da jabuticabeira:

Bom, aguardo opiniões dos amigos do fórum sobre o trabalho realizado e suas sujestões de quanto aos estilos e trabalhos futuros.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 5:36 pm    Assunto: Re: Sugestões em jabuticabeira Responder com citação

Fala André meu amigo e Amigos do Fórum,

Realmente, foi um trabalho muito gratificante, e também não teriamos conseguido sem você.

Deixamos muitos galhos ainda, pois a brotação da Jabuticabeira não estava farta, e estas de Uberaba, costumam pregar algumas surpresas, então por via das dúvidas o número de galhos mantido foi maior, diminuimos as forças deles, para a brotação principal se concentrar nos galhos que queremos desenvolver para a formação futura:

Assim que iniciar as brotações e as mesmas forem vigorosas, iniciaremos a adubação massiva, e também começaremos a direcionar as gemas com pinçagens para os locais que pré determinamos no projeto. E com isso os demais galhos serão eliminados, uma vez que não fazem parte do projeto.

Espero que tenha conseguido passar um pouco do que pretendemos com essa maravilhosa árvore, que como podem ver está com uma boa base, um bom nebari e agora caminhando para a copa. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, meus parabéns, e q surpresa agradável este nebari heim?

FICOU SHOW MESMO E VAI FICAR MUITO MELHOR!!

abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

André,

Ta vendo como valeu a pena curiar o nebari primeiro? Laughing
Que agradável surpresa vocês tiveram!

O Illex é cobra: você está em ótimas mãos. Assim como a jaboticaba, ele também foi um grande achado seu! kkkkk

Illex, meu velho!

Bom revê-lo "na atividade" rsrsrsrs

Matou a pau na projeção. Vai dar uma EXCELENTE planta.

Meus parabéns aos dois!

PS: Illex, gostei de saber da possibilidade de revê-lo no evento de Goiânia! Wink

Grande abraço!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 12:30 am    Assunto: Responder com citação

André,
como você já envasou, talvez seja um pouco tarde para um pitaco na tua jabuticabeira, mas talvez o meu palpite seja uma visão um pouco diferente. Mas vou deixar claro que a projeção feita pelo Illex ficou ótima. De qualquer modo vai lá:

1 - Eu podaria aquele primeiro galho mais baixo. Acho que está destoando completamente da copa, seja qual for o estilo pretendido

2 - Podaria aquele galho do meio e tentaria fechar as duas copas restantes numa única triangulação, como no exemplar abaixo:

Grande abraço.
Edson.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 4:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá Edson,

Não envazamos ela meu amigo, colocamos em um escorredor improvisado, depois iremos passá-la para uma mamadeira, somente para progredirmos mais rapidamente com o trabalho na copa.

Por isso fico animado que ainda dará para considerar sua idéia, pois gostei muito também da mesma, o aspecto naturalidade fica muito expressivo dessa maneira. Essa Jabuticabeira pertence ao Rock Junior? Ou estou enganado? Gostei mesmo da idéia, certamente se a brotação for favorável, e tudo caminhar como esperamos, eu e o André iremos discutir sobre essa possibilidade com toda certeza.

No mais ficam meus agradecimentos. E esperemos agora para ouvir o que o André pensa. Até breve amigos.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: