| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Paulo Mendes Vieira

Registrado: 19/01/08 Mensagens: 59 Localização: São Martinho - Tubarão - SC
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 6:21 pm Assunto: Substrato |
|
|
Preparação do Substrato _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Dom Jan 27, 2008 5:45 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 5:40 am Assunto: Re: Substrato |
|
|
"Paulo Mendes Vieira"]Olá meus amigos, aqui vai a receita do substrato que uso há alguns anos; lembrando que se alguém tiver alguma colocação ou opinião esteja à vontade porque no bonsai precisamos de idéias uns dos outros, afinal este é o substrato que uso para as minhas árvores e até gostaria de contar com sua opinião, pois eu tenho aroeira, ligustrum, figueira. Estas são minhas árvores e se possível dê sua opinião sobre este sustrato que uso para elas aqui em Tubarão.
1* passo, a argila deve estar com 10 a 15% de umidade e não pode dissolver se colocar-mos em um recipiente com água.
2* passo, temos que quebrar essa argila pura (que não tem areia, nem qualquer outro tipo de terra e nem areião; ela é pura e se amassar-mos de mais vira pó) e depois peneirar-mos para que fiquem grânuos de 2 a 3 mm.
3* passo é preparar a areia que é peneirada e lavada para que fique também com gânulos de 2 a 3 mm.
4* passo, temos que fazer o mesmo com humus de minhocas para que fiquem grânulos do mesmo tamanho.
5* passo colocamos onze medidas de qualquer tamanho da argila que foi preparada, dez medidas da areia e sete medias do humos e misturamo-los bem.
É importante que borrifamos bem até a mistura para atingir entre 20 a 30% de umidade, pemitindo que fiquem ligadas umas às outras:(argila, areia e humus)
Agora é só deixar-mos no mínimo três semanas para curtir e pronto.
Grato!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Dom Jan 27, 2008 6:23 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 5:52 am Assunto: Re: Substrato |
|
|
"Paulo Mendes Vieira"]Preparação do Substrato
| Citação: | IMPORTANTE.
É necessário fazer o teste da argila antes de preparar o sustrato para colocar no seu bonsai e ver se a argila não desmancha ao contato com a água colocando-a por um dia e uma noite num recipente com água; se ela se desmanchar, não prepare o substrato com essa argila. |
_________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 9:47 am Assunto: Desenvolvimento de minha figueira |
|
|
Olá pessoal, em breve estarei mostrando aqui o desenvolvimento de minha figueira e conto também com a opinião de vocês.
Abraços!!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 12:21 pm Assunto: |
|
|
Como é o furo que você fez para o desenvolvimento da raiz?
É só na casca ou é mais profundo?
faça depois imagens como exemplo da tecnica _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 4:41 pm Assunto: Questão do furo |
|
|
Olá DuSantos!!!!!
É o seguinte: vc fura até tocar levemente o caole após passar a cortiça. Aqui vai uma gravura para dar uma pequena idéia. O ideal é vc fazer em época mais chuvosa e depois quando parar a chuva e voltar o sol a brilhar novamente, tome o cuidado de não deixar nunca secar o subtrato do tubo.
Ah DuSantos! O ideal é q vc faça com uma broca mais fina, tipo e 2,5 ou 3 mm e se não tiver broca e for usar outro material, não use material sujo ou enferrujado.
Se não funcionar, dê outro furo próximo daquele e outro,... até q funcione tendo bastante paiência.
Abraços!!!!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 4:56 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Paulo.
obrigado pela demonstração e por divulgar essa tecnica, dando uma opção a mais aos membros do fórum.
continue mostrando os resultados. _________________ P.C. |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 5:30 pm Assunto: Complemento |
|
|
Olá Paulo César, é bom ter gente como você prá nos observar e às vezers até nos direcionar quando precisar-mos. Obrigado mesmo.
Ah! E para aqueles q não observaram as gravuras, clique na minha página anterior.
Grato!!!!
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 8:03 pm Assunto: Evolução de minha Figueira |
|
|
Veja a evolução de um ficus retusa:
JAN 02
SET 03
JAN 04
SET 04
ABR 05
AGO 05
JUL 06
FEV 07
JAN 08 _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Ter Fev 12, 2008 10:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 10:12 pm Assunto: sem |
|
|
teste _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 10:22 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Gente, alguém me ajude a editar um texto anterior ou uma foto, pois antes dava e agora não dá mais, dando só prá citar. O q eu faço? _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 03, 2008 11:14 pm Assunto: |
|
|
Paulo, muito boa a sequencia e a evolução do seu bonsai, as duas primeiras fotos não estão aparecendo.
parece que o fórum não tem mais a opção de editar uma mensagem. _________________ P.C. |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:28 am Assunto: Como era minha figueira |
|
|
Olá amigos, agora vocês podem apreciar a evolução de um ficus um pouco à cima, pos a opção editar voltou a funcionar
Abraços!!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Ter Fev 12, 2008 10:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:23 pm Assunto: Botão editar |
|
|
Olá amigos do Atelier do Bonsai, o botãozinho aquele de editar, ainda não está funcionando; setiverem alguma solução nós agradecemos.
Abraços!!!!!!!!!!!
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:27 pm Assunto: Retomada ao funcionamento |
|
|
Olá!!!!!!!
Muito obrigado, pois já está funcionando a opção editar.
Abraços!!!!!!!!
|
|
 |
|