FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 1:33 pm    Assunto: Alporquia Responder com citação

Aew galera! Saudações.

Como algumas pessoas já sabem, eu estou começando a pouco a lidar mais veementemente com o cultivo dos bonsai. To querendo fazer alporquia numa romã que tem aqui em casa. Só que tenho um pouco de dúvidas em relação ao seguinte: Eu já li matéria dizendo que eu precisava apenas amarrar um saquinho com o substrato na parte da planta que eu gostaria de obter a alporquia. Em outras dizem que tenho que descascar até que esteja aparente a "carne" da madeira. Afinal de contas, qual das técnicas eu poderia usar? Em qual delas obtem-se um melhor resultado? E quanto ao substrato... Vocês recomendariam uma mistura própria?

Até mais e obrigado pelos esclarescimentos desde já. Cuidem-se!

Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 12:24 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo !

Eu pessoalmente nunca fiz propagação de romã. Mas nas minhas anotações de informações coletadas de livros e internet, para o romã recomenda-se ou estacas (basais, intermediárias ou ponteiras) ou alporquia com anel de Malphigi (descascar, colocar esfagno (musgo seco) úmido e, se possível, com algum enraizador.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 1:18 am    Assunto: Alporquia Responder com citação

Olá Elio, tudo bem?

Obrigado pela força aew cara! Vou pesquisar um pouco mais sobre a planta pra saber das suas peculiaridades. Não estou certo também sobre qual a época certa pra fazer a alporquia. Mas vou tentar fazer uma nela agora... Acho que não custa nada tentar. Vou ver no que vai dar. Até mais!!!

Rodrigo de Matos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jpf

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal aproveitando o topico do Rodrigo de Matos queria saber se há uma variação assim tao grande com as diferentes tecnicas de alporquia em relação a cada especie, pois eu havia lido em uma revista sobre bonsai que a tecnica do anel de Malphigi é suficiente e a melhor para obeter as raízes onde quisesse! Há especies que isso nao funciona?

Um grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, eu achei uma matéria legal sobre alporquia, se não me engano foi no site do Celso, vou transcrevê-la pra vc.

ALPORQUIA - Toriki .

Temos duas maneiras de fazer o alporque:
1.a - Torniquete ou segmentação
É um alporque usado preferencialmente nas sempre-Verdes (Ciprestes, Tuias, Pinheiros, etc..). Amarrar um arame de cobre no local escolhido para fazer o torniquete. Aperte de modo que 50% da espessura do arame penetre na casca da árvore, este processo evita que a seiva e água fluam normalmente, forçando que raízes cresçam na parte de cima do arame. Separe uma quantidade de musgo esfagno, que de para fazer uma bola com 2 ou 3 vezes a largura do galho. Deixe este esfagno por por 1 ou 2 horas em um bom enraizador. Amarre uma fita plástica abaixo do torniquete de modo que sobrem dois lances de 40/50cm de fita soltas. Coloque a massa de musgo esfagno em volta do tronco e cubra com plástico e vá envolvendo com as fitas que estarão soltas até fechar na parte de cima. Use um plástico transparente. Se planta estiver em local muito ensolarado cubra o plástico transparente com um plástico preto (tipo saco de lixo) para evitar a luz solar, isto porque o AIA ácido-indol-acético é uma substância foto-destrutível. A presença da luz inibirá a formação de raízes ou poderá haver uma má-formação; na parte onde bater mais sol não existirá raízes, na parte mais sombreada poucas. O ideal é colocar o plástico preto em qualquer condição. Quando colocado o plástico preto deixe a parte de cima com uma laçada para que possa ser examinado eventualmente, tanto no desenvolvimento de raízes como para verificarmos a umidade existente. Alguns criadores deixam a parte superior do pacote aberta, de modo a permitir a entrada de água.
Época ideal - Vai de Setembro a começo de Outubro. Algumas árvores produzem raízes de 3 a 4 meses, porém outras precisam de até 1 a 2 anos, como é o caso do Pinheiro Negro e da Jabuticaba.
Quando e como cortar - Quando houver uma boa quantidade de raízes o corte é feito abaixo do ponto onde as raízes surgiram. Retire o plástico com cuidado para não machucar as raízes e deixe o musgo para a proteção do raizame.
Plantar - A seguir continue o processo como no capítulo "A PROCURA DO BONSAI"
2.a - Anel de Malpighi - A parte descascada do tronco é assim denominada em Botânica. Existe duas formas o Método Ponte e o Método Alternado. Este tipo de alporque é muito simples, com um canivete ou estilete afiado, descasca-se de 3 a 7 cm do galho escolhido de forma que o início do corte seja feito na base do local que escolhemos para ser a a raiz da futura árvore. A seguir continuaremos o processo como em torniquete com relação ao esfagno, plástico, etc..

Eu já fiz 2 alporquias e não tem nenhum mistério, só que ao invés do saquinho, preferi colocar uns vaso pequeno:

Raspei a casca toda em volta do tronco

Cortei o vaso na lateral e fiz um furo no fundo da largura do tronco

Usei Esfagno (musgo seco) e Hormônio enraizador

Pincelei hormônio no local do alporque

Fechei o vaso com arames e o prendi ao tronco, depois coloquei o esfagno e molhei-o com a solução do Hormônio.

Nos 5 primeiros dias eu reguei o alporque com a solução do Hormônio, depois voltei a regar normalmente com água, esse alporque já tem mais de 2 meses e já vi que ele já está enraizando bastante.

Espero que ajude nas suas dúvidas.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 1:49 pm    Assunto: Brigadão aew povo! Responder com citação

Aew galera, tudo bem?

Essa matéria é realmente muito boa. Visualizando desse jeito todas as minhas dúvidas foram pro saco! Hehehehe. Valeu pela matéria ai Marco, e aos outros amigos também. Eu vou fazer a alporquia aérea num pé de romã que eu tenho aqui. Eu vi uma parte de um galho que está do jeitinho que eu quero pra fazer uma muda. Acho que está em potência de um moyogi. Até mais e cuidem-se!^^

Rodrigo de Matos

TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

roma pega facil e ja fiz saiu raiz pra tudo que é lado
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

A imagem às vezes vale mais do que muitas palavras...
Parabéns ao Marco pela matéria.

Abração
Souza

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marco! Tenho uma dúvida quanto ao ao anel(torniquete), ele é colocado acima da parte descascada ou abaixo?
Abraço.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Souza escreveu:
Olá Marco! Tenho uma dúvida quanto ao ao anel(torniquete), ele é colocado acima da parte descascada ou abaixo?
Abraço.

Eu não uso o método do torniquete, só descasco o tronco.
Um abraço.
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 12:18 am    Assunto: Responder com citação

Marco, conhece algum lugar na Net aonde eu possa comprar esse hormonio que você usa?? É tão bom quanto o Bioferte Raiz?

Abração
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2005 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Marco, conhece algum lugar na Net aonde eu possa comprar esse hormonio que você usa?? É tão bom quanto o Bioferte Raiz?

Abração

Felipe, esse enraizador realmente é difícil de achar, eu compro na Casa Progresso, que fica na Rua Buenos Aires, próximo à Rua Miguel Couto, aqui no Rio.
A base desse enraizador é a Tiamina, eu tenho usado e tem funcionado muito bem.
Um abraço.
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Marco Nascimento escreveu:
Felipe Frango Zappala escreveu:

Abração

Felipe, esse enraizador realmente é difícil de achar, eu compro na Casa Progresso, que fica na Rua Buenos Aires, próximo à Rua Miguel Couto, aqui no Rio.
A base desse enraizador é a Tiamina, eu tenho usado e tem funcionado muito bem.
Um abraço.

Fala Felipe!
A respeito da Tiamina, tem um artigo bem legal no site do Sr. Mário, ensinando o quê é, onde encontrar e como utilizar: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Ai é só clicar no tópico: ENRAIZADORES Excelente texto sobre enraizadores.
Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: