|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 1:21 pm Assunto: HOVÊNIA, uva do Japão |
|
|
Amigos, há quatro anos venho estruturando essa planta, sendo que a maior dificuldade é a redução do tamanho das folhas. Procedo a tres desfolhas anuais, nesse intuito, além de um controle maior da rega e da adubação. Ela aceita bem aramagem, mas deve-se ficar atento para evitar a marcação, pois o crescimento é rápido. Ainda não frutificou, creio que em razão das desfolhas e da poda constante, para fixar uma relação galhos/tronco mais adequada:
http://farm3.static.flickr.com/2132/2241766672_215bef4293.jpg?v=0
Nesse ponto, tive que executar um shari, pois havia um galho apodrecendo, que poderia vir a comprometer todo o tronco, se não o retirasse. Na sequencia, tive que eliminar a parte apodrecida que descia pelo caule:
http://farm3.static.flickr.com/2287/2241765166_344453fe22.jpg?v=0
http://farm3.static.flickr.com/2385/2240969395_e50f49df57.jpg?v=0
Sugestões, idéias, informações, principalmente quanto ao cultivo, são sempre bem-vindas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 3:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury
gostei muito da tua planta, o shari ajudou a envelhecer a planta, bonito
tambem tenho uma muda dessa espécie com untronco até grosso e daria um bom chokkan, mas acabei fazendo besteira na ultima poda, agora vou deixar crescer pra ver se da pra arumar
quanto ao cultivo dela sei pouco, sei que ela desfolha no fim do outono ou inicio do inverno e a partir da metade do inverno ja rebrotam mas acho que não tem muita necessidade de frio como outras espécies decíduas _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 3:52 pm Assunto: |
|
|
Nick bela planta, agora fiquei com uma dúvida ela frutifica como as videiras popularmente cnhecidas aqui no Brasil? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 5:29 pm Assunto: |
|
|
oi Marcos
os frutos dela são umas bolinhas emendadas com os cachos, meio estranhos
olha a foto aí
não sei de onde acharam parecido com uva pra dar esse nome  _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 5:37 pm Assunto: |
|
|
As fotos:
Nick , quando era criança muito comi destas uvas , uma delicia
Tens um material de respeito heim!!!!
Parabens
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 7:07 pm Assunto: |
|
|
Eu conheço essa árvore, aqui em minas não é muito comum, mas na casa da minha tia tinha um exemplar. é chamada aqui de Uva-do-Pará, também não sei porque. não conhecia esse nome Uva do Japão. _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, obrigado por mostrar as fotos. Por incrivel que pareça, há algo de misterioso ocorrendo em meu PC, pois toda vez que tento postar uma foto, hospedada no Gfoto.com, Megagaleria, Flickr ou outra qualquer, só consigo reproduzir o endereço, nunca a imagem.
Bem, quanto a essa plantinha, agradeço ao Marcos Paulo por mostrar os frutos. Ele tem um gosto meio enjoativo, a meu ver, mas é bem apreciado em alguns lugares, pelo que sei.
Bem, agora a ficha dessa planta:
Nome cientifico: Hovenia dulcis
Nomes comuns:
uva-japonesa Português
banana-do-japão Português
caju-do-japão Português
passa-japonesa Português
japanese raisin tree Inglês
japanese cherry Inglês
uva-do-japão Português
Árvore caducifólia com até 25 m de altura com copa globosa e ampla. A casca é lisa a levemente fissurada pardo-escura a cinza-escura. Folhas simples, alternas, curto-pecíoladas, ovadas, acuminadas, glabras na parte superior e ligeiramente pubescentes na parte inferior. Flores hermafroditas, pequenas, branco-esverdeadas a creme, numerosas. Fruto pequena cápsula globosa seca com 2 a 4 sementes, preso a um pedúnculo carnoso cor de canela com sabor doce e agradável. Sementes alaranjadas ou avermelhadas quando recém colhidas e passando para marrom e pretas com o tempo, mais ou menos circular. A polinização é feita principalmente por abelhas e o florescimento ocorre, no Brasil, de agosto a fevereiro com frutificação entre março e outubro. A queda das folhas ocorre desde abril até o final de agosto. Começa a frutificar entre o 3º e 4º ano. A dispersão das sementes é zoocórica, por aves e pequenos animais.
Nativa da Coréia, Japão e China, seu fruto serve basicamente para fazer geléia. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:38 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Joel, obrigado por mostrar as fotos. Por incrivel que pareça, há algo de misterioso ocorrendo em meu PC, pois toda vez que tento postar uma foto, hospedada no Gfoto.com, Megagaleria, Flickr ou outra qualquer, só consigo reproduzir o endereço, nunca a imagem.
|
Nick,
O problema não está no seu PC, mas no endereço criado por esses hospedeiros. Basta eliminar os caracteres que vêm após o ".jpg" e colocar o endereço entre [img] e [/img].
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sergivaldo, obrigado por seu esclarecimento, meu amigo. Vou tentar então postar assim como explicou.
Como mostragem, um pouco fora do contexto, uma tentativa algo canhestra de formar um penjing:
Ora, viva Sergivaldo!!! Muito boa essa tua dica, meu chapa. Doravante, não vou mais apanhar para postar fotos aqui. Abraços.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 9:43 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
aqui em BH conhecemos como pau-doce devido sua cor marrom. Não sei se é nativa, mas conheço assim desde pequeno. Aqui é muito comum, inclusive está em uma muito conhecida como urbanização de calçada. Ela cresce muito e tem folhas bem grandes.
Nicky,
a sua está com um tronco muito bom e folhas bem menores que o normal. Ela parece muito resistente, ela aceita algumsa desfolhas por ano? Está comum nebari forte a sua hein!
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 10:28 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
tenho uma sugestão para seu penjing. Imagine o alto de uma montanha varrida por fortes ventos, as duas arvores mais expostas retorcidas e a outra mais protegida crescendo mais íntegra....nesta área mais musgo espalhado....
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 05, 2008 8:34 am Assunto: |
|
|
Duprat, ficou muito boa essa sua sugestão. ´Se entendi bem, vc tentou seguir o que faria a natureza, não é?
Ficou muito harmonioso.
Ana |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Fev 05, 2008 9:33 pm Assunto: |
|
|
`
Pessoal,
a uva do Japão é bastante comum aqui no sul e seus frutos são bem aceitos embora um tanto enjoativos..Se propaga facilmente na natureza e fala-se que até vinho é fabricado com seus frutos. Sua madeira é bastante disputada para se fabricar móveis, principalmente de cosinha.Existe sementes na ponda das frutinhas (gominhos)que são retiradas ao ser consumidas.
Ivanil |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 05, 2008 11:11 pm Assunto: |
|
|
Já vi uma destas por aqui sim....mas ainda não experimentei seus frutos...dizem ser bem doces.
...vamos a planta....belo material tem em mãos, será um Bonsai um dia, uma pena é aquele " calombo" bem no meio do tronco e o restante a cime a dele, pois esta um pouco desproporcional. O tronco vem numa grossura e a fina rapidamente, dando uma impressão de ser algo artificial. Não se preocupe...tem concerto. Uma bela intervenção no tronco fará com que o conjunto fique mais proporcional e natural. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 4:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço o empenho e sugestões dos colegas, em relação a minha Hovenia.
Felipe, o "calombo" a que se refere é uma reação da planta à retirada da madeira morta que frisei na apresentação. Com o tempo de cultivo, essa parte vem cicatrizando, fechando esse espaço, criando essa protuberância. Há uma técnica, que vi em uma revista de bonsai, mostrando como contornar esse problema, solucionando-o.
Duprat, realmente a sua projeção ficou show de bola. Esse trabalho foi algo meio que de brincadeira, pois durante uma reunião do nosso clube de bonsai teceu-se comentário que a pedra não serviria para nada. Daí, o bonsaista Stefanio interviu, e fez essa construção, usando mudinhas de shimpaku que estavam sobrando.
Entretanto, não poderei "consertar", seguindo sua orientação, Duprat, em razão de que as duas plantinhas da esquerda secaram. Certamente, em uma outra oportunidade, irei repetir esse trabalho acolhendo de pronto a sua projeção como a melhor forma de recompor esse penjing.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|