FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - Pitangas, cerejeira e um cinamomo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eduardoviana

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 2:01 pm    Assunto: Ajuda - Pitangas, cerejeira e um cinamomo Responder com citação

Primeiro post aqui no forum...

Pessoal, é o seguinte:

Certa feita caí no conto da mudinha-bonsai e comprei uma romã-mini, com frutinha e tudo plantada num vaso de bonsai. O tronco tinha a incrível grossura de um... lápis.

Tempos depois o galho da fruta secou (e aprendi que isso é normal com as romãs) e um fungo assassino terminou por matar minha plantinha, com a ajuda dos 0º do inverno gaúcho (moro em Santa Maria, bem no meio do RS).

A vontade de praticar bonsai continuou, e acabei roubando umas mudas plantadas em caixinhas de leite que achei na casa do meu pai, 2 pitangueiras e uma cerejeira do rio-grande.

Replantei elas em vasos grandes (ainda não conhecia a técnica do escorredor/mamadeira) faz quase 2 meses, eram mudinhas bem desenvolvidas. Dá até pra vender de novo em vaso de bonsai e me vingar do primeiro prejuízo Twisted Evil Twisted Evil

Mas a questão não é essa Laughing, vim procurar vocês porque preciso adubar as moças...(são Eugênias Cool )

Fiz o seguinte, comprei um adubo químico granulado, 4-14-8, da Vitaplan e coloquei uma colher em cada vaso (escarifiquei a terra e fui colocando). Acho que fiz tudo de acordo com o que dizia na embalagem, depois alguém indica um redator pra eles, porque quem escreveu aquilo era ótimo agrônomo...

Estava pensando em daqui há um mês (março) e depois em maio adubar com adubo orgânico, a famosa TM+FO, só que adicionando cinzas de madeira na mesma proporção (o fungo e o inverno realmente me deixaram abalado).

Posso fazer isso? Não vai rolar nenhuma pitangueira obesa por aqui?

Depois do inverno elas vão pro escorredor mamadeira, já decidi, dai vou repetir o processo, adubo químico em setembro e orgãnico em novembro e janeiro, depois químico novamente assim vamos...

É isso mesmo?

Por último, o jardim do pai também foi desapropriado em um cinamomo (Melia azedarach), esse um pouco mais novinho... depois que ele for para o escorredor/mamadeira pode entrar no mesmo calendário de adubação?

Por enquanto era isso...

Abraço, Eduardo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 4:44 pm    Assunto: Re: Ajuda - Pitangas, cerejeira e um cinamomo Responder com citação

Olá Eduardo,

Se este for seu objetivo integrar fertilização com adubação, não vejo problemas, a meu ver está no caminho certo, não sei o tamanho dos vasos, mas pelo que disse a colherada não deve ter sido muito exagerada, então também não tem perigo.

Sendo frutiferas a fertilização está de acordo com estas, se sua buscar for mais através de frutos, e se quiser um crescimento e desenvolvimento mais lento, agora se quiser um desenvolvimento mais rapido recomendo outro fertilizante, porém acredito que a TM e FO vai dar conta do recado nos outros meses de adubação.

No mais não vejo problemas, cada qual tem seu método de adubação, se este seu funcionar para seus objetivos no Bonsai, pronto... meio caminho andado, depois é so ir afinando para o show ; D .... T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: