FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aramacao e engrossamento do tronco
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daelin

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 10:08 am    Assunto: Aramacao e engrossamento do tronco Responder com citação

Oi de novo,

A tuia que eu comprei, acho que é tuia nana, tem um dos lados sem galhinho nem folha, como se tivesse ficado deitada naquele lado sempre.

Acho que a pessoa que comecou a fazer esse pre-bonsai deve ter pensado em algum estilo, sei la.

De qualquer forma, eu recebi o bonsai sem arames nem nada e agora eu tava querendo "ajeitar" esse defeito. Pra mim é defeito pq eu quero um bonsai de copa grande, triangular.

A tuia em questao tem 3 anos de idade, ainda nao esta no vaso definitivo, é bem pequena, nao tem nem um palmo de altura. Posso usar fios pra forcar os galhos para os lados?

Outra coisa, a pessoa que me vendeu esse pre bonsai me disse que nos galhos iriam aparecer pontos amarelados, onde brotariam novos galhos e que eu deveria arranhar o galho quando isso aparecesse, pra poder fazer com que os galhos surjam. Isso é verdade?

Agora outra consulta, dessa vez sobre a cerejeira.

Eu nao sei qual é o tipo de cerejeira que eu tenho. Ainda é uma muda. Ela é bem altinha, deve ter uns 20 centimetros. O tronco e da grossura de um dedo indicador, talvez um pouco menor.

Eu tenho me preocupado em fazer a poda das folhas, pra aumentar a densidade da copa, mas queria saber o que fazer pra arvore nao crescer muito, mas sim engrossar o tronco.

Alguma ideia, ou isso é pedir demais de uma pobre mudinha? Smile

E eu posso fazer amarracao nela?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 5:33 pm    Assunto: Responder com citação

coloque as fotos ai, dai fica facil!

abraços
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 9:45 pm    Assunto: Re: Aramacao e engrossamento do tronco Responder com citação

Daelin,

É como o Doolombo falou, sem fotos fica difícil opinarmos. Entretanto, posso adiantar que você poderá sim utilizar arames para alterar ou modelar a posição dos galhos.

Já em relação às ranhuras "que devem ser feitas para nascer novos galhos", sinceramente, eu nunca ouvi falar nisto.

Quanto à sua Cerejeira, o ideal seria você colocá-la no escorredor e, posteriormente, na "mamadeira". Existe uma excelente matéria do Charles sobre esse assunto:

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Um abraço,

Sergivaldo
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2005 1:11 pm    Assunto: Engrossamento do tronco. Responder com citação

Eu mandei um e-mail uma vez pra bonsai nipon perguntando justamento sobre o engrossamento dos troncos. Disseram-me que o que faz engrossar o tronco é o peso que o mesmo tem que sustentar. Aconselho você a fazer a mamadeira pra que a planta se desenvolva e controle apenas o crescimento vertical dela através da poda. Se quiser você pode colocar pedrinhas ou chumbo penduradas nos galhos pra fazer peso. De acordo com o cara que me respondeu, isso ajuda e muito no desenvolvemento da espessura do tronco. Espero ter ajudado. Até mais.

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
daelin

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo o que eu li sobre mamadeira me deixou assustada. Parece um treco trabalhoso.

Pelo jeito vou ter que fazer isso, mas vou deixar mais pra frente pq esse pre bonsai é muito novinho. O tronco ainda ta lisinho. Andei pesquisando e descobri que a cerejeira fica menos liso com o tempo.

Mas pelo jeito nao vou escapar da tecnica da mamadeira Smile

Obrigada pela ajuda!
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que a melhor forma de obter um rápido engrossamento do tronco seja realmente a mamadeira, apesar de nunca tê-la feito. Cool
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

A mamadeira não dá trabalho nenhum, basicamente vc terá que estar com sua planta em um escorredor, comprar uma bacia um pouco maior que o escorredor, furá-la todinha no fundo e um pouco tb nas laterais, colocar uma mistura de terra adubada e esterco curtido, meio a meio (eu usei o de coelho, não tem cheiro nenhum e funcionou muito bem), colocar uma quantidade de adubo maior que a recomendada pelo fabricante na terra da bacia e colocar o escorredor em cima... Nada mais... è só espera que vc verá que as raízes da sua planta literalmente vão "mamar" na terra da bacia.
É uma forma de simular o efeito do escorredor apoiado no chão de terra...
O engrossamento do tronco, um maior desenvolvimento da copa e das raízes serão as consequências naturais... Não tem erro...
Infelizmente nós criamos um certo bloqueio em fazer coisas que julgamos complicadas, quando fazemos vemos que não tem mistério nenhum...
Eu já passei por isso várias vezes e acho que a maioria daqui tb passou, meta a mão na massa que vc vai curtir muito a experiência e o resultado.
Boa sorte. Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
daelin

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco,

Realmente, parece bem simples, mas eu tenho problema de espaco. Moro em apartamento e ja esta dificil arrumar um cantinho pros bonsai pegarem um solzinho.

Mas vou ver se faco algo quando o ficus chegar, pq quero muito que ele fique com o tronco grosso.

Obrigada pela ajuda Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: