FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alguém sabe que semente é essa?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 4:06 pm    Assunto: Alguém sabe que semente é essa? Responder com citação

Alguém poderia me ajudar a identificar estas sementes? E como devo plantá-las?

Agradeço pela ajuda.

Natalino Sampaio
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 4:14 pm    Assunto: Re: Alguém sabe que semente é essa? Responder com citação

Olá Nabase,

São frutos de piracanta. A semente se encontra no interior deles, boa sorte com o plantio. Abraços.

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2008 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Natalino,
amassando esta frutinhas, dentro tem as sementes, conforme o Ilex falou. Separe a sementes da polpa, deixe descansar por 2-3 dias e semeie numa caixinha rasa com areia. Quanto elas tiverem em torno de 3 cm de altura, replante para saquinhos os copinhos com terra e areia a 50%. Fiz assim e não falhou nenhuma, devo estar com umas 50 mudinhas.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nilton casarin

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Natalino,

Vc encontrou aonde as sementes? Esta parecendo como uma semente de Carabula ou Carambula, nome que me deram quando vi pela primeira vez. Dentro dos frutos tem uma grande quantidade de sementinhas, como de mostarda, um cheiro muito doce, mas de sabor leve, as folhas são +- 8cm, verde escuro e aspera, mas posso estar enganado!
Caso forem de Piracanta, vc encontrou uma preciosidade. Wink
Sou seu vizinho de Pira, e encontrei ai em Limeira uma empresa de reflorestamento muito interessante, quem sabe indo lá vc encontre mais do que respostas para as sementes, o site é www.bioverde.com.br , na estrada que vai para Engenheiro Coelho, estou esperando uma oportunidade para ir conhecer.
abraço,
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Casarin,

Sei de que planta está falando, porém estas frutas não são delas, realmente vieram de uma Piracanta, a distinção deles é facil de se ver, uma vez que os frutos da planta que você está falando não possuem estas "saídas" em forma de coroa na parte de baixo do fruto, é arredondado. e a caracteristica do fruto das Piracantas é sua resistente casca e essa coroa na parte inferior do fruto.

Piracanta Flores

Piracante Frutos

Bonsai de Piracanta com Frutos

O nome da fruta que você está falando aqui em minha cidade começa com "S", porém minha memória falha não está conseguindo lembrar o nome. Assim que eu lembrar postarei fotos. T+ amigos.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nilton casarin

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 7:36 am    Assunto: Responder com citação

Olá Illex, Smile

Legal, Wink vc é bem observador, não reparei no detalhe da coroa, pouca experiencia minha. Ontem fui procurar a arvore com que achei parecida e não é o mesmo fruto.

Natalino,
vc pode me dizer onde conseguiu as sementes?, ou podemos negociar algumas sementes?, não tenho Piracanta na minha modesta coleção, como pode ver sou principiante, e as fotos do Illex me deixaram muito empolgado pela planta!

abraço a todos,
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, agradecido pela ajuda em identificar estas sementes. Eu já estava desconfiado que eram de Piracanta, mas não tinha certeza (falta de experiência).

Casarin:
As sementes eu encontrei em Campinas, perto de uma imobiliária, onde meu genro estava alugando uma casa. No jardim, bem de frente à rua, a imobiliária tem uma Piracanta (agora sei que é uma) enorme, carregada de
frutos. Vou ver se meu genro consegue apanhar mais dessas sementes e daí eu lhe envio algumas.
As minhas já plantei e estou aguardando nascerem as plantinhas.
Logo te darei um retorno.

Mais uma vez agradecido pela ajuda pessoal.

Um abraço à todos.

Natalino Sampaio Very Happy
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 10:13 am    Assunto: Responder com citação

Casarin, eu já conheço a Bioverde. Se puder vir conhecer vai gostar. Eles tem de tudo aqui, e dão um bom de desconto nas vendas, quando se informa que são mudas destinadas ao bonsai. O pessoal é muito atencioso com os seus clientes.
Agradecido pela atenção.

Natalino Sampaio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: