Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nellie Santee Visitante
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 12:19 pm Assunto: Ajuda com Acerola |
|
|
Olá pessoal do fórum,
Sou principiante e descobri esse fórum recentemente. Fiquei impressionada com a qualidade das dicas dadas pelos membros e pensei que se existe alguém que possa me ajudar, sejam vocês. Esse bonsai de acerola eu mesma fiz há 6 anos atrás. Na época nem sabia se era possível fazer um bonsai de acerola. Tirei a muda da natureza. Primeiro eu só podava as raízes, e depois comecei a podar a copa também, mas aí os problemas começaram mesmo. Nunca soube podar direito e acho que na verdade eu só atrapalho a pobre planta, hehe. Ela nunca chegou a produzir, o que é uma frustração pra mim, apesar de eu colocar adubo, daqueles "para bonsai" vendidos em supermercado.
Queria alguma ajuda a respeito da poda, principalmente. Mas se alguém perceber mais soluções para minha planta, ficarei imensamente agradecida.
Nellie Santee |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 12:28 pm Assunto: |
|
|
Nellie
Dá para perceber pela casca do tronco que sua acerola já tem uns bons anos. Para que o desenvolvimento seja mais rápido, facilitando o engrossamento do tronco e a formação da copa, seria bom uma temporada de pelo menos 1 ano em recipiente com mais espaço para as raízes, como por exemplo uma grande bacia bem furada, com um substrato bem drenante. Aparentemente, sua poda é correta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
eduardoviana
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 2:08 pm Assunto: |
|
|
Meu segundo post no forum, mas vou tentar ajudar.
Logo que adquiri minhas primeiras mudinhas coloquei elas num vaso grande, para crescerem. Depois acabei descobrindo a tal técnica do escorredor/mamadeira, que pretendo testar depois do inverno...
Todos que vejo postar indicam.
Nesse link tem o "manual" dela.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html |
|
|
 |
Nellie Santee Visitante
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 10:43 am Assunto: |
|
|
Valeu gente, vou fazer o escorredor e daqui a alguns meses eu posto o resultado, hehe.
Nellie |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 9:36 pm Assunto: |
|
|
Nellie,
A acerola se não for enxertada ou muda por alporquia dificilmente vai frutificar num vaso de bonsai, O exemplar abaixo foi enxertado, depois plantado no chão para engrossar e só depois disso foi para o vaso de bonsai. A idade aproximada é de 12 anos.
Foto:
[/img]http://www.bonsaimorrinhos.com/galeria/fotos/acerola435.jpg[img]
Do amigo Geraldo Inocêncio[/img] _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 9:38 pm Assunto: |
|
|
Nellie,
A acerola se não for enxertada ou muda por alporquia dificilmente vai frutificar num vaso de bonsai, O exemplar abaixo foi enxertado, depois plantado no chão para engrossar e só depois disso foi para o vaso de bonsai. A idade aproximada é de 12 anos.
[/img]http://www.bonsaimorrinhos.com/galeria/fotos/acerola435.jpg[img]
Do amigo Geraldo Inocêncio[/img] _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 9:40 pm Assunto: |
|
|
[quote="GERALDO INOCÊNCIO"]Nellie,
[/img]http://www.bonsaimorrinhos.com/galeria/fotos/acerola435.jpg[img] _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |

|
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Vai ai a imagem no amigo Geraldo
Geraldo vc esta colocando o [/img] no inicio, sendo que deveria ficar no final da URL da imagem....
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Nellie Santee
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 10:45 pm Assunto: |
|
|
Nossa, Alporquia já é um pouco avançado para mim, hehe. Vou dar mais um tempo e tentarei no futuro, depois de pesquisar um pouco.
Obrigada Geraldo!
Nellie |
|
|
 |
Kissy
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 12:45 am Assunto: pegando carona no topico |
|
|
Amigos! fiz um yamadori com um pé de acerola, que estava indo até bem, mas ele ficou um dia sem agua e ficou todo seco... será que ele tem salvação? já o coloquei na sombra, mas estou com medo de perde-lo...
Aceito todas as dicas e até mandinga rs |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 7:34 pm Assunto: |
|
|
Kissy
Mantenha a aceroleira na sombra até aparecerem os primeiros brotos. Depois vá retornando a exposição solar aos poucos. Mas não se esqueça de manter o substrato úmido. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|