FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ESTÉTICA DO BONSAI - Estrutura de galhos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, qdo foi a última manutenção que vc fez nesta planta como poda, pinçagem, ...?

Ela aumenta volume foliar rapidamente? E as novas brotações mais próximas do tronco vem facilmente?

Desculpe as perguntas, mas penso no futuro dela com essas alterações propostas...e para projeções...

grande abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Dai grande Fabiano.
Cara ela foi mexida pela ultima vez em agosto, essa foto foi de logo depois e hj ela ta daquele geito que vc viu.
Achei o crescimento bastante lento e nesse tempo todo não saiu nenhuma brotação pelo tronco.
Sabe que gostei bastante do projeto do Valdir e vc trouxe mais uma hipótese além da oferecida pelo Duprat, quem sabe levo ela em um encontro para trabalha-la com o grupo. Wink
Grande Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Caro marco,
Você poderia também postá-la no fórum minha arvore sua opinião - para não desviarmos muito nosso assunto. Mas a colocação do Alberto me pareceu interessante por demonstrar que a árvore está ainda em aberto, sugerindo diversas possibilidades, com caminhos bem diversificados.
Em pintura isto por vezes é até interessante, mas nos bonsai me parece que a "idéia" aparece sempre mais fechada, como se o espírito da árvore estivesse mais seguro de si e sua forma. Como se aquela fosse sua natureza mais apropriada.

Em meu entender acho que você não deve fugir desta decisão. Na dúvida não faça nada. Espere. Mais tarde o espírito e a idéia da árvore irão amadurecer por si mesmos e então você decide a indecisão.
Os bonsai tem esta vantagem. "Algo" os faz e decide por si mesmo muito mais claramente do que nas outras artes - onde isto no fim é também fundamental.
A nós cabe somente ter a sensibilidade afinada e a percepção.

Assim me parece, na minha opinião.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 2:09 am    Assunto: Responder com citação

Esse tópico está sendo uma aula, muito bom.
abraço a todos.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
aí estão mais alguns bonsai onde algum dos galhos sai da parte de dentro da curva:

Este último de autoria do Luciano (EBREO)

Acho muito importante estas discussões no fórum. É certo que para praticar bonsai devemos seguir algumas regras para nortear o nosso trabalho. Entretanto devemos levar em conta a harmonia do trabalho e a sensibilidade do artista...
Abraços...
Edson.
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom Edson! Concordo com você. As regras são tão importantes quanto podem levar à perfeição. Às vezes são suficientes, mas nem sempre constituem o melhor caminho.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 1:42 am    Assunto: Responder com citação

...

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 3:48 am    Assunto: Responder com citação

Muito bons exemplos Edson,

Particularmente acho que o galho dentro da curva funciona muito bem neste caso que selecionei. em que a copa maior e mais alta parece fazer uma concha que abraça o galho e copa dentro da curva.

A copa maior parece voltada para fora em expansão enquanto o galho dentro da curva fica recolhido introspectivamente. Este exemplo me parece muito bom exemplo deste principio que ja vi em algumas árvores e funciona perfeitamente. Aquele bonsai de taiwan tem este mesmo principio que aqui aparece puro e claramente exposto.

[/quote]

Duprat
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal,

quando se consegui harmonia no conjunto, não importa se um galho sai de dentro da curva Wink

Noto também a importância da escolha do vaso... nestes exemplos acima, poderia não ficar bem os primeiros galhos dentro da curva, utilizando outros modelos de vasos.
vejam:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Dos trabalhos apresentados acima, eu também acho que o mostrado pelo Duprat é o que fica melhor com o galho saindo na parte interna da curvatura.

Vejam como ficariam sem os galhos na parte interna:

Um grande abraço,

Sergivaldo
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Baseado nas sugestões acima, acho que podemos concluir que muitos bonsai apresentados na internet, mesmo alguns considerados "acabados" pelos autores, poderiam ser melhorados. Sempre podemos sugerir modificações menores, até nos mais perfeitos, por questões de preferências. Mas parece que alguns seriam realmente bastante beneficiados se algumas regras básicas tivessem sido aplicadas. Portanto, nem tudo pode ser considerado como bom exemplo de quebra de regras.

"Recife (PE)"
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Caro ferreira com certeza você tem razão.
Aquela projeção do sergivaldo do bonsai em flor ficou a olhos vistos bem melhor. Mas não sei se é só uma questão de gosto não.... na projeção do serrgivaldo a dinâmica do tronco está bem mais exposta, e ele tem mais peso, equilibrando o interesse natural pelas copas floridas. Entre tronco e copas há mais harmonia e o belo tronco ganhou o mínimo de destaque que ele suscita. Poderíamos alegar que isso depende também do gosto, que as copas foram o foco de interesse e o tronco não merecia destaque para o autor. Claro tudo é possível dependendo do autor mas isso parece a alguém que questiona que 1 + 1 = 2. Não há como provar isso. E questionando tal princípio cai por terra toda a linguagem matemática. No nosso caso creio que a “grandiosidade” e a “harmonia” são nosso 1 + 1 = 2, e neste sentido dá para afirmar sim que a projeção alterada ficou melhor.
Note ainda que a segunda projeção também ficou melhor mais ainda carece de harmonia e equilíbrio entre as copas. A retirada do galho denunciou mais ainda isso. A copa do ápice tem um volume muito grande em relação as demais copas...

Duprat
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Amigo Duprat
O que me parece nos exemplos do Amigo Sergivaldo, é que ao retirar-se aqueles ramos criou-se um desiquilibrio/assimetria ( o tal sai do conforto da simetria e Inova)...e com isso as árvores ganharam dramatismo/ mais interesse, deixam-nos mais viajar na contemplação... o acto sugerir.
Podem ter imensos pontos de vista, terão as suas histórias,...prendem-nos por isso.

Quando a simetria existe, obviamente tudo isso também acontecerá mas regra geral são sempre mais enfadonhas...não é à toa que o "ponto de ouro" se encontra em determinada parte de um espaço Wink...e um aspecto "menos bonito" nesse local não há artista que a safe.

A questão dos vasos também me parece ter sido bem levantada, com os exemplos já colocados (com e sem ramo) experiementem visualizá-los, mas mantendo o vaso em que se encontravam, dariam resultados bem diferentes Smile Very Happy .

Bom tópico Wink

[ ]s

Castro

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Duprat

Eu concordo inteiramente com sua observação de que não é apenas questão de gosto. Mas eu fui deliberadamente comedido em meu comentário anterior. Se eu fosse mais direto, poderia ter provocado uma discussão desnecessária que desviaria o foco da excelente discussão que você está conduzindo.

Acho que podemos concordar que muitos bonsai que "quebram" uma determinada "regra" poderiam ser ainda melhores se a aplicassem. No entanto, muitas vezes é difícil achar a solução para um problema de nossa própria planta e às vezes nem mesmo percebemos que ela tem o problema. É muito mais fácil visualizar e sugerir boas soluções para a planta dos outros. Isto não é um defeito de personalidade. Segundo o desenhista de bonsai Haguio Etsuji esta é a situação mais comum e natural, pois para ver as soluções é necessário "manter a distância e a objetividade de análise", que muitas vezes perdemos quando olhamos nossa própria planta. Portanto, é importante fazer isso que fazemos aqui no Atelier: mostrar a planta para que os colegas apresentem suas observações sobre as melhores soluções para ela, com a distância que é salutar. Esta prática, combinada com a leitura de tópicos e discussões como esta, nos levarão ao melhor caminho do desenvolvimento técnico e aperfeiçoamento dos nossos bonsai.

"Recife (PE)"
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2008 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
No entanto, muitas vezes é difícil achar a solução para um problema de nossa própria planta e às vezes nem mesmo percebemos que ela tem o problema. É muito mais fácil visualizar e sugerir boas soluções para a planta dos outros. Isto não é um defeito de personalidade.

Isso acontece demais comigo Very Happy
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: