FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes de Umê
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vando Meneguetti

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 8:24 am    Assunto: Sementes de Umê Responder com citação

Olá !!!

Ganhei umas sementes de Umê e gostaria de saber se elas são dificeis de germinar em clima quente ou se existe uma técnica adequada para sua germinação.

Abraços
Vando

" Olhai a natureza com os olhos de uma criança,sejais simples apenas"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 5:12 pm    Assunto: Re: Sementes de Umê Responder com citação

Olá Vando,

Não tenho experiencias com Ume (Prunus mume ou damasco japonês), mas andei pesquisando e vou te passar algumas informações que colhi:

http://www.iac.sp.gov.br/Centros/Fruticultura/FRUTIFERAS/Ume.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000100050

http://www.homegardenguides.com/pt/wiki/Prunus

http://come-se.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

Olha não encontrei algo no Brasil, falando especificamente: "TEM Q PLANTAR ASSIM E ASSADO, NA GELADEIRA OU NO SOL PLENO" ... Twisted Evil

O que eu pude notar é que a maioria das mudas é feita por enxertia ou por estaquia, a semeadura ainda é uma incógnta para mim, mas pelo que eu pude notar também acredito que possa ser realizada nos moldes normais de plantio para Bonsai, se não for o certo peço a alguns amigos experientes em Umê que me diga, estou curioso agora também depois da pesquisa. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vando Meneguetti

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Illex!!!

Olha,realmente essas sementes estão me deixando caduco,pois não acho informação em canto nenhum; a unica coisa certa é que as danadas só vão através de enxertos ,por sementes ainda não encontrei nenhuma informação. De qualquer forma lhe agradeço pelos links ok. Caso descubra mais algo me avise.

Abraços.
"Aproveite o dia"
Vando
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Vando,

Vasculhando meu computador e meus arquivos de Bonsai, consegui achar um arquivo sobre um método de semeadura de Prunus avium (Cerejeira). É do mesmo gênero do Seu Umê (Prunus mume).

O método que me foi passado através da internet não foi testado, uma vez que não chegaram minhas sementes de Cerejeira, porém quem me passou este método é de inteira confiança e é uma excelente pessoa, se trata do Bonsaista Nuno de Portugal, já faz algum tempo que não o vejo.

Ele conseguiu fazer germinar várias e várias Cerejeiras com este método que passo para ti a seguir:

" Estou utilizando o seguinte tratamento para as sementes de Prunus avium (cerejeira).

Prunus: Colocar as sementes durante a noite dentro de agua. Depois colocar no frigorifico durante 4 meses
Temperatura de germinação=>55 a 65ºFahrenheit (13 a 18ºC)
Substrato=>com boa drenagem
Profundidade da semente=> 1,6 mm da superficie
Tempo de germinação=> 125 a 365 (germinação irregular).

As sementes de cerejeira são um tanto dificeis de germinar. Por isso convem seguir exactamente o procedimento.

Abraços

_________
Nuno Jesus "

Esta foi a mensagem encaminhada de meu amigo Nuno, de nosso amigo Very Happy . Tente este método, pode ser que dê resultados, assim como as sementes da avium o mume deve ser dificil de germinar também, pois nosso clima não é muito favoravel a isso, porém sempre temos surpresas não é verdade?

Se mais algum amigo tiver outra ideia, peço que poste aqui, pois é um assunto interessante a ser discutido. T+ Vando e amigos.

Abraços:

Illex

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Há,

Mais uma coisa, se o método surtir efeito, os créditos são totalmente do Nuno. T+.

Abraços:

Illex

Vando Meneguetti

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Illex!!!

Vamos tentar então........

Muito obrigado!!!

"Aproveite o dia"

Abraços
Vando
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Vando

Convém lembrar que aqui no Brasil, a palavra "frigorífico" deve ser substituída por geladeira. Basta atentar para a temperatura sugerida.

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: