Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 2:31 am Assunto: ESTÉTICA DO BONSAI - Sobre o Tronco principal |
|
|
Pessoal, outro tópico que me parece importante sobre a estética diz respeito a relação entre grossura de tronco e comprimento dos galhos.
Quanto maior a base do triangulo da copa mais grosso deve ser o tronco. Tenho em mente algo assim:
Nesta primeira imagem a foto da direita claro é a original, de um bonsai que por sinal gosto imensamente. Esticando os ramos como na foto da esquerda entretanto, ele pareceria um mero graveto bem ajeitado
Neste outro, com tronco grosso, o bonsai da esquerda claro é o original. O da direita com ramos curtos ficaria por sua vez parecendo um toco esquisito.
O tronco deve ter tal grossura que sustente visualmente a massa triangular do todo da copa. Claro isto tem uma relação direta com o comprimento dos primeiros galhos. Assim é conveniente a em mudas com troncos finos as copas formadas não se afastem muito do tronco da árvore. Seguindo este princípio, podemos obter bonsais bem interessantes mesmo que estes não tenham troncos robustos.
Em resumo teríamos um princípio assim;
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:25 am Assunto: |
|
|
Grande Duplat,
mais um bela iniciativa
As ilustrações demostram o que vemos na teoria e facilita o aprendizado
Ainda voltado para o tema TRONCO PRINCIPAL, será que o amigo ou alguém tem imagens e dicas sobre NEBARI/BASE, AFUNILAMENTO, ÁPICE...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Duprat exelente matéria valeu mesmo
abração _________________
 |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:57 am Assunto: |
|
|
Duprat, o Alexandre tem toda razão: mais uma bela iniciativa de sua parte.
Eu acrescentaria que, além da relação entre espessura do tronco e comprimento dos galhos, há também a espessura desses galhos. Os galhos mais baixos devem ser mais grossos que os do ápice, pois são mais velhos. quanto mais grossos forem esses primeiros galhos, mais imponente será a árvore.
Galhos muito finos, como os que aparecem nas duas primeiras imagens, passam a impressão de ser uma árvore muito jovem. a diminuição gradativa no comprimento e espessura dos galhos em direção ao ápice é necessária para que se tenha uma percepção tridimensional da planta.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 7:33 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
Se me permite lembro de um excelente exemplo disso que citou.

Claro tem todo o resto, mas aquele ramo fininho estava mesmo mais para muda enquanto hoje ele é galho de árvore.
Poderia aproveitar e esclarecer se usou alguma técnica para engrossar o primeiro ramo? _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 8:02 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
grandes matérias tem partilhado conosco. Com certeza podem esclarecer para muitos que sentem dificuldade em visualizar a "coisa" no plano virtual.
Valeu amigo. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 8:06 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
Nenhuma técnica especial foi aplicada para que engrossar aquele primeiro ramo. Apenas o TEMPO, nada mais.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 8:20 pm Assunto: |
|
|
Duprat
Pelo que tenho observado, a técnica mais comum para promover o engrossamento de um galho é podá-lo menos frequentemente que os demais. Os galhos mais podados desenvolverão uma melhor ramificação e tenderão a ficar mais finos. Convém observar a situação particular de cada exemplar e executar a técnica conforme a necessidade, procurando alcançar o balanço necessário entre poda e crescimento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
Falando em estética é "regras" e principalmente em fugir as regras , tu observou que nas primeiras fotos os bonsais estão em vasos retangulares e plantados no centro do vaso!!!!! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:26 pm Assunto: |
|
|
Duprat
Falando em estética é "regras" e principalmente em fugir as regras , tu observou que nas primeiras fotos os bonsais estão em vasos retangulares e plantados no centro do vaso!!!!!
No mais otima materia
Parabens _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:59 pm Assunto: |
|
|
Bem observado Joel.
Eu gosto mais da assimetria, ou seja: a planta deslocada para direita ou para esquerda. S só que, às vezes, você tem uma planta com uma baita de uma raiz que, podada, comprometeria a saúde da mesma e um vaso maior ficaria muito desproporcional. Aí, não tem jeito senão fugir à regra. Mas também creio que isto já seria assunto para outro tópico: ESTÉTICA - Posição da Planta no Vaso.
Um grande abraço,
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 10:33 am Assunto: |
|
|
Nossa estou adorando essas aulas
Sergivaldo boa ideia deste tópico,se não for pedir demais será que aglguem tem alguma coisa aí sobre galhos fundo/profundidade
abração _________________
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 2:36 pm Assunto: |
|
|
Amigo Duprat!
Excelente contribuição que você nos dá!
Parabéns!
Um detalhe que pode parecer tão insignificante mas que, na realidade, tem enorme importância no contexto geral da planta.
Eu mesmo me dei conta que, ao analisar um trabalho feito por mim, nunco o olhei sob esse aspecto e que, por vezes, um trabalho não me agradava e eu não sabia dizer porque.
Valeu mesmo!
Abração
NB.: Isso sim é contribuir com a arte! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 2:07 am Assunto: |
|
|
Caro Sergivaldo e caro Joel,
Me sinto por cá como o apaixonado que não havia percebido pequenas imperfeições de sua amada....kkk
De fato na foto inicial, os primeiros galhos são demasiado finos e o tronco está no centro do vaso. A mudança destes aspectos creio melhoraria muito a árvore.
Bem então envio outros dois exemplos
O segundo nem tem um tronco tão fino mas o porte da árvore sem dúvida é auxiliado pelos ramos curtos. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 2:16 am Assunto: |
|
|
Mas engraçado o problema dos primeiros ramos finos continua presente...
Bem deixa ver então um exemplo decente, este está perfeito. Nem parece que o tronco é relativamente fino para a altura da árvore
este outro também se aplica a redução dos ramos de maneira explicita
 _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
|