Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 8:29 pm Assunto: Malpighia |
|
|
Caros amigos,
Este é uma Malpighia que ganhei de presente, deve ter mais de 12 anos e sempre foi plantada num vaso de +- 30cm de diametro por uns 30 de altura, mais uma vez peço orientações e sugestões.
Ela está do mesmo jeito que tirei do vaso, como estava muito molhado foi fácil para tirar.
Abraços
Mirian
Ps: a foto que está inclinada é culpa da fotógrafa. |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 9:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Mirian!
Você sempre consegue plantas excelentes! Preciso de uns presentes assim também, rsrss!!!
Tá perfeito com essa porção de troncos e raízes. Não entendo muito, sou mero inciante, mas acho que algumas raízes estão altas em consideração a um futuro substrato quando estiver plantada. Talvez retirar as mais altas e podar os galhos à uns 2 palmos da base do tronco, já seria um começo. E quem sabe tentar um estilo Umbrella? Acho que ficaria legal nela.
Essas são minhas humildes opiniões. Vamos ver a opinião e quem sabe projeção dos amigos mais entendidos. Só sei que tu tem um presente mais que perfeito nas mãos!
Parabéns e boa sorte!  |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 8:36 am Assunto: |
|
|
Mírian,
tem uma planta muito boa mas muito complicada. Ela na realidade é uma junção de várias mudas que ao longo do tempo começaram a se fundir. Nesse momento fica difícil desmembrar e fazer o que cada uma tem de melhor. Acho que seria ideal um replantio em vaso maior para que a junção das raízes se complete e depois pensar na copa. A saída para ela é um multi tronco, mas com as raízes assim fica um pouco artificial por não se tratar da mesma planta visivelmente.
Não deixe sair mais brotos das raízes, retire os mais finos que estejam crescendo e replante em vaso grande com pedrisco grosso, como brita zero por exemplo, areia grossa e matéria orgânica, tudo uma parte de cada.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:46 am Assunto: |
|
|
Mirian, a planta esta muito parecida com as arvores de mangue, tente estudar o estilo das copas destas arvores, e no futuro veja se é possivel copiar, minha inesperiente opiniao>............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 2:52 pm Assunto: |
|
|
Miriam, caso fosse minha, eu seguiria as colocações do Dark, e tentaria formar uma ápice de uns 15 a 20 cm da base, daí, triangulando para baixo, fazendo um multi-tronco belíssimo, gostei muito e acho q tem bom potencial. Pode ir triangulando a altura destes troncos, já com intenção de encher a copa um pouco mais alta...
abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:00 pm Assunto: |
|
|
Fabianoscosta, Diegosanta049, Gui Lopes Soares, Darkaso, agradeço a atenção
Darkaso
No replantio devo cobrir as raizes?
Abraços
Mirian |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:11 pm Assunto: |
|
|
Mírian,
deve cobrir sim. Mas fique atenta para os brotos que aparecerão das raízes.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:31 am Assunto: |
|
|
Oi Mirian,
a idéia do "tronco múltiplos" parece ser a melhor!
Deixe 5 ou 7 troncos com alturas e espaços diferentes entre eles
Um projeto:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:03 pm Assunto: |
|
|
Mirian segue a projeção do Alexandre ficou ótima. Parabéns Alexandre belo trabalho. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 8:23 pm Assunto: |
|
|
Pra variar o Alexandre matou a pau
Miriam se fosse minha seguiria o projeto do amigo Alexandre,tenho uma aqui quase igual a sua só que menor
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:51 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Esta é a sugestão do Alexandre, mais uma, obrigada.
Procurei fazer o que vi no desenho. Espero que esteja parecido. Agora é aguardar.
Abraços
Mirian
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 9:58 am Assunto: |
|
|
Miriam,
acho que é isso mesmo, agora é só esperar a brotação. Em poucos anos você terá um belo exemplar, sobretudo pelo forte nebari...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 4:08 pm Assunto: |
|
|
acho que vc deveria seguir a opinião do alexandre a projeção que ele fez ficou muito boa como sempre.
e com certeza que em breve sua planta ficara muito boa. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 9:53 am Assunto: |
|
|
Oi Mirian,
ficamos contentes e também aprendemos bastante quando procuramos ajudar de qualquer maneira!
A poda ficou muito boa!
Será que não dava pra enterrar/cobrir mais um pouco as raízes? Pode vaforecer futuramente na escolha de um vaso mais raso  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 8:55 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
Vou fazer isso.
Abraços _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
|