|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 9:13 pm Assunto: Acerola Moyogi |
|
|
Pessoal trouxe a primeira Acerola pra tirar dúvidas e receber críticas/opiniões/sugestões.
Foi adquirida através de sementes que plantei em Outubro/2005 mais ou menos.
Vou colocar as fotos em sequência e depois as dúvidas.
Foto 1 - Frente
Foto 2 - Distribuição dos galhos
Foto 3 - Base tronco
Foto 4 - 1º galho da esquerda
Foto 5 - Galhos na mesma altura
Foto 6 - Galhos ápice
Na Foto 3 eu tentei dar uma limpada por cima do substrato pra tentar mostrar um pouco do "nebari". Fiquei com receio de tirar muito e acabar deixando as raízes pra fora e comprometer a planta.
Na Foto 4 da pra ver que no primeiro galho que sai para a esquerda já tem alguns outros saindo para os lados. Eu queria saber se devo deixá-los, tirá-los ou apenas diminuir o tamanho deles.
Na Foto 5 podem ver que o galho que seguro com meu dedão sai para a esquerda e oq está entre meu indicador, sai para traz. Teria problema de deixar os dois, já que saem na mesma altura? Ou somente devemos tirar os galhos de mesma altura que saem em lados opostos, tais como direita e esquerda?
Na Foto 6 é a mesma coisa, o galho que está mais alto, é um broto que sai para traz e o outro sai para a direita. Posso deixar os dois ou devo retirar 1?
Ahhh, outra dúvida é em relação a pasta cicatrizante. Ouço falar em vários tópicos sobre usar creme dental pra ajudar na cicatrização de cortes em geral nas plantas. É comprovado a eficácia dela? Ou é mais uma lorota!?
Antes das fotos fiz várias podas, a maioria de galhos que saiam na mesma altura, mas mantive esses que servirão pra tirar minhas dúvidas. Depois que vcs me ajudarem, vou aramar e direcionar melhor os galhos.
Abraços! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 2:06 am Assunto: |
|
|
Gui,
1 - o substrato parece adequado, mas se fosse minha, eu a colocaria num escorredor. Com mais espaço para crescer e respirar, as raízes darão outro vigor à planta. A impressão que eu tenho é a de que o tronco não é muito mais grosso que um lápis...
2 - Aproveitaria que a planta ainda é nova para dar um pouco mais de sinuosidade no tronco...
3 - Nesta fase de crescimento seria aconselhável que o nebari fique todo coberto pelo substrato. Dessa forma as raízes se desenvolvem mais...
4 - A pasta de dentes é apenas bactericida. Já a pasta cicatrizante também é fungicida. Além disso a pasta mantém a ferida coberta. Eu uso a pasta de dentes nas minhas mudas, mas não fica legal; ela vai literalmente por água abaixo depois de umas regas ou de uma chuva...
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:20 am Assunto: |
|
|
Gui,
além das recomendações do Edson te daria outra coisa para trabalhar. Sua planta está sem profundidade. Todos os galhos estão para os lados e nenhum para trás. Isto não fica nada bom. Colocando ela no escorredor mamadeira poderia trabalhar melhor os galhos e desfazer os galhos dentro da curva como estão, já que no caso da sua planta não combinam e se mostram errados. A maior sinuosidade do tronco vai valorizar muito sua planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|
Gui Lopes,
Além das recomendações dadas, eu te aconselho dar uma limpada com sabão neutro nas folhas e galhos dessa planta, pois me parece que está infestada de cochonilhas.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 10:44 am Assunto: |
|
|
Edson, minhas acerolas tem respondido bem ao substrato. Eu estarei colocando-a no escorredor logo que tirar as dúvidas em relação aos galhos. Ela tem a espessura de 2cm mas pela foto realmente parece mais fina. Mesmo assim ela CONCERTEZA ainda está bem novinha, e estou doido pra colocá-la no escorredor e deixá-la lá para virar "gente grande".
Obrigado pelas dias, e concerteza ajudou mto!!!
darkaso, por falta de atenção eu só fui perceber que aqueles galhos estão dentro da curva, depois de tirar as fotos e parar pra analizar. Será que aproveitando para dar uma movimentação melhor no tronco (sinuosidade) eu consigo aproveitar para colocar esses galhos para fora da curva, ou seria melhor retirá-los e esperar novas brotações? Em relação à profundidade como eu citei nas fotos 5 e 6, tenho 2 galhos que poderia aproveitar para jogar de fundo, mas eles nascem na mesma altura de galhos que saem para a esquerda, cada um respectivo à sua posição. Tu acha que poderia usá-los, ou não seria adequado?
Valeu!!!
Sergivaldo, eu acho que você está se referindo aos pontinhos brancos que aparecem em quase todas as fotos, debaixo nas folhas não é? Se for, é que eu tinha acabado de lavá-la, e os pontinhos são as gotas d'água que ficaram lá na hora que tirei as fotos. Mas obrigado pela atenção, depois do recado fui checar por desencargo de consciência e felizmente não tinha nada nas outras tbm!  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 11:49 am Assunto: |
|
|
Oi Gui,
quando aramar, faça também torções no tronco para posicionar o 3º galho para tras... daí pra cima vai deixando os galhos para todas as direções em volta do tronco
Quanto a pergunta da foto 4, estes são os galhos secundários, pode eles mais curtos... daí nascem os terciários e você forma um lindo galho:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|