FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
crisinha

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 5:54 pm    Assunto: Duvida Responder com citação

Oi gente,

Estou com uma dúvida.

Eu resolvi colocar meus bonsai no escorredor. Como alguns já leram, eu tinha transplantado no dia 30 de outubro. Tem problema por no escorredor? Acho que seria melhor para elas...

Outra coisa, colocando no escorredor, posso deixá-las no interior em um local com claridade e quando estiver com sol colocá-las no parapeito da janela (eu moro em apartamento)?

Há problema deixá-las pegando chuva e vento?

Elas estão da seguinte forma agora:

Jacaré:

Ficus:

Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Cris,

O escorredor não tem problema nenhum, mas é necessário que você compreenda o PORQUE de suas plantas estarem lá.

Primeiramente é necessário saber que o escorredor faz parte de um PROCESSO realizado com a intenção de acelerar o crescimento das plantas e dar ênfase a determinados aspectos como , por exemplo, o ´´engrossamento do caule/tronco´´.

Isso acontecerá no momento em que suas plantas crescerem um pouco mais e suas raízes saírem pela parte inferior do escorredor.

Nesse momento, você deve colocar uma bacia (também furada na parte inferior e lados) com substrato rico em matéria orgânica como húmus de minhoca.

Então, você coloca o escorredor em cima da bacia ligando as raízes com o substrato da bacia (mamadeira).

É o que chamamos de hiper-nutrição, o que explica o crescimento mais rápido.

Na parte superior você aduba normalmente a planta (depois de 45 dias de transplantada) com adubos orgânicos e químicos, na terra e nas folhas de acordo com o adubo.

Eu utilizo Torta de Mamona + Farinha de osso (Adubos orgânicos) no nício do mês e adubo em pó diluído em água (químico) no dia 15.

Na parte inferior você aduba com mais vigor e esses nutrientes são aproveitados de uma forma intensa pela plana (principalmente agora no verão), grando um Pré-bonsai com melhor estrutura de caule.

Outra característica dessa fase, é que você já deve ´´educar´´ seu pré-bonsai com arames e podas em direção ao ESTILO que você deseja seguir. (veja em http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html em ESTILOS DO BONSAI) .

Esse processo conhecido como MAMADEIRA pode durar de 1,2 a 5 anos dependendo do estágio em que sua plana se encontra.

Quando você perceber que já chegou ao seu objetivo com respeito a tamanho, forma, desenvolvimento de sua planta, então poderá envasá-la em um vaso de Bonsai definitivamente.

Considerando isso, acho ineressante você colocar seu Fícus mais na vertical (reto)...na foto ele apresenta uma inclinação, típica do estilo SHAKAN, mas se for esse estilo que você quiser seguir, tudo bem, embora não seja muito comum no Fícus.

O Jacaré ainda está pequeno, mas você já pode pensar em um estilo e, durante esse verão, podá-lo levemente para estimular o crescimento.

Quanto à claridade, o Jacaré exige mais sol diretamente e, como você deve ter um período limitado de sol, o ideal seria aproveitar ao máximo o período disponível tanto para o Fícus (que necessita de menos claridade) quanto para o jacaré (que necessia de mais claridade).

O sol somente ajudará o processo de crescimento.

Percebi que você tem uma ´´veneziana´´ de alumínio reclinável na frente do parapeito...isso pode atrapalhar a passagem de raios solares diretamente...o ideal é que o sol atinja diretamente suas plantas, embora a claridade também permita a incidência de raios UV.

Se você tem um outro lugar em que os raios do sol incidam diretamente será melhor!!

Chuva não há problema nenhum e vento, somente se for muito intenso é bom evitar.

Vale também lemrar que você deve regar quando perceber que a superfície da terra (substrato) estiver seca, pois rega em demasia pode estimular o crescimento de fungos e apodrecimento das raízes(embora o escorredor evite muito o encharcamento).

Sei que você terá mais dúvidas, mas não hesite em postá-las no Fórum.

Tem gente bem mais experiente que irá lhe ajudar bastante.

Desejo a você muito sucesso no cultivo de seus Bonsais!!.

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
crisinha

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

muito obrigada pelo esclarecimento!

estou mais tranquila agora. Eu achei mesmo que este processo (escorredor e mamadeira) eram melhor para ambos por estarem com caules finos.

A janela de onde tirei a foto não é a que elas ficaram este mês que eu as ganhei. Elas ficam na janela frontal, onde pegam o sol da manhã (a lateral realmente só tem claridade e é onde eu as protejo melhor e ficam minhas espadas de são jorge e santa barbara pq tem um prédio bem na frente e privacidade 0).

Eu vou dar um jeito delas ficarem mais próximas do sol!

Obrigada também sobre o esclarecimento dos estilos neste momento. O Ficus deve estar torto pela forma que coloquei ele no escorredor Embarassed vou verificar isso.

Qual o estilo para o jacaré? aliás, ele já tem estilo? Depois vou ver a materia que vc postou aqui e ver como faço.

Abraços e obrigada pelo apoio novamente
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cris,

No momento, seu Jacaré tende ao estilo FUKINAGASHI (varrido pelo vento)...mas precisaria inclinar um pouco mais os galhos para a direita e para baixo e inclinar levemente o tronco (se for o estilo que você pretende seguir).

No entanto, é um pouco cedo, você já deve decidir-se quanto ao estilo, mas deixá-lo crescer para ter ´´material´´ para trabalhar , entende?

Quanto mais desenvolvimento ele tiver agora, mais opções de estilo você terá no futuro.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Renan Muniz

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2008 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Oi ! meu nome é Renan e eu estou tentando cultivar bonsai,mais comecei a estudar o assunto a poukissimo tempo,pois estava no egito em curso !
quando chegei aki no Brasil conheci uma pssoa q cultiva no rio de janeiro !! mas agora estou no parana,e por aki nao sei de ninguem q possa me orientar,por isso me cadastrei neste site ! caso alguem como o Carlo Barreto,tenha paciencia para me ajudar agradeço desde ja !
na verdade, pelo q eu li em materias sobre bonsai axo q nao posso chamar as mudas que tenho nem de pré-bonsai pois nao tive a oportunidade de me matricular em algum curso q possa me fornecer as informaçoa de que eu preciso ! aplique as tecnicas basicas e ja coloquei-as em bandejas como c fossem bonsai ! (devo estar cometendo algum erro) Estou muuuito interresado em aprender a manusear essa arte ! Obrigado e ate o quanto antes melhor (rsrsrsrsrsr)

[/quote]
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2008 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Crisinha

Este modelo de escorredor que você escolheu não é o mais adequado, pois é pouco furado. Vai ter pouca aeração e poucos furos para passagem das raízes para a mamadeira. Aqueles modelos bem furados em todo o fundo e nas laterais é o melhor, para favorecer a aeração das raízes e a drenagem.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: