FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Com qual Começar?!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sobral

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 9:06 pm    Assunto: Com qual Começar?! Responder com citação

Olá pessoal!
Meu primeiro tópico.
Quero começar essa arte o qnto antes! Estou muito ansioso. Já li algumas apostilas para me interar no assunto. Gostaria de sujestoes para minhas primeiras mudas.. nao comprei ainda. Mas to louco pra decidir e ir comprar!
Gostaria de alguma que tivesse uma resposta rapida.. crescesse rapido, que tenha bastantes folhas miudinhas e um tronco grosso!
Prefiro bonsai pequenos.. uns 25 cm no max.
Abaixo segue as mudas q pretendo iniciar.. se tiverem outra sugestao, por favor:
-Caliandra
-Murta
-Pingo de ouro
-Juniperus

oque axam!?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sobral

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 9:11 pm    Assunto: detalhe Responder com citação

Gostaria das que se parecam mais rapido com bonsai.. pois vcs devem saber.. qndo a gente tá começando.. surgem muitas criticas das pessoas em volta.. dizendo q a planta nunca vai virar um bonsai ou coisas do tipo.. e isso acaba desanimando vc..

hj fui numa floricultura.. nao axei a murta bonita.. elas eram muito altas e tinha varios troncos em cada vaso.. nao sei se essas altas seriam melhores? (a vantagem eh q o tronco eh mais grosso, certo?)
eu poderei cortar o tronco pra ficar baixinha de volta?

outra coisa. vi os pezinhos de pingo de ouro. axei tao pequenininos.. como eles se paracerao como uma arvore?! eles vendiam em bacias.. com varios pes em casa saquinho de terra.

aguardo.!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Aloha Sobral!
Seja bem-vindo ao fórum e a arte do bonsai!

Cara primeiramente, após ter lido teu tópico, gostaria de te pedir calma.
Muita calma, um dos segredos para se ter um lindo bonsai é a paciência!
Seja qual espécie de bonsai a que vc comprar, ela não terá de uma hora para outra um tronco grosso e envelhecido. As folhas não vão ficar miúdas em um piscar de olhos. Florescimento e frutificação então, so depois de muito cuidado.
Não quero de forma alguma te desencantar com o bonsai, apenas alertá-lo, para que consiga melhores resultados.
A planta que vc quer com estas especificações, geralmente eh caro, pois é um bonsai pronto.
Geralmente, começa-se com mudas ou pré-bonsais, o que é bem interessante, pois vc vai se aperfeiçoando junto com a planta, aprendendo com ela. E assim não corre o risco de perder uma planta q te custou muito caro.

Você poderia pensar na possibilidade de um ficus, que não é uma espécie que exige tanta experiência.
Aqui no site e no www.bonsaikai.com.br vc ira encontrar um guia de cuidados por espécie, você pode ler especificações de cada planta e ver a que vc prefere.
Mais tarde quando vc comprar a sua planta leia o tópico abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

é uma tecnica de cultivo interessante e que vai acelerar o desenvolvimento das tuas mudas.
E outra dica valiosa leia td que vc encontrar sobre bonsai, seja no forum em revistas ou qualquer outra parte do site, a cada leitura vc vai ter um novo aprendizado

No mais parabéns pela decisão de entrar para a arte do bonsai e conte cmg para ajudá-lo!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Sobral

Vi na sua apresentação no QUEM SOU EU que você reside em Blumenau. Neste clima você poderá ter praticamente qualquer espécie, mas para começar eu indicaria Ficus, Ligustro e Serissa, que têm crescimento rápido. As espécies que você citou, Caliandra, Murta, Pingo de ouro e Juniperus, não são as melhores para iniciar, pois têm crescimento mais lento, ou são menos resistentes, ou necessitam de alguns cuidados mais específicos.

Uma outra espécie que poderia ser transformada em bonsai mais rapidamente, se a escolha do exemplar for adequada, é a eugênia (Eugenia sprengellii), pois tem folhas muito pequenas e enche rapidamente a copa. Mas a estilização não seria muito fácil para iniciar.

Minha sugestão:
1) visite um viveiro de plantas e escolha um Ficus com um belo tronco, já bem desenvolvido;
2) mostre algumas fotos dele aqui no Fórum, para que todos possam dar sugestões de poda e estilização;
3) adquira também algumas mudas menores, como serissa ou ligustro, para ir treinando a paciência enquanto espera o Ficus se recuperar da poda drástica;
4) intercale o trabalho com as plantas com muita leitura, na internet (como neste Fórum) e em revistas e livros.

Seja bem vindo e boa escolha de material!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
tmiziara

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 3:08 am    Assunto: Responder com citação

comecei na arte do bonsai faz 1 mes e poko...e estou com mudas apenas....1 de ficus..1 de tuia ana..e 1 de tuia jacare...e estao bem sadias
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: