|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fernandobulha
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 2:47 pm Assunto: pinçamento de ximpaku |
|
|
Olá amigos
possuo um ximpaku o qual troquei o substrato no final do inverno. ele vem se apresentando otimamente bem e vem apresentando novos brotamentos foliares.
gostaria de saber se posso pinçá-lo mesmo com pouco tempo de troca de substrato.
um grande abraço a todos. _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 6:49 pm Assunto: |
|
|
Fernando, deixa crescer agora. Deixe para fazer a pinçagem depois do início das brotações de primavera, assim você densifica ele no momento em que cresce mais forte... Vai ficar um pouco cabeludo, talvez, mas depois você estrutura ele. Enquanto a planta está em formação, não precisa ficar sempre direitinha, podadinha, porque isso enfraquece e acaba retardando o crescimento. Os japoneses vivem dizendo que os ocidentais mexem demais nas plantas. Eles também fazem isso, mas só no tempo certo. E esse tempo é quando a planta está em crescimento muito forte (pimavera). Se você pinçar agora, vai retardar o acúmulo de reservas para o próximo inverno...
Eu perdi o meu porque quis fazer muito no mesmo ano... Depois li uma matéria em que os caras trabalhavam uma coisa de cada vez, uma coisa por ano: transplante num ano, aramação no outro e poda mais drástica (de estrutura) no terceiro... Shimpaku é assim mesmo. No filme do Shinji Suzuki eles falam que é uma planta que apenas os mestres podem trabalhar... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 7:28 pm Assunto: |
|
|
pedrotv escreveu: | Eu perdi o meu porque quis fazer muito no mesmo ano... Depois li uma matéria em que os caras trabalhavam uma coisa de cada vez, uma coisa por ano: transplante num ano, aramação no outro e poda mais drástica (de estrutura) no terceiro... Shimpaku é assim mesmo. |
Pedro
Concordo plenamente, não é que não se possa proceder a duas intervenções na mesma altura, porque pode e a maioria das pessoas cá fazem-no e não morrem (na generalidade), mas acredito que não vale a pela esticar a corda ...porque cada caso é um caso.
É uma excelente espécie para trabalhar, e pessoalmente é das que mais gosto de mexer, também talvez por isso me tenha dado alguns desgostos...agora parece-me que acertei o passo.
Eu transplantei o meu este mês, porque tinha mesmo que ser devido a um vaso mal escolhido, mas pelo sim e pelo não, retirei-lhe alguns dos arames que tinha...para o libertar um pouco no proximo crescimento.
Fernando
Como bem refere o Pedro, o que havia a ser feito já foi...agora é tempo de convalescença...recuperar as raizes, coisa que por acaso especificou como estavam e o que cortou.
Brotação nem sempre são indicios de recuperação, mas como também de aflição...por vezes é o instinto de sobrevivência/o ultimo fôlego, por isso nada de precipitações com novas intervenções...é preciso calma.
Além de que o Junipero chinensis sendo uma Sabina, quando exposto a algum tipo de agressão, depressa se faz notar na próxima rebentação, com crescimento em forma de espinhos e não de escamas como seria desejável/de esperar...isso já é indicador de uma agressão e só vai/irá desaparecer com o tempo...quando ela sentir que está ultrapassado o problema, ou seja, normalmente no ano seguinte
Também é bom juntar as pontas das escamas velhas do próprio junipero ou de outros e adiciona-la ao substrato....assim como algumas ectomicorrizas no caso do solo antigo não as possuir.
Boa sorte.
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fernandobulha
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 3:45 pm Assunto: |
|
|
Amigos, Pedro e Antônio , muito obrigado pelas informações, prometo ser um pouquinho mais oriental e deixar de lado esse pensamento ocidental de querer tudo muito rápido.rs
meu ximpaku ficará longr dos meus de dos e se tudo correr bem esse ano, na próxima primavera poderei trabalhá-lo melhor.
abraços _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|