FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 9:01 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Bom galera, ganhei esse Ficus, não sei ao certo sua espécie, mas acredito ser um F. benjamina e a umas 3 semanas tomei coragem para mexer nele, juntamente com mais 2 amigos.

Ele veio plantado num balde, infelizmente não tenho fotos de antes do trabalho, uma pena! Mas ele tinha uns tocos sem nenhuma ramificação onde agora se encontram essas cicatrizes e algumas protuberâncias q tiveram q ser retiradas.

Usei como substrato cascalho de rio, terra preta e uma terra menos orgânica, na proporção de 5:2:3.

Espero q opinem sobre o que foi feito até agora, se devo ou não deixar esses galhos q deixei, ou se corto mais alguma coisa, como por exemplo essa raiz q sai da lateral direita, ou o galho q sai pra frente do observador (que eu sei q é errado, mas não sabia se era hora de retirar), enfim tudo o que vir de vcs é será muito bem recebido.

Medidas da planta:
3,5cm de diâmetro;
11cm de espessura na base;
18cm até os primeiros galhos e
36 cm da base ao topo.

Suposta frente:
By futricorsz, shot with DSC-P93 at 2008-02-11[/img]

Lateral direita:

Lateral esquerda:

Detalhe da base:

Detalhe da secreção q escorre apesar da aplicação da pasta cicatrizante:

Gostaria de saber se isso é normal??

Espero q opinem e me dêem sugestõs sobre a espécie também, quanto a adubação melhor época para podas e etc.

Agradeço a todos!
Um abraço,
Rodrigo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo o movimento do tronco é bem interessante , agora é deixar crescer a brotação para ver o que fazer

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

acredito que você fez um bom trabalho!
Sendo um ficus benjamina é bom deixar alguma folhagem... eu aproveitaria para retirar esta raíz que destoa do conjunto Wink
O "sangramento" de seiva é até normal, mas não por muito tempo. Qual a pasta cicatrizante utilizada?

Espere as novas brotações e não deixe de nos mostrar a evolução Very Happy

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Joel,
obrigado, também gosto muito do tronco desta planta!!

Alexandre,
fiquei sabendo dessa pecuaridade desta espécie esses dias lendo um tópico aqui no fórum, mas já havia feito e trabalho nela. Porém, ela está se comportando muito bem em sua recuperação!

A pasta cicatrizante eu nao sei o nome, mas não é caseira, utilizei uma de um colega meu q comprou pela internet, mas me parece q é composta de massinha (aquelas de modelar de criança), algum tipo de granulado (que deve ser um bactericida) e mais alguns componentes. Será q ela pode influenciar negativamente, se não for de boa qualidade?

E a raíz eu já havia pensado em retirar durante o trabalho, mas como tinha feito muitas incisões, preferi não retirá-la, até porque acredito eu q ela pode atuar como um galho de sacrifício no engrossamento do tronco. Estou certo?? Retiro ou não?? Vale lembrar q esta planta nunca recebeu nehum tipo de adubo, portanto creio eu, q ao iniciar a adubação da planta daqui a 45 dias, ela deve se desenvolver bem ainda!

Aproveitando a viagem gostaria de alguns conselhos no período e no tipo de adubo q devo utilizar para esta espécie!!

Agradeço à todos
Um abraço,
Rodrigo
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo é um prazer falar com você afinal moramos bem perto, pois resido em Colatina umas duas horas de Vitória, não sabia que tinha alguém da capital que cuida de bonsai. Bem olha só eu tenho quatro benjamina e utilizo como adubo torta de mamona, farinha de osso e galinaça. Entre no site www.bonsaikai.com.br vai até o link guia de cuidados que tem uma agenda anual de adubação. Eu sigo essa tabela e nunca tive problemas com nenhuma espécie. Até mais.
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Muito tempo sem postar...segue a evolução

Partindo do suposto que as espécies de Ficus desenvolvem rápido, essa minha planta não teve seu crescimento muito acelerado. Porém, vale lembrar que eu normalmente não uso nenhum tipo de adubo, mas esse paradigma já esta sendo quebrado dentro de mim.

Desta forma o desenvolvimento e a nutrição desta planta até agora foi pura e simplesmente através do solo+água+luz

Neste estágio ela se encontra em período de mudança...hehehe...logo mais pretendo trabalhá-la e gostaria de adquirir opiniões diversas.

obs: a raíz exposta vai sair neste trabalho viu pessoal?! Como sugerido pelo Alexandre.

Em 2009
[url]

Uploaded with ImageShack.us[/url]

Out 2010
[url]

fundo preto
[url]

Opinem a vontade
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos Castilho escreveu:
Olá Rodrigo é um prazer falar com você afinal moramos bem perto, pois resido em Colatina umas duas horas de Vitória, não sabia que tinha alguém da capital que cuida de bonsai. Bem olha só eu tenho quatro benjamina e utilizo como adubo torta de mamona, farinha de osso e galinaça. Entre no site www.bonsaikai.com.br vai até o link guia de cuidados que tem uma agenda anual de adubação. Eu sigo essa tabela e nunca tive problemas com nenhuma espécie. Até mais.

Fala,cara,eu tbm so de colatina ! dificil encontrar investimento em bonsai por aqui hem !
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Está se desenvolvendo bem. Na segunda foto no início do tópico parece ter uma sinuosidade mais interessante. Será que não consegue deixá-la como frente do seu bonsai? poste uma foto deste ângulo se puder.
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Nikkei,

o estilo pretendido no começo era um Moyogi, para eu fazer essa modificação na planta teria que começar do zero, pois os galhos já foram direcionados para tal.

De qualquer forma obrigado!!

Semana passada adquiri umas ferramentas pela net e estou esperando chegar para começar os trabalhos!! Ihaaaaa

Continuem dando seus palpites
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

iaew fih,

acho q vc poderia juntar essa raiz ao tronco da planta fazendo pequenas cortes com uma serrinha nas linhas vermelhas dentro da elipse;

acho tb que vc esta contando com um galho muito baixo pra ser o 1º, não creio que ele precise sair do desenho agora, mas projete seu bonsai de forma a não contar com ele deixando que ele fique apenas pra engrossar a planta como um galho de sacrificil.

t+

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Filipe, esse primeiro galho me incomoda tb!! Apesar de achar que a planta deve subir mais um pouco na hora do reenvase para um vaso definitivo. Mais o problema mesmo é que se vc reparar eu não tenho nenhuma brotação do lado esquerdo da planta.

Será que eu tento alguma das técnicas para estimular a brotação daquele lado?? Enxerto, corte (para romper a circulação da seiva e estimular uma brotação abaixo do corte)...se alguem tiver algum palpite, por favor...

E a raíz eu pretendia tirá-la mesmo e tentar aproveitar ela para fazer aqueles bonsai a partir de raiz que o EBREO apresentava aqui no fórum anos atrás, com a técnica da garrafa pet! Embora, sua idéia não seja de todo ruim, até porque seria a formação do nebari que o lado direito é deficiente. Mas para isso só no reemplante para analisar melhor.

Outra dúvida seria passar ela para um vaso de treinamento ou mantê-la em um escorredor trocando o substrato (pois acredito que já esta pobre em nutrientes). Isso porque infelizmente nao disponho de espaço para fazer a mamadeira que seria o ideal!!

AJUDEMMM!!

Abraços

obs:Filipe semana passada comprei um kit de ferramentas que deve chegar na semana que vem...poderíamos marcar de se juntar para trabalhar algumas plantas e estreiar o novo material...heheheh
MAS SEM VIRAR LENDA!!!! kkkk
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

de fato eu não havia reparado isso que vc mencionou, mas tem aspectos que agente pode relevar desde que seja feito da maneira mais natural possivel, não da pra ficar bitolado nas regras de estilização, quem me ensinou a enxergar sob essa otica foi alexandre em um topico que fui postando a evolução de um ficus beujamina.
uma das coisas que daria pra relevar nesse caso é essa altura do 1º galho, talvez não aramando eles para baixo e sim levemente pra cima, vc consegue fazer com que a altura da 1ª massa folhar fique no 1º terço da planta sem que o galho sai nessa altura.
quanto a raiz, acho q melhoraria não só o nebari mas tb a conicidade do tronco, por conta disso sugeri junta-la a planta.

acho q o substrato do escorredor esta pobre em termos de materia organica, e ficus se amaarra em materia oorganica. esse substrato estaria satisfatorio se vc estivese usando mamadeira mas nesse caso acho q seria mais eficiente planta-la em um vaso(quanto maior melhor)

A LENDA DO ENCONTRO DE BOSAISTAS CAPIXABAS!
HAUSHUAS
NOSSO GRUPO AGORA TEM NOME....
a LENDA!
HAUSHUSA

tenho ido a casa de um e de outro aqui, podei um ficus retusa na casa de WERLON fds passado, ele mora aqui perto de casa, da esquerda pra direita, eu, Wildis e Werlon;

mas da uma olhada em algumas plantas dele:
Eu, batendo a foto, Alessandro de costas e Estevan podando a caliandra vinda da regina suzuki que ganhou de alessandro;

não tenho fotos das plantas de Estevam, Alessandro e Wildis, mas de Werlon gostaria de postar algumas q eu acheu bem bacana;
Ficus Boni

casuarina e a tecnica parecida com a do GERALDO INOCÊNCIO pra formar a copa;

Pinheiro negro, rapah juntou eu e outro tesolra nervosa do lado dessa planta, vc tinha q ver o desespero de werlon! haushushsauh

e um presentinho que werlon me deu;

faltaram fotos de romulo, acho q eu tenho aqui mas não estão no meu orkut....

divargazinho to juntando a galera, vamo bota fé ai que sai!

abração rodrigo..
t+

abração pessoal

Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2010 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Então Filipe,

quanto ao fato de seguir a risca as "regras de estilização" não precisa se preocupar, pois sinceramente não sou muito fiel a elas. Eu prefiro seguir o que a planta me mostra mesmo, pra vc ter idéia como já mencionado por mim no tópico, nem adubo eu utilizava nas minhas plantas...adubo químico então jamais.

Morro de pena das plantinhas, colocar arame, podar demais, essas coisas, mas com a prática muita coisa vem mudando...hehehe tanto é que comprei as ferramentas para começar a trabalhá-las de fato!

Com relação a raíz, vou tentar mantê-la e juntá-la ao tronco como proposto por você, já visualizei ela ali...certamente melhoraria a conicidade da planta!
Vou utilizar a técnica do Geraldo Inocêncio, que ao invés de cortar a parte debaixo do "suvaco", corta-se a parte de cima e assim encostando a raíz ao tronco!

O vaso eu tenho um grande de cimento e acho q vou utilizá-lo!

Me amarrei no "encontro" de vocês, confesso que eu nao sabia que tinha gente com bons materiais trabalhando com bonsai aqui em Vix! Show de bola!

Quando minhas ferramentas chegarem eu entro em contato com você pra gente marcar esse encontro ae...auauahuah

Abraços parceiro
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Zanchetta

Citação:
com relação a raíz, vou tentar mantê-la e juntá-la ao tronco como proposto por você, já visualizei ela ali...certamente melhoraria a conicidade da planta!
Vou utilizar a técnica do Geraldo Inocêncio, que ao invés de cortar a parte debaixo do "suvaco", corta-se a parte de cima e assim encostando a raíz ao tronco!

conheço só esse metodo que eu sugeri ai mesmo, testado e aprovado por mim mesmo.

pode deixar que vou quardar um bom material pra gente podar ai nesse "encontro"

abraços brother

t+

abração pessoal

João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Também quero em, e você está me devendo um contato para levar as mudasd de cajá-manga.
Aliás, você e o Filipe.
rs....
Té mais.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: