| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
william bernardi
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 11:31 am Assunto: Ficus (iniciante) |
|
|
Bom dia senhores, então, venho aqui expor meu humilde bonsai, adquirido em POA - RS. Peguei ele ontem, e ja li muito sobre assunto(sei que nunca é o suficiente), mas estou com mtas duvidas e medo de começar fazendo bobagem(rapaz virgem hehehe), sei que o vaso é de plastico e devo trocar em breve, mas primeiro vamos as fotos:
Aqui uma visão ampla do pequeno, e ae ja surgem as duvidas:
E normal esse morro acima da borda do vaso? pois em todas fotos que vejo a borda é plana, a não ser nos bonsais de rocha.
Esse limo é normal? posso ficar tranquilo? o que isso pode prejudicar?
Sei que devo tocar a tesoura nele, mas estou com mto medo, nao sei por onde começar e nem consigo imaginar o desenho apropriado para ele.
Algumas raizes(tipo cipó) saem do alto como podemos observar nessa foto, o que eu faço? toco a tesoura ou por se tratar de um ficus é normal e devo deixar? (eu até acho bem legal)
Visto pelo lado direito
Visto pelo lado esquerdo
O que faço com essa raiz que quer sair do vaso? toco a poda nela sem dó? devo usar o selador na raiz correto?
Visão superior da copa, se olharem com atenção vão ver manchas brancas nas folhas, acredito que seja cal, mas moro em apartamento, e desconhecia a existencia de cal na agua, li que era bom borrifar as folhas, principalmente de ficus, mas li tmb que se a agua for impura é melhor nao o fazer, o que vcs acham?
Devo mexer no substrato?
Tem alguma coisa errada nesse setor?
Toco a poda nessa raiz que esta tentando escapar?
Nesse link você pode encontrar mais fotos http://josewsb.chinelada.com/bonsai/
Tenham paciencia com minhas duvidas, aprendo bem rapido a coisa, so preciso da opinião de alguem que tenha visão
Por favor, digam tudo que vocês fariam caso o bonsai fosse de vocês. OBRIGADO |
|
|
 |
william bernardi
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 7:16 pm Assunto: |
|
|
Acho que postei no lugar errado, me desculpem, se alguem puder por favor remover o topico para o Iniciantes seria muito grato, obrigado
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 8:04 pm Assunto: |
|
|
Wilian, vc postou no lugar certo, muitos iniciantes como nós, postam aqui.
Primeiramente vc deve colocar esta planta em um escorredor, ou em um vaso maior, para n perder esta raíz que está escapando, para fortalecer este nebari (raízes externas) que por sinal está muito bom.
Vc pode podar os ramos q estão se cruzando, ou selecione os q n farão falta à planta e os descarte, vc tem bastante e pode deixar ele bem legal, cuidado para n pelar demais, eleja os importantes, como vc já deve ter lido, a estrutura da planta é muito importante, se cortar demora à se refazer.
Aquele morrinho e a raiz saindo, é pq essa planta deve estar cheio de raízes abaixo deste barro que ela vem, por isso deve-se transplantar o mais rápido possível, mesmo sendo sua planta uma guerreira nata.
Ao proceder o transplante, n tire nenhuma raíz, deixe crescer livre e ficar forte, com os galhos finos engrossando em um escorredor, para isso vc terá q aramar, mais tarde, para q a estrutura desejada, chegue ao seu objetivo.
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:51 pm Assunto: |
|
|
Wilian este ficus provavelmente ja deve estar tomado de raizes parece que esta a muito tempo neste vaso , eu colocaria num vaso maior , pois ele ja está com o tronco bem calibroso.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
william bernardi
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 11:32 pm Assunto: |
|
|
Joel e Fabiano, muito obrigado pelos toques, valeu mesmo, hj ganhei mais 2 bonsais, uma romã e uma pitanga, a roma esta com quase 10 anos e a pitanga esta com 9, mas estao a 2 anos ou mais sem receber fert e sem ser transplantadas, a roma esta com algumas flores, e ja esta criando alguns frutos, sera que devo cortar as flores e os frutos? como pode ela nao estar recebendo fert a mais de 2 anos, estar viva, e ainda dar frutos e flores? minha nossa.
Acho que vou pegar esses 3 bonsais(to feliz, ontem nao tinha nenhum) e tocar na mamadeira =] (posso botar os 3 em uma bacia gigante ou em função de terem necessidades diferentes nao convem?).
Toquei uma poda no ficus, cortei muitas das folhas, e muitos galhos, amanha ja posto fotos do resultado. Estou lendo muito, mas não para de surgir materias para ler, ainda tenho muitas duvidas sobre aramação e podas e tudo mais, gostaria de receber um apoio do pessoal aqui de Porto Alegre tmb, se alguem com certa experiencia quiser dar umas dicas pessoalmente ficarei muito grato, e por favor Joel e Fabiano, continuem me apoiando =D muito obrigado novamente. Abraços |
|
|
 |
|