|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
suhzks
Registrado: 09/01/08 Mensagens: 44 Localização: Guarapuava - Pr
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:08 pm Assunto: Futuro Bonsai.... |
|
|
Olá gostaria da opinião sobre essa plantinha de Laranjeira vir a ser um futuro Bonsai.
TRONCO MEDINDO LARGURA 0,46cm e ALTURA 19 cm
GALHO MAIOR ACIMA DO FRUTO MEDINDO 32 cm A PARTIR DO TRONCO
BONSAI LARANJEIRA COM UM FRUTO
E O QUE MAIS POSSO FAZER PARA MELHORAR A ESTÉTICA??
Obrigada.
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:37 pm Assunto: |
|
|
Olá! Acho que uma desfolha seria interessante, isso iria fazer brotar folhas menores, deixando sua laranjeira com mais cara de bonsai! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 9:24 am Assunto: |
|
|
Sueli
Pelo fruto, acredito que se trata de uma tangerineira.
A dica de Muba está correta, mas não é o momento adequado para uma desfolha, pois além de ser verão pleno, a planta não parece bem. As poucas folhas que tem parecem murchas. Isso pode ser o resultado da compactação do substrato ou da falta de sol.
Seria salutar transplantar para um vaso maior, com substrato muito drenante, e começar a expor ao sol depois de 15 dias. Depois de 45 dias do transplante, iniciar adubação. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 3:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Ferreira.
Vc parece q tem um olho clínico, realmente qdo tirei as fotos as folhas estavam um pouco murchas, mas agora já se reergueram, acho q a água não estava sendo suficiente.
Mas vou seguir seu conselho, trocar de vaso, e de colocar novo substrato. Qto ao fruto vou esperar um pouco mais para saber se é mesmo tangerina, creio q tem grande possibilidade de ser.
Mas a minha dúvida ainda é em relação à estética desta planta, pois os galhos q saem do tronco, para mim parecem q estão muito desproporcional com o mesmo. Que me dizes??
Abraço.
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 3:02 pm Assunto: |
|
|
Obrigada pela dica Muba, quanto a desfolha.
Abraço
Su _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 6:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Sueli!
Complementando o que o meu amigo Ferreira colocou, na nossa região, Curitiba/Guarapuava, em Junho (pleno inverno) é época de poda de cítricos. Para adensar a ramificação é só podar todos os galhinhos, deixando sempre uma gema antes do corte. Nova gemas latente, no tronco, aparecerão e brotarão.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:53 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Olá Sueli!
Caro Elio
Q bom encontrar alguém de minha região , .
Deixe ver se entendi, vc diz q deve se fazer a poda deixando uma gema antes do corte, isso quer dizer q o galho ficará bem pequenino???? É isso??
Outra coisa, dia 28/02 estarei aí em Ctba, então pensei na possibilidade de vc verificar p/ mim onde posso encontrar o adubo Osmocote, pois aqui em Gpuava, está sendo "proibida" a venda do mesmo, eles alegam q o IBAMA está tentando controlar esta comercialização, p/ ver se diminui a disseminação de plantas exóticas, onde é usado muito este adubo.
Abraços
Sueli
Complementando o que o meu amigo Ferreira colocou, na nossa região, Curitiba/Guarapuava, em Junho (pleno inverno) é época de poda de cítricos. Para adensar a ramificação é só podar todos os galhinhos, deixando sempre uma gema antes do corte. Nova gemas latente, no tronco, aparecerão e brotarão.
Abraço |
_________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 10:55 am Assunto: |
|
|
Desculpe a falha. Agora vai.
Caro Elio
Q bom encontrar alguém de minha região , .
Deixe ver se entendi, vc diz q deve se fazer a poda deixando uma gema antes do corte, isso quer dizer q o galho ficará bem pequenino???? É isso??
Outra coisa, dia 28/02 estarei aí em Ctba, então pensei na possibilidade de vc verificar p/ mim onde posso encontrar o adubo Osmocote, pois aqui em Gpuava, está sendo "proibida" a venda do mesmo, eles alegam q o IBAMA está tentando controlar esta comercialização, p/ ver se diminui a disseminação de plantas exóticas, onde é usado muito este adubo.
Abraços
(Emmanuel) |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Ter Fev 12, 2008 11:42 am Assunto: |
|
|
Elio
Q vergonha
Peço desculpas a ti e mais alguem q tenha lido este tópico.
Depois de enviar minha citação, percebi q cometi um engano, onde eu escrevi sobre o Osmocote, leia-se ENRAIZADOR, acontece q qdo eu fui na loja, o osmocote estava em falta, aí na hora de digitar sobre o enraizador eu o confundi, desculpas pessoal. É o ENRAIZADOR q está "proibido".
Obrigada pela atençao.
(Emmanuel) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 6:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Sueli!
Por partes!
A poda é isso mesmo. deixe os galhos curtinhos. Só pode em Junho.
Tanto o enraizador (eu uso o Biofert Raiz) como o Osmocote você pode encontrar na loja O Bonsai (que é a sede também da APB-Assoc.Paranaense de Bonsai) à Av. Manoel Ribas, 3640 - Bairro Sta. Felicidade - Curitiba/PR.
Fale com o Marcos que é o gerente.
Quanto ao "erro" não tem porque se desculpar!!
O que está me causando estranheza é a proibição de enraizador!!
Alguém sabe se em mais algum lugar isso está acontecendo::
Abraços _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 4:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio.
O endereço q vc me passou da loja em Santa Felicidade, vc poderia me dar um ponto de referência, próximo de algo conhecido, um restaurante talvez.
Obrigada.
(Emmanuel) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 10:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Sueli!
Fica mais ou menos uns 800 m depois do portal de Santa Felicidade, do lado direito, em frente a uma floricultura.
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio.
Fica no sentido de quem vai pro Madalozzo, e a loja abre no sábado até q horas?
Obrigada.
(Emmanuel) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 11:46 pm Assunto: |
|
|
Isso! Sentido Madalozzo e fica aberto até às 16:00.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|