|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diêgo Vasconcelos
Registrado: 13/02/08 Idade: 42 Mensagens: 98 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 7:28 pm Assunto: Ajuda p/ começar trabalho c/ Serissa |
|
|
Olá Pessoal
Desde criança aprecio a arte mas só a algum tempo decide tentar. Tenho acompanhado o fórum e lido bastante. Comecei com uma mudinha já tem 5 meses de um junípero. Ela tem sido a cobaia para tudo que aprendo. Já transplantei para um escorredor e comecei a dar forma com aramação. Porém, ainda vou ter q esperar muito para desenvolver o tronco e os galhos. Paciência né? Isso eu também estou aprendendo.. hehehe
Não satisfeito, consegui um Yamadori de um buchinho em uma chácara de minha família. Retirei da terra e transplantei para um vaso maior fazendo poda de raíz e desfolhando. Este já está com o tronco bem desenvolvido. Vou esperar que se recupere para na época mais correta começar podas mais drásticas afim de abaixar a copa.
Ainda não satisfeito, fiz minha última aquisição. Esta foi em uma casa especializada no ramo aqui em Belo Horizonte. Trata-se de uma serissa.
O tronco tem 4 cm de diâmetro e a altura aproximada é de 25 cm.
Seguem algumas fotos dela:
Antes de começar a trabalhar com esta planta, gostaria da opinião dos mais experientes. Eu ainda não fiz nada, está da forma que retirei do viveiro. Só defini a frente, que é a das fotos, porém, estou aberto a críticas. Gostaria de opiniões para o vaso, formato da copa (estilo) etc...
Qualquer coisa é bem vindo.
Agradeço desde já.  _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 9:28 am Assunto: |
|
|
Oi Diêgo,
pelo jeito o "vírus" do bonsai pegou você não se preocupe, o remédio é paciência mesmo e ele só faz o bem
Tua serissa tem uma tendência pra hokidashi (vassoura), mas dependendo do teu gosto pode ser estilizada para um moyogi (vertical informal) sem problemas... pra isso teria que podar vários galhos que saem do mesmo ponto elegendo um com mais curvas para ser a nova continuação do tronco
Um ponto que me parece negativo nesta planta é o corte bem na base, que deixa esta região um pouco mais fina que a parte de cima  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 12:44 pm Assunto: |
|
|
Oi Alexandre,
Agradeço muito sua ajuda. Pelo jeito eu fui infectado mesmo.
Pensando nestes dois estilos que você sugeriu, eu gostaria de tentar um moyogi.
Com relação ao problema da base no tronco, você teria alguma sugestão ?
A única coisa que me veio, seria mudar a frente. Isso ajudaria a amenizar o problema, mas pra quem olhar de outro ângulo, ainda veria. Tirei outra foto mudando a frente.
Seguindo sua outra dica para o estilo moyogi, fiz uma projeção dos galhos que podaria (em vermelho) e do galho que seria a continuação do tronco (azul). Desculpe a imagem, não ficou muito boa pois fiz no paint e sem muito tempo. Espero que passe a idéia pelo menos.
Agradeço novamente a ajuda e aguardo por mais sugestões. _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 3:05 pm Assunto: |
|
|
então diego vc tem uma muda de serissa muito boa ,acho que ela pede um estilo vassoura se fosse minha com certeza faria um hokidashi (vassoura) tenha paciencia que logo o alexandre faz uma projeção pra vc ai e só correr pra galera e com certeza vc tera um belo exemplar.
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 3:50 pm Assunto: |
|
|
Diego bela serrisa,se fosse minha tentaria o moyogi como voçe sugeriu na sua projeção.
abração _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 4:41 pm Assunto: |
|
|
Hokidashi ou moyogi, eu não mudaria a frente...
agora dá pra ver essa raíz "solta", então eu acho que dá pra prendé-la ao lado do tronco para sanar o problema mencionado
Como para o vassoura seriam poucas mudanças, vai aí uma visão minha do vertical informal:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Chará, esta muito bem encaminhas sua planta para a projeção do Alexandre , parabens.......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 6:23 pm Assunto: |
|
|
Mais uma vez o Alexandre nos mostra a força do "terceiro olho"... Cara, que visão é essa? Parabéns Alexandre pela projeção e Diego pela árvore. Um excelente material! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 8:10 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, PARABÉNS !!!
Estou sem palavras. Nunca teria esta visão. Gostei muito da projeção do moyogi e vou tentar seguir por ela. Assim que começar as podas eu posto aqui como está ficando.
Gostaria de agradecer também a todos que deram suas opiniões. Muito bom poder contar com a ajuda de vocês no início. Da mais confiança.
Valeu mesmo galera.
Abraço _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 11:23 pm Assunto: |
|
|
Diego , quem é que pode ter na tela do seu PC preojetos personalizados dos Mestre Alexandre. Isso é show , Ficou otima a projeção , tu ja tens uma linda planta. Vai em frete , não tem como errar.
Abraçso _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 11:28 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Obrigado pelos comentários, mas Joel, não chego, nem pretendo chegar aos pés de um "mestre"
O projeto pode parecer fácil, mas na realidade vale a paciência e observação da planta... cortes para cicatrizar e galhos bem estruturados demandam anos de trabalho e amor a arte  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 10:22 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
Comecei !! Confesso que, por ser minha primeira poda mais drástica, fiquei com o coração na mão com medo de fazer alguma besteira. Espero que não tenha feito nada muito errado.
Aí vai a foto de como ela ficou:
Agora vem as dúvidas.
Como na foto perdemos a profundidade, alguns galhos que pareciam estar saindo de um ponto, na verdade saiam de outro.
1ª - Na foto abaixo, coloquei o esquema do Alexandre e como ela ficou depois de podada. O ramo circulado de laranja na foto da esquerda que seria a continuação do primeiro galho, acabou sendo eliminado pois fazia parte do galho do fundo que teve de ser podado.
2ª - Os galhos do círculo em amarelo deveriam ter sido podados de acordo com o esquema, porém, se o fizesse, perderia os galhos abaixo que são a continuação do 2º galho.
3ª - A seta em vermelho na foto da direita, mostra que o tamanha desta continuação do tronco ficou bem maior do que a do esquema.
Bom. Isto foi o que minha pouquíssima experiência percebeu. Por favor, todas as críticas são bem vindas. Estou começando e quero muito aprender.
Agradeço a todos. _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 11:00 am Assunto: |
|
|
Diêgo Vasconcelos escreveu: | Alexandre,
Comecei !! Confesso que, por ser minha primeira poda mais drástica, fiquei com o coração na mão com medo de fazer alguma besteira. Espero que não tenha feito nada muito errado... |
Oi Diêgo,
não só um iniciante pode ter medo de começar um trabalho com podas severas isso é normal quando sabemos que estamos lidando com um ser vivo... mas positivamente noto que você tem iniciativa e certeza de onde quer chegar
Como comentei na última postagem, projetos podem levar tempo e paciência para transformarem-se em belos bonsai... porém essas são as principais características desta arte
Diêgo Vasconcelos escreveu: | Agora vem as dúvidas.
Como na foto perdemos a profundidade, alguns galhos que pareciam estar saindo de um ponto, na verdade saiam de outro.
1ª - ... O ramo circulado de laranja na foto da esquerda que seria a continuação do primeiro galho, acabou sendo eliminado pois fazia parte do galho do fundo que teve de ser podado.
2ª - Os galhos do círculo em amarelo deveriam ter sido podados de acordo com o esquema, porém, se o fizesse, perderia os galhos abaixo que são a continuação do 2º galho.
3ª - A seta em vermelho na foto da direita, mostra que o tamanha desta continuação do tronco ficou bem maior do que a do esquema.
Bom. Isto foi o que minha pouquíssima experiência percebeu. Por favor, todas as críticas são bem vindas. Estou começando e quero muito aprender. |
1ª - Este galho, assim como os outros, deverá ser reestruturado, então corte deixando somente as primeiras folhagens ou gemas. Com o tempo, as podas irão favorecer brotações mais próximas da base deste galho, para assim formar os galhos secundários e terciários...
2ª - Não precisa cortar todo o galho, somente a parte mais grossa logo acima dos primeiros galhos secundários...
3ª - Esse movimento do tronco pode terminar no ponto circulado em azul, da foto abaixo Quantos galhinhos tem ali???
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 7:53 pm Assunto: |
|
|
Alexandre
Agradeço as palavras e mais uma vez pela colaboração.
Com relação ao ponto que você citou, tem dois galhos bem pequenos que estão saindo da parte de trás do galho principal. Imaginei que um deles poderia ser o terceiro galho da árvore. Mas pode ser a continuação também do tronco.
Aproveitando pra tirar mais algumas dúvidas de iniciante:
Notei que algumas folhas já estão bem amareladas e caindo depois da poda. Tem algumas flores apontando. Seria melhor tirá-las para dar mais força as folhas nesse momento ou não tem nada a ver ?
É melhor esperar agora que ela se recupere pra fazer as outras podas ? Tenho medo de tirar a força e os galhos que serão usados acabarem secando.
Grato, _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 20, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
Diêgo,
então esses dois galhos podem ser um de profundidade e o outro a continuação do tronco
Pois é, deixa a planta crescer e se recuperar, porém as pontas dos galhos citados podem sim serem reduzidas.
Sua observação quanto as flores e/ou frutos está correta, podemos remové-los quando a intenção é o crescimento mais rápido da planta...
Não deixe de nos mostrar toda evolução ok  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|