FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda p/ começar trabalho c/ Serissa
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 7:28 pm    Assunto: Ajuda p/ começar trabalho c/ Serissa Responder com citação

Olá Pessoal

Desde criança aprecio a arte mas só a algum tempo decide tentar. Tenho acompanhado o fórum e lido bastante. Comecei com uma mudinha já tem 5 meses de um junípero. Ela tem sido a cobaia para tudo que aprendo. Já transplantei para um escorredor e comecei a dar forma com aramação. Porém, ainda vou ter q esperar muito para desenvolver o tronco e os galhos. Paciência né? Isso eu também estou aprendendo.. hehehe
Não satisfeito, consegui um Yamadori de um buchinho em uma chácara de minha família. Retirei da terra e transplantei para um vaso maior fazendo poda de raíz e desfolhando. Este já está com o tronco bem desenvolvido. Vou esperar que se recupere para na época mais correta começar podas mais drásticas afim de abaixar a copa.
Ainda não satisfeito, fiz minha última aquisição. Esta foi em uma casa especializada no ramo aqui em Belo Horizonte. Trata-se de uma serissa.
O tronco tem 4 cm de diâmetro e a altura aproximada é de 25 cm.
Seguem algumas fotos dela:

Antes de começar a trabalhar com esta planta, gostaria da opinião dos mais experientes. Eu ainda não fiz nada, está da forma que retirei do viveiro. Só defini a frente, que é a das fotos, porém, estou aberto a críticas. Gostaria de opiniões para o vaso, formato da copa (estilo) etc...
Qualquer coisa é bem vindo.
Agradeço desde já. Very Happy
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Oi Diêgo,

pelo jeito o "vírus" do bonsai pegou você Laughing não se preocupe, o remédio é paciência mesmo e ele só faz o bem Exclamation Laughing Laughing Laughing

Tua serissa tem uma tendência pra hokidashi (vassoura), mas dependendo do teu gosto pode ser estilizada para um moyogi (vertical informal) sem problemas... pra isso teria que podar vários galhos que saem do mesmo ponto elegendo um com mais curvas para ser a nova continuação do tronco Idea

Um ponto que me parece negativo nesta planta é o corte bem na base, que deixa esta região um pouco mais fina que a parte de cima Shocked

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Alexandre,

Agradeço muito sua ajuda. Pelo jeito eu fui infectado mesmo. Very Happy
Pensando nestes dois estilos que você sugeriu, eu gostaria de tentar um moyogi.
Com relação ao problema da base no tronco, você teria alguma sugestão ?
A única coisa que me veio, seria mudar a frente. Isso ajudaria a amenizar o problema, mas pra quem olhar de outro ângulo, ainda veria. Tirei outra foto mudando a frente.

Seguindo sua outra dica para o estilo moyogi, fiz uma projeção dos galhos que podaria (em vermelho) e do galho que seria a continuação do tronco (azul). Desculpe a imagem, não ficou muito boa pois fiz no paint e sem muito tempo. Espero que passe a idéia pelo menos.

Agradeço novamente a ajuda e aguardo por mais sugestões.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

então diego vc tem uma muda de serissa muito boa ,acho que ela pede um estilo vassoura se fosse minha com certeza faria um hokidashi (vassoura) tenha paciencia que logo o alexandre faz uma projeção pra vc ai e só correr pra galera e com certeza vc tera um belo exemplar.
abraços.
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Diego bela serrisa,se fosse minha tentaria o moyogi como voçe sugeriu na sua projeção.

abração
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Hokidashi ou moyogi, eu não mudaria a frente...

agora dá pra ver essa raíz "solta", então eu acho que dá pra prendé-la ao lado do tronco para sanar o problema mencionado Idea

Como para o vassoura seriam poucas mudanças, vai aí uma visão minha do vertical informal:

Alexandre S. Coelho

Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Chará, esta muito bem encaminhas sua planta para a projeção do Alexandre , parabens..........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez o Alexandre nos mostra a força do "terceiro olho"... Cara, que visão é essa? Parabéns Alexandre pela projeção e Diego pela árvore. Um excelente material!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre, PARABÉNS !!!
Estou sem palavras. Nunca teria esta visão. Gostei muito da projeção do moyogi e vou tentar seguir por ela. Assim que começar as podas eu posto aqui como está ficando.
Gostaria de agradecer também a todos que deram suas opiniões. Muito bom poder contar com a ajuda de vocês no início. Da mais confiança.
Valeu mesmo galera.
Abraço
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Diego , quem é que pode ter na tela do seu PC preojetos personalizados dos Mestre Alexandre. Isso é show , Ficou otima a projeção , tu ja tens uma linda planta. Vai em frete , não tem como errar.

Abraçso
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Obrigado pelos comentários, mas Joel, não chego, nem pretendo chegar aos pés de um "mestre" Exclamation Embarassed Laughing Laughing Laughing

O projeto pode parecer fácil, mas na realidade vale a paciência e observação da planta... cortes para cicatrizar e galhos bem estruturados demandam anos de trabalho e amor a arte Wink

Alexandre S. Coelho

Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Comecei !! Confesso que, por ser minha primeira poda mais drástica, fiquei com o coração na mão com medo de fazer alguma besteira. Espero que não tenha feito nada muito errado.
Aí vai a foto de como ela ficou:

Agora vem as dúvidas.
Como na foto perdemos a profundidade, alguns galhos que pareciam estar saindo de um ponto, na verdade saiam de outro.
1ª - Na foto abaixo, coloquei o esquema do Alexandre e como ela ficou depois de podada. O ramo circulado de laranja na foto da esquerda que seria a continuação do primeiro galho, acabou sendo eliminado pois fazia parte do galho do fundo que teve de ser podado.
2ª - Os galhos do círculo em amarelo deveriam ter sido podados de acordo com o esquema, porém, se o fizesse, perderia os galhos abaixo que são a continuação do 2º galho.
3ª - A seta em vermelho na foto da direita, mostra que o tamanha desta continuação do tronco ficou bem maior do que a do esquema.

Bom. Isto foi o que minha pouquíssima experiência percebeu. Por favor, todas as críticas são bem vindas. Estou começando e quero muito aprender.

Agradeço a todos.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Diêgo Vasconcelos escreveu:
Alexandre,
Comecei !! Confesso que, por ser minha primeira poda mais drástica, fiquei com o coração na mão com medo de fazer alguma besteira. Espero que não tenha feito nada muito errado...

Oi Diêgo,

não só um iniciante pode ter medo de começar um trabalho com podas severas Wink isso é normal quando sabemos que estamos lidando com um ser vivo... mas positivamente noto que você tem iniciativa e certeza de onde quer chegar Exclamation

Como comentei na última postagem, projetos podem levar tempo e paciência para transformarem-se em belos bonsai... porém essas são as principais características desta arte Laughing

Diêgo Vasconcelos escreveu:
Agora vem as dúvidas.
Como na foto perdemos a profundidade, alguns galhos que pareciam estar saindo de um ponto, na verdade saiam de outro.
1ª - ... O ramo circulado de laranja na foto da esquerda que seria a continuação do primeiro galho, acabou sendo eliminado pois fazia parte do galho do fundo que teve de ser podado.
2ª - Os galhos do círculo em amarelo deveriam ter sido podados de acordo com o esquema, porém, se o fizesse, perderia os galhos abaixo que são a continuação do 2º galho.
3ª - A seta em vermelho na foto da direita, mostra que o tamanha desta continuação do tronco ficou bem maior do que a do esquema.
Bom. Isto foi o que minha pouquíssima experiência percebeu. Por favor, todas as críticas são bem vindas. Estou começando e quero muito aprender.

1ª - Este galho, assim como os outros, deverá ser reestruturado, então corte deixando somente as primeiras folhagens ou gemas. Com o tempo, as podas irão favorecer brotações mais próximas da base deste galho, para assim formar os galhos secundários e terciários...

2ª - Não precisa cortar todo o galho, somente a parte mais grossa logo acima dos primeiros galhos secundários...

3ª - Esse movimento do tronco pode terminar no ponto circulado em azul, da foto abaixo Idea Quantos galhinhos tem ali???

Alexandre S. Coelho

Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre

Agradeço as palavras e mais uma vez pela colaboração.
Com relação ao ponto que você citou, tem dois galhos bem pequenos que estão saindo da parte de trás do galho principal. Imaginei que um deles poderia ser o terceiro galho da árvore. Mas pode ser a continuação também do tronco.
Aproveitando pra tirar mais algumas dúvidas de iniciante:
Notei que algumas folhas já estão bem amareladas e caindo depois da poda. Tem algumas flores apontando. Seria melhor tirá-las para dar mais força as folhas nesse momento ou não tem nada a ver ?
É melhor esperar agora que ela se recupere pra fazer as outras podas ? Tenho medo de tirar a força e os galhos que serão usados acabarem secando.
Grato,
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Diêgo,

então esses dois galhos podem ser um de profundidade e o outro a continuação do tronco Wink
Pois é, deixa a planta crescer e se recuperar, porém as pontas dos galhos citados podem sim serem reduzidas.
Sua observação quanto as flores e/ou frutos está correta, podemos remové-los quando a intenção é o crescimento mais rápido da planta...

Não deixe de nos mostrar toda evolução ok Shocked

Alexandre S. Coelho

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: