FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ganhei um pré bonsai de romã... o que faço agora... hehe
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fsguimaraes

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 3:45 pm    Assunto: Ganhei um pré bonsai de romã... o que faço agora... hehe Responder com citação

Boa tarde a todos do Atelier do Bonsai...
Ganhei um bonsai da minha namorada... hehe... (ela disse que era para eu exercitar a paciência...) hehe...
Bom! Topei... mas realmente não sei o que fazer...
Gostaria da ajuda de vocês para me iniciar nessa "aventura"... rs... (o que fazer para multiplicar os galhos inferiores, aumentar a folhação, devo amarrar os galhos?, podar?)

Desde já agradeço a todos...

Esse link é da foto que tirei (tá ruim pq foi do celular)...
http://br.geocities.com/fsguimaraes/bonsai/bonsairoma.jpg
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 9:28 am    Assunto: Responder com citação

fsguimaraes,
a primeira sugestão é tirar deste vasinho plástico de "mausai" e colocá-la num escorredor de macarrão para a muda se desenvolver e engrossar o tronco. Ao fazer o reenvase tome cuidado para cobrir todas as raízes com o substrato.
Como os galhos parecem ainda finos, você pode começar a aramar para dar sinuosidade ao tronco, mas é aconselhável que as podas radicais sejam feitas no final do inverno, ou seja, qualquer intervenção mais drástica além de reenvasar, só deve ser feita no ano que vem...
Pelo que dá para perceber pela foto, a muda tem três troncos que saem praticamente do mesmo lugar, no futuro quando mais brotações aparecerem, você pode tentar algo assim:

espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
fsguimaraes

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Edson...

Muito obrigado pela dicas!
Um primeiro ponto... quais os vasos mais indicados para o bonsai, tem algum material que seja mais específico?
Vou tentar reenvasá-lo no escorredor de macarrão... (a propósito, para que serve esse escorredor de macarrão?)
Outro ponto, vc disse final do inverno, mas o inverno é no meio do ano, devo esperar até o ano que vem para fazer as podas que se fizerem necessárias?

Desculpe o aluguel, ok, mas como ainda estou bem "perdido" com esse início, espero que me entenda.

Você pode me informar alguns sites que vc considera interessantes para eu ir estudando?

Obrigado desde já,
[]
Fernando
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando, vamos por partes:

1 - para um bonsai já considerado pronto, independente do estilo, os vasos mais aconselhados são os de cerâmica cozidos em alta temperatura ~1200 a 1300 graus Celsius .

2 - para um bonsai em treinamento usam-se geralmente vasos maiores

3 - para mudas, como é o teu caso, o melhor é colocá-la num conjunto ESCORREDOR/MAMADEIRA. O objetivo é fazer com que a muda engrosse e se desenvolva. Reparou que na tua muda todos os galhinhos, além de muito retos, tem a mesma grossura (conicidade) desde o toco até praticamente o ápice? Uma matéria ótima a esse respeito pode ser lida em

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

4 - Sim!! final do inverno, significa mesmo no ano que vem... eu sei que está longe, mas você terá a oportunidade de exercitar uma das melhores virtudes de um bonsaista: PACIÊNCIA. Se fosse uma outra espécie até daria pra arriscar fazer por agora, mas com as romãs, todo cuidado é pouco. Entretanto, algum dos amigos mais experientes pode ter melhor sugestão...

5 - Quanto aos sites, você pode começar pelo próprio Atelier... tanto no site

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

quanto no fórum MATÉRIAS tem ótimo material para estudo...

Acho que é isso... qualquer outra dúvida, não se acanhe em perguntar...
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: