|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 10:06 pm Assunto: Cerveja como vitamina para bonsai - alguém usa? |
|
|
Amigos, visitando um fórum francês me deparei com uma discussão muito interessante sobre o uso de cerveja como vitamina para bonsai. Eles pegam uma garrafa pet de 1,5L vazia e uma de cerveja long neck (loura). Viram a cerveja na garrafa pet, enchem a long neck de água duas vezes, mandando para a garrafa pet a cada vez, deixando quieto por meia hora e depois mandam ver na rega. Alguns usam essa mistura mensalmente. A maioria usa para fortalecer as raízes após um transplante, por conter bastante vitamina B, muita proteína na cevada e a fermentação, que favorece a flora microbiótica favorável no substrato.
Vou passar a experiementar em algumas plantas, mas gostaria de saber se alguém aqui já usou e como que resultado.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 5:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, é testar, para ver se funciona. Mas complemente, se possível: no caso, molha-se apenas o substrato, ou a planta como um todo, atingindo galhos, folhas e caule? Permanece a rega única ou logo em seguida é efetuada nova rega, com agua comum, para "lavar" as folhas e retirar resíduos que possam prejudicar a planta, ou mesmo atrair insetos?
É um procedimento realizado de quanto em quanto tempo? Eu faço adubação em minhas plantas usando a dobradinha TM+FO, sendo que ao preparar a massa, ao invés de agua pura, uso biofert plus dissolvido na agua, para agregar nutrientes adicionais não encontráveis na dobradinha. Ao fazer o aporte, optei pela repetição a cada 45 dias, retirando parte do material restante, antes da colocação do novo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 7:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro
Não me recordo onde foi que li um artigo desse género , talvez tenha sido no "artofbonsai" ou no "knowledgeofbonsai", mas já foi á uns anitos...e o autor (Bonsaista de renome) referia que costumava administrar cerveja com bastante regularidade, agora, sem alcoól ou baixo teor alcoólico .
Pelas suas caracteristicas, acredito que será benéfico para a planta, talvez até mais que a maioria dos refrigerantes.
Penso por ex: que será bem mais seguro que utilizar Coca-cola, que mesmo perdendo o gás continuará com químicos... que a longo prazo ...
"O valor nutricional da cerveja ressalta sobretudo quando comparado com o das bebidas destiladas e as não fermentadas em relação à presença de vitaminas e minerais, já que a cerveja contém alguns nutrientes essenciais ao organismo, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio, em contraponto com os valores obtidos pelas bebidas destiladas que, regra geral, apresentam um valor nulo nestes indicadores.
...
A cerveja contém também uma maior incidência de vitaminas, particularmente do grupo B e um interessante índice de folatos, uma vitamina de particular importância que não é encontrada em mais nenhuma bebida destilada ou fermentada"
in: http://www.apcv.pt/asp/cerveja.asp?id_categoria=4
importa salientar que a bebida tem propriedades diuréticas, que aliadas a possiveis niveis de alcool, poderá provocar alguma desidratação...logo por prudência é melhor experimentar num pré-bonsai e depois passar para as restantes
Boa sorte e ficamos a aguardar conclusões/evoluções
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 10:35 pm Assunto: |
|
|
Pois é amigos, andei pesquisando mais sobre o assunto. Nicky, o uso seria sobre o substrato apenas. Pode e provavelmente irá, atrair insetos, caramujos, etc. Pelo que percebi o uso seria mensal como rotina de vitaminas para a planta, mas a utilização principal seria em caso de transplante, doença ou ataque de pragas ou após a frutificação/floração. Nesses casos, é usada como fortificante ou estimulante de retorno e aplicado semanalmente até a volta da adubação normal. Realmente é testar para ver, mas pelos processos de fermentação e vitamina B1 que a cerveja contém, provavelmente tem um fundamento muito real...
Antônio, encontrei vários tópicos sobre o assunto na bonsai milenar... Realmente as propriedades da bebida em termos de aporte energético são conhecidas até dos esportistas, principalmente ciclistas (eu me incluo nessa). Que repõem potássio e sódio (importantes para a restauração das fibras musculares) após uma prova. Quanto ao fator diurético, acredito que seja algo processado em nossos rins, órgão inexistentes na planta. Não sei como seria o processamento e/ou absorção dessas propriedades. Por isso acho conveniente não regar as folhas (estômatos).
Em alguns casos que foram relatados, foi a única maneira de salvar algumas plantas, com resultados satisfatórios. Bom, é claro que um tópico desse acaba descontraindo também o ambiente do fórum!
Imaginem uma cerveja com um bonsai no rótulo sendo vendida em long neck numa loja para bonsai ou horto florestal?
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 10:40 pm Assunto: |
|
|
O Morten Albek usa sobre as folhas...
Meu medo seria o de atrair caramujos, mas podemos nesse caso fazer uma armadilha para eles (tem em alguns tópicos aqui). _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 10:56 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
a ação diurética da cerveja é porque atrapalha a função da pituitária em controle hormonal. isto faz a pessoa ir mais ao banheiro. O álcool pode ter outra ação completamente diferente sobre o vegetal, já que não tem este tipo de controle da água, mas sim por osmose. O que pode acontecer também é que o álcool não tenha nenhum efeito sobre o vegetal. Mas eu recomendaria que deixasse a cerveja em uma bacia para o álcool evaporar, ou o uso da cerveja sem álcool(preferencial).
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 4:41 pm Assunto: |
|
|
pedrotv escreveu: | O Morten Albek usa sobre as folhas...
Meu medo seria o de atrair caramujos, mas podemos nesse caso fazer uma armadilha para eles (tem em alguns tópicos aqui). |
Ele usa nas folhas, porque a adubação foliar é uma ferramenta poderosíssima ao nosso dispor, e que infelizmente tantas vezes nós a menosprezamos (eu incluido ).
Embora não faça parte da função das folhas, ainda assim, elas conseguem processar uma pequena% de determinados nutrientes.
Essa % ainda que seja pouca, será a melhor maneira de o fazer chegar ao sistema radicular, coisa que poderá não ocorrer numa rega de solo, por haver nutrientes em excesso e que porventura poderão estar a inibir a absorção dos que estarão em falta.
Encharcar um solo nessas condições com adubos, não serve de nada apenas para aumentar a salinização do substrato ou as probabilidades de uma osmose inversa....como tal a aplicação foliar é um dos melhores recursos de correção dos nutrientes em falta e pode/deve inclusive ser complementada com a adubação normal.
Embora o autor dos artigos que li não tenham o referido, acredito que no caso das aplicações para auxilio do pós-transplante ou débilitada, o processo deva ser idêntico ao do soro glicosado, administrado durante o periodo noturno.
Acerca do álcool, não sei...penso que não deve haver problemas de maior, senão vejo porquê continuaria a existir este tipo de afirmações sem que ninguém as reclamasse
e agora seria melhor a Cerveja normal ou a Preta? Segundo consta preta é mais nutiritiva
Os Caracois detestam tocar em "cobre" devido aos "choques" que lhes provoca aquando do contacto, senão é colocar sal á volta dos vasos.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 6:59 pm Assunto: |
|
|
Castro, muito boa a dica do sal. Precisamos de um engenheiro químico para nos ajudar com essa sua pergunta: qual é a melhor cerveja, a preta ou a clara? Ou uma ruiva... Castro, não sei se conhece, mas aqui no Estado do Rio temos uma cerveja chamada Devassa. Muito gostosa e em alguns dos sabores possíveis, tem uma tal de Índia que me pareceu ser a mais nutritiva... Será que uma Índia é melhor? Com certeza os índios conhecem bastante a natureza!
Brincadeiras a parte, tenho lido muitas fontes que fazem excelentes referências à cerveja e bonsai. A diferença para o soro glicosado ou refrigerante dormido é que a taxa de potássio, sódio e a levedura da cerveja, assim como a vitamina B1 são elementos a mais muito interessantes. O negócio agora é brindar com os bonsai! Já tem gente falando com as plantas (eu, com certeza, sempre que rego e faço algum trabalho nelas). Agora vai ter gente bebendo cerveja com os bonsai! Nossa, ainda bem que eles não dirigem!!!
Um grande abraço e um brinde à nossa arte! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 3:03 pm Assunto: |
|
|
Ahahahaha
muito interessante, instrutivo e lúdico esse post, muito bom mesmo, gostei do encaminhamento q teve desde o princípio.
o importante agora é que não haverá mais ninguém bebendo sozinho, que é um pecado, mas de agora em diante, o gole do santo, se aproveita para o bonsai tbm, tomara q ele esteja na bandeja, pelo menos temos q pensar q esteja...
grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 6:49 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, eu uso a cerveja e a coca-cola dormida, ambas sem gás a mais ou menos um ano em algumas plantas e notei um melhor desenvolvimento delas...mal tenho certeza q não faz... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|