|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Hugo Rocha
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 11:53 am Assunto: SOCORRO,URGENTE,ELA TA MORRENDO... |
|
|
Imagine um casal que planeja um filho para uma hora mais oportuna, quando as contas estiverem em dia, quando o carro estiver quiitado, quando conseguirem sair do aluguel, etc...eis que uma criança é deixada em sua porta, e o casal se vê feliz, e um tanto quanto enrolado...mas precisam cuidar do pequeno.
Pois bem, sempre quis ter um bonsai, cuidar dele, mostrar para os amigos, essas coisas...então vinha demonstrando esse interesse para minha namorada. Eu vinha lendo um pouco a respeito ( inclusive muitas coisas vi nesse site), amadurecendo a ideia, me preparando( meu tempo é escasso)...eis, que minha amada namorada, como forma de agrado( confesso que fiquei muito feliz com o presente) me deu de presente essa linda planta! Um pouco ja criada ( nem imagino a idade)...Então estou eu a cá, a tentar cuidar dessa belezura, mas sem experiencia nenhuma!Pra ajudar pedi que ela pedisse algumas informações sobre como cuidar, qual era a espécie...Mas, onde ela comprou (nao é uma casa especializada, só tinha esse exemplar, deixado por alguém) nada souberam falar sobre quais adubos estão na terra ( ou se têm adubo), como aguar, como podar... apenas chutaram um palpite :" acho que é uma Tuia Azul".
Mostrei para meu pai, que se viu surpreso, nao pela planta, mas por ser eu o curador dela; ele disse: " Vc vai cuidar disso? Ah..mas isso vai virar uma arvore aqui dentro de casa..." Confesso que nao fiquei com raiva do meu velho, pois sou mesmo relaxado...mas prometi: vou cuidar dessa belezura!
Só que agora TA ACONTECENDO UM PROBLEMA: AS FOLHAS ESTAO FICANDO SECAS, DA COR DO CAULE, ACHO Q ELA PODE MORRER...É URGENTE, PRECISO DE AJUDA..TA PIORANDO RAPIDO DEMAIS...
OLHA ELA NA FOTO, MAS ELA NAO TA BONITINHA ASSIM MAIS...Q PENA....
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 12:44 pm Assunto: |
|
|
Hugo,
infelizmente não adainta muito sua preocupação. Se ela está ficando marrom é porque já morreu e não aparentou antes. Com tuias e pinheiros quando mostram sinais de seca nos galhos é porque já morreram a um tempo, só não dão sinais. Aconselho a procurar espécies mais resitentes, serissas, ficus, pingo de ouro, jaboticaba ou ligustro. São boas para iniciantes e aceitam erros que outras não aceitam.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 12:45 pm Assunto: |
|
|
Hugo a Tuia realmente requer muitos cuidados. Ela deve receber pelo menos quatro horas de sol por dia e deve ser regada no mínimo uma vez por dia no verão, dependendo da incidência de sol sobre suas folhas até duas vezes. Outra coisa não deve ser colocada dentro de casa, deve ser tratada como uma árvore que necessite viver em ambiente natural. O seu problema deve ser por falta de água. Não adube ela agora, pois não devemos abubar nenhuma planta doente. Veja se consegue colocar uma foto dela atual, para olharmos o problema. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 5:15 pm Assunto: |
|
|
Amigos, acho q o problema aí é o sol, ficou até agora dentro de casa e foi!
Muitas vezes ela volta, mas na maioria não. pode deixar ela pegando umsa 2 h de sol/dia, melhor sol da manhã, é capaz de voltar, se n der, pelo menos tente... _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Hugo Rocha
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:11 pm Assunto: Tristeza... |
|
|
Nossa gente, q triste fiquei agora...poxa, por falta de cuidado meu a plantinha morreu...e ela tem um valor especial pra mim, pois me foi dada carinhosamente por minha namorada...nossa..
Mas então ela é uma tuia mesmo? Tuia azul?
Mas não tenho nada a fazer? Tipo cortar os galhos sêcos, botar mais água...trocar a terra? O q eu faço?Ah, me apeguei muito a ela...queria q ela sobrevivesse, por toda a minha vida...O cactus, companheiro dela, é mais fácil de cuidar...Vou colocar água nela agora mesmo e pedir desculpas...nao sei como contar à minha namorada, acho que ela vai ficar muito triste tbem...
Mas ow, alguém me fala o que ainda posso fazer...Ela não está toda com folhas marrons, tá tipo uns 50%...eu deixei ela dentro de casa, e aguei pouco..ô burrice...valeu amigos...
|
 |
Hugo Rocha
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:13 pm Assunto: ..... |
|
|
Ah, e alguém poderia chutar qual a idade dela?Acho q nao conseguirei fazer uma semente sair da terra e ficar como ela..ô dó... |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 7:00 pm Assunto: |
|
|
Hugo,
que peninha né...mas o que é digno de ser citado é o carinho que você ainda tem pela planta.Mas saiba que isso ocorre até mesmo com os bonsaistas mais experientes, de tempos em tempos se perdem plantas com muitos anos de trabalho.Como foi dito, a planta já está morta, mas como você disse que muitas fôlhas ainda permanecem verdes, não custa tentar salvar parte da mesma.Eu colocaria a planta na sol iniciando por uma hora ao dia pela manhã ou tardinha e aguardaria, antes de joga-la fora.Pelo que tudo indica já esta perdida, mas as veses somos surpreendidos com os resultados.Mas não se esqueça de colocar água.
Vamos aguardar que o impossível aconteça!
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 9:57 pm Assunto: Re: SOCORRO,URGENTE,ELA TA MORRENDO... |
|
|
Olá Hugo Rocha
Como muitos já disseram aqui, todas as espécies de Tuya são complicadas de se manter saudável, ou melhor, viva!
Para começar eu lhe aconselho algumas espécies como:
Buxinho
Piracanta
Caliandra
Humus
Flamboyant
Bom, tem mais é só fazer uma boa pesquisa, mas essas aí em cima estão entre as mais fáceis de se manter.
Quanto ao cultimo de Tuya, eu realmente não lhe aconselho a não ser que já tenha o conhecimento suficiente e ainta assim, tome cuidado com a Tuya Anã, esse é a mais complicada ao meu ver. A Tuya Jacaré já é bem mais resistente mas tem um formato todo particular e não se adapta a muitos estilos.
Estude ambém sobre aramação, adubação, poda, estilos, cicatrizantes, calda sulfocáustica, etc....
Boa Sorte!!
 _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 10:39 pm Assunto: |
|
|
Hugo,
da próxima vez que for comprar uma muda, tente evitar as de supermercado vendidas em vasos de bonsai de plástico, ou então escolha uma que esteja mesmo com boa saúde. No tempo em que ficam na prateleira do supermercado, não recebem o devido cuidado, principalmente quanto às regas... No mais, espécies como tuias e juníperos são mesmo delicadas.
Quando as compramos, muitas vezes já estão comprometidas!!! Mesmo espécies mais resistentes como a jabuticaba podem morrer por maus tratos...
O meu conselho é que não desista por conta deste percalço. Vai por mim, eventualmente matamos mesmo alguma plantinha, por falta ou por excesso de zelo...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Hugo Rocha
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 11:40 pm Assunto: Nota de Falecimento |
|
|
É triste crer q ela morreu, pois ainda está um pouco verde...tô deixando ela no sol da manhã e aguandando um pouco todo dia...mas vou aceitar a ideia...poxa...
Eu a ganhei ja grande como está na foto, e não sei se conseguirei pegar uma espécie e levá-la até aquele desenvolvimento de minha falecida, ainda viva no coração, plantinha.
Mas, de qquer forma agradeço muito a ajuda de todos: Edson, Robinson, Ivanil, Fabiano, Marcos e darkaso...( espero nao ter esquecido alguem)...mas não vou jogar fora tão cedo, ainda acho q poderá ocorrer um milagre...obrigado mesmo a todos...vou estudar e começar uma nova planta, e já já aparecerei cheio de duvidas..rs! Valeu gente... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 5:54 pm Assunto: |
|
|
Bom, pelo menos se o vaso for de cerâmica você pode usa-lo com outra planta no futuro...mas uma coisinha ele já fez..injetou mais ainda a vontade de cultivar bonsai...  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Qui Mar 06, 2008 9:29 pm Assunto: Re: Nota de Falecimento |
|
|
Hugo Rocha escreveu: | É triste crer q ela morreu, pois ainda está um pouco verde...tô deixando ela no sol da manhã e aguandando um pouco todo dia...mas vou aceitar a ideia...poxa...
Eu a ganhei ja grande como está na foto, e não sei se conseguirei pegar uma espécie e levá-la até aquele desenvolvimento de minha falecida, ainda viva no coração, plantinha.
Mas, de qquer forma agradeço muito a ajuda de todos: Edson, Robinson, Ivanil, Fabiano, Marcos e darkaso...( espero nao ter esquecido alguem)...mas não vou jogar fora tão cedo, ainda acho q poderá ocorrer um milagre...obrigado mesmo a todos...vou estudar e começar uma nova planta, e já já aparecerei cheio de duvidas..rs! Valeu gente... |
Não foi nada Hugo
Espero que você consiga outra mudas.
Pesquise na web, você vai ver que tem espécies de tirar o folego!
Quando souber de alguma exposição de bonsai compareça, garanto que vai ser inesquecível e você encontrará pessoas muito experientes.
Até mais e espero ver você aqui ainda dando suas dicas para a galera, até mais! _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|