Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabio Rocha

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 1:30 pm Assunto: Tentando Recuperar um Ficus |
|
|
Tenho este ficus a um ano e quando retirava os arames acabou quebrando próximo a base, de 60cm ficou com 20cm.
Tentei recuperar, aguardo comentários e sugestões dos amigos.
Detalhe da parte quebrada
Nebari
Será que tem algum futuro?
Abraço, _________________ Fábio Rocha
________
Bonsai RS |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 6:34 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
na verdade foi lamentável o fato ocorrido...éssa espécie de ficus quebra com muita facilidade.Na minha opininião você deve usar uma pasta o quanto antes para proteje-la da entrada de fungos.
Ivanil |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
Fábio, o legal na Arte Bonsai é que na maioria das vezes sempre há uma nova possibilidade. não sei o que tinha em mente para sua planta e qual estilo que estava trabalhando antes do acidente,mas agora é só escolher um dos galhos que ficaram e desenvolver uma nova copa. talvez ele fique com uma conicidade até melhor agora. Faça como Ivanil disse, cuide da ferida e é claro que ele tem futuro sim.
esse ficus tem que ter cuidado redobrado pra aramar, quebram até por pensamento.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Fabio Rocha

|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 10:01 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Ivanil e Paulo, já tratei a ferida, agora é só aguardar a formação da nova copa.
Abraço aos amigos. _________________ Fábio Rocha
________
Bonsai RS |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 10:34 pm Assunto: |
|
|
Tem tudo para ser um shohin maravilhoso. Não sei como estava antes, mas gostei muito das possibilidades que oferece. Uma dica com o ficus boni: use preferncialmente tração,evitando aramação o máximo possível. O ideal é conseguir estilizar usando apenas a poda. Ontem, eu vi o Cláudio Ratto podando um fícus. Ele ia explicando que deve-se podar logo após a primeira folha, cuidado para não danificar o brotinho na base dela. Dali sairão dois galhos. Depois é só fazer a mesma coisa nesses galhos. Ramificação, diminuição das folhas e compactação. Tudo o que o seu ficus precisa...
Uma boa sorte! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 11:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Fábio!
Embora quebrado acho que vc tem ainda em mãos uma boa planta.
Faço apenas uma correção: O Ficus cicatriza facilmente porém, para acelerar e ficar uma cicatriz mais indelével e necessária fazê-la côncava.
Deixe o Cambium mais baixo do que a casca. Experiência própria.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 2:33 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Paulo a males que vem para o bem agora espere formar uma nova copa e como ele disse, quebra os galhos muito fácil mesmo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 11:39 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
você pode aproveitar o movimento do tronco e o belo nebari (que me parecem favorecer) para modelar o teu fícus no estilo FUKINAGASHI, como neste desenho do Marcelo Duprat, aproveitando como frente a primeira foto.
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|