|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
suhzks
Registrado: 09/01/08 Mensagens: 44 Localização: Guarapuava - Pr
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 2:42 pm Assunto: Regas para Jabuticaba |
|
|
Olá Pessoal.
Gostaria de saber se é verdade que jabuticaba gosta de muita água, e qto ao sol, qual seria o tempo ideal para exposição da planta ao mesmo.
Obrigada.
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 4:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Sueli elas adoram mesmo a água. Nessa época do ano, verão, costumo regar as minhas 4 que possuo até três vezes por dia, se estiver muito quente e também costumo borrifar as folhas depois de tomar sol. Quanto a exposição ao sol se estiver bem de saúde pode ser sol pleno sem problemas desde que esteja bem regada. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 4:48 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos.
Vou fazer então as regas do seu modo para ver o q acontece. E vc sabe me dizer a partir de q idade ela começa a aparecer os frutos?
Abraço
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 9:35 am Assunto: |
|
|
suhzks
Vai ter bastante paciencia pra que ela de frutos, no chao ela costuma dar frutos depois de uns 3 a 5 anos, ja em vazos, nao querendo te deixar desanimada, talvez nunca vai frutificar, vc vai ver muitos bonsais de jabuticaba com frutos, pois são feitos de auporquia de galhos que ja frutificam.................... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 2:20 pm Assunto: |
|
|
É sueli o Diego disse tudo, demora bastante para frutificar sim no chão, agora em vaso um colega meu disse que plantou uma muda em vaso grande tipo um metro mais ou menos e deu fruto com 12 anos. Agora vaso menor para bonsai de 20cm pode ser que nunca mesmo dê fruto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 12:41 am Assunto: |
|
|
Sueli,
as jabuticabeiras híbridas plantadas no chão ou mesmo em latas de 20 litros podem frutificar já com 5 ou 6 anos. Mas se você adquirir uma muda pequena (híbrida) e colocá-la num vaso de bonsai, vai demorar muuuiiiito mais.
Já se for uma jabuticabeira nativa, no chão começa a produzir para mais de 20 anos... Se plantar então num vaso de bonsai... pode ser que os seus netos vejam os frutos...
Eu tenho algumas mudas pequenas mas não espero frutos em menos de 10 anos. Já para ter o prazer de ter um bonsai de jabu com frutos, tenho várias mudas adultas em vasos de treinamento para reduzir a altura das raízes e outras feitas de alporque e estaquia, retiradas de mães já produzindo...
Espero ter ajudado.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
suhzks
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 9:14 am Assunto: Regas em jabuticaba... |
|
|
Valeu pelos esclarecimentos, Edson, Marcos e Diego.
Estou um pouco decepcionada, qto a demora e talvez nunca da frutificação, mas quem sabe não é, meus netos teram o prazer de apreciar minha jabuticabeira com frutos ?
Abraços a todos
(Emmanuel) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|