|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EBREO Visitante
|
Enviada: Dom Maio 27, 2007 8:06 am Assunto: adubaçao |
|
|
Valentini, Sem duvida, varias duvidas tecnicas foram solucionadas aqui! E certas lendas cairam tambem! E muito bom ter a assistencia de um profissional costumado a proferir conferencias sobre o tema! E de quebra Bonsaista! Att. Luciano. |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 2:42 pm Assunto: adubação |
|
|
Valeu pela força...
Pra mim é um enorme prazer falar sobre o assunto.
Recentemente fui questionado sobre a desfolha em jabuticabeira, qual seria a melhor época do ano?
Respondi quem, aqui em Belo Horizonte, em meu caso, Contagem(RMBH), já fiz em meados de julho, funcionou muito bem, pois pegou a brotação da entrada da primavera, ressalvando que, a planta estava muitíssimo bem alimentada, forte e saudável - não aconselho fazer desfolha em plantas debilitadas. Também sugiro que se conheça bem o microclima local, pois a mesma época do ano boa para mim, pode não ser uma boa época para sua região. Como o assunto é pertinente ao item adubação, fica aqui meu depoimento.
Abraço a todos
Valentini |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 5:11 pm Assunto: Re: torta de cacau |
|
|
Glauco Bastos escreveu: | Valentini, estou na fila para saber tb se o osmocote 15-9-12 é bom, e principalmente, se tem problema sua utilização em Pinheiros Negros. |
Glauco,
Lendo este tópico hoje, encontrei sua pergunta acima, de longo tempo atrás.
Tenho um osmocote 15-8-12, da Bonsai Mizuno, em cuja embalagem consta a recomendação expressa "NÃO USAR EM PINHEIROS NEGROS". _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 8:47 am Assunto: |
|
|
Caros Valentin e outros que tenham condições de responder.
Como devemos guardar o OSMOCOTE ? Principalmente se temos estocado uma quantidade superior a que vamos usar no ano.
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 9:25 am Assunto: |
|
|
Grande Léo!!!
Eu tenho guardado meu Osmocote em garrafas plásticas. Há mais de um ano que tenho estocado, sem nenhum problema aparente. As garrafas ficam em uma prateleira, à sombra.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 9:29 am Assunto: |
|
|
Outro detalhe: as garrafas têm tampas.
Sergivaldo
PS.: Srs. Moderadores: seria bom se pudéssemos ter de volta a opção "EDITAR". _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 6:18 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
nas minhas mensagens aparece a opção. Acho que deve aparecer apenas para moderadores. Pode ter sido depois da atualização do programa do fórum. A nova versão pode ser que não tenha a opção.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 9:36 am Assunto: |
|
|
Olá Leo!
Como vai essa linda Salvador?
Confirmo o que o Sergivaldo disse. Guardei em potes transparentes, bem fechados e assim ficaram mais de ano, sem problemas.
Um amigo meu guardou em uma lata de biscoito (que não dá uma boa vedação, a tampa estava amassada) e o osmocote liberou um líquido misto de vermelho e azul.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 12:58 am Assunto: |
|
|
Finalmente consegui acabar de ler o tópico
Fantástico tantas duvidas foram tiradas tantos conflitos resolvidos.
Agora me sinto mais preparado para adubar minhas plantinhas
Obrigado a todos _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
tmiziara
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 10:40 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho 5 Pre-bonsais...pra falar a verdade 4 sao praticamente mudas..e uso o ADubo 10-10-10...organico akele de caixinha...quando adubo minhas plantas eu boto uma colher de cafe de adubo..3 pre bonsais meus estao naqueles vasos ..que se encontra no supermecado..akele retangulo..e outros 2 no escorredor...
queria saber com que frequencia adubar eles. |
|
|
 |
suhzks
Registrado: 09/01/08 Mensagens: 44 Localização: Guarapuava - Pr
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 10:17 am Assunto: |
|
|
Olá Du!
Estou a procura de um tópico sobre adubação, vc pode me passar esse q vc tem?
Obrigada.
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 19, 2008 12:28 pm Assunto: |
|
|
Sueli,
O tópico é este! _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
suhzks
Registrado: 09/01/08 Mensagens: 44 Localização: Guarapuava - Pr
|
Enviada: Qua Fev 20, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
Sambarilove, eu penso q não apareceu o tópico, se possível, mande novamente.
Obrigada
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Caio Augusto Visitante
|
Enviada: Qua Fev 20, 2008 4:46 pm Assunto: |
|
|
Divido meus afazeres em duas cidades: Guaruja e Bebedouro. Nesta ultima possuo um inicio de coleçao de bonsais, mais especificamente varias mudas e pre-bonsais.
Aqui vão dados do local onde cultivo:
cidade=bebedouro
altitude= 573 metros
clima= subtropical cfb
temperatura anual :
media das minimas= 22,42C
media das maximas=26,83C
Em meus bonsais tenho usado o fertilizante especifico para bonsai da Murer. E, alternadamente, para estimular minhas frutiferas e floriferas uso o biofert floracao via foliar. Excelente produto.
Como forma preventiva utilizo semanalmente e alternadamente o Combat da biofert e Oleo de Neem, que acho na Natural Rural. De novo, excelentes produtos.
Em minhas mudas e pre-bonsais, que estao plantadas no chão, eu adotei o sistema de adubacao do Michael Persiano, da Bonsai Today. Fiz as adaptações necessárias para nosso clima, principalmente para meu micro clima que não possui inverno rigoroso, não necessitando tamanha estimulação pós-inverno igual propõe Persiano. Consigo manter a mesma adubação durante o ano todo, apenas diminuo a concentração dos mesmos no outono e inverno. Consigo as proporções de NPK que necessito através de uma revenda de fetilizantes aqui na cidade. Que além de montar o NPK da forma que preciso, utiliza um produto chamado Kimcolt que possui um sistema de liberação controlada do adubo. Gostei muito até agora.
É sempre bom lembrar, ao ler artigos, livros e matérias para clima temperados, que será necessário rever muita coisa quando for colocar na prática na região que você more. Bonsaistas em Campos do Jordão, Gramado e demais que morem no clima de altitude não passam por isso. Mas no meu caso preciso me precaver em não faltar com minhas plantas, por isso é sempre bom conversar com alguém da área agrícola e perguntar como se pratica o sistema de adubação nas plantações predominates em sua região.
Meu foco principal na forte adubação está na preocupação em conseguir rebrotar minhas plantas após fazer podas radicais. Quanto mais saudável, mais forte e alimentada, mais sua planta rebrotará. Parece até ingênuo citar isso, porém o que mais vale apontar aqui é que se você tem um numero bem maior de brotos, a chance de conseguir aquele broto sempre necessário, aquele broto no lugar que você fica torcendo torcendo torcendo para aparecer é infinitamente maior. Então, até do ponto de vista estratégico a forte adubação se faz necessária.
Um problema que é comum em alta adubação é fazer com que os galhos engrossem mais rápido e os entre-nós aumentem de distância. E isso não é nada agradavel na formação de um bonsai. Mas o uso que se faz desse tipo de adubação é sempre na fase de formação da muda , que após ter conseguido seu tronco desejado parte-se para a poda e começa-se a criar conicidade (taper) e os galhos novos. Então o problema da adubação forte, NESTE CASO, não se faz presente.
Quem quiser referências para estudo desse sistema dê uma busca por Superfeeding2 e por Michael Persiano. Também se fala muito disso na revista Bonsai Today. E ele está explicadinho no livro/coletânea Masters Series: Pines à venda na stone lantern, caso alguém tenha pinheiros e queira saber a forma correta de adubar.
Sou iniciante nessa arte e venho pesquisando e estudando o máximo que posso, espero ter coloborado um pouco que seja como forma de retribuição a todos vocês, com quem tenho aprendido muito.
Grande abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|