|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juliana_mourao
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 4:51 pm Assunto: Mudas de Acer e Calliandra recém-transplantadas. E agora??? |
|
|
Boa tarde pessoal,
Sou nova na comunidade e nova também na arte do bonsai.
Não tenho grana pra comprar nem mesmo um pre-bonsai no momento, e por isso comecei com duas mudas muito novinhas (melhor começar com mudas do que não começar, né?)
Já li alguns livros, busquei informações na internet, tenho pesquisado bastante. Quando quero aprender alguma coisa eu corro atras. E bonsai é uma coisa que realmente me despertou interesse, e estou gostando muito de aprender sobre o assunto.
Pois bem, vamos ao que interessa:
Ganhei de um amigo uma muda de Acer Palmatum e uma de Calliandra. As plantas estão bastante judiadas, com as folhas feias, parecem não estar com muita saúde. A primeira coisa que fiz foi preparar um substrato. Usei 50% de areia, 30% de terra preta, 15% de pedriscos de areia e 5% de caco de telha.
Decidi já começar com o escorredor de macarrão. Só que quando fui tirar as mudas do pote, pude ver que só tinha raiz!!! Estava muito emaranhada, e ainda por cima tinha minhocas!!! Sem noção do que fazer, decidi lavar as raizes. Mergulhei numa bacia com água e fui massageando o torrão bem de leve, até que toda a terra se soltasse. Depois que fiz isso é que percebi que não foi uma coisa muito boa. Mas já foi.
Estou cuidando para que ambas fiquem protegidas do vento e do sol direto, não deixo o substrato enxarcar, e borrifo as folhas a noite. Como o galho já estava ficando bem firme, já fiz a aramação dos dois tb.
Minha dúvida é: depois desse tratamento meio "trash" que elas receberam, há algo que eu possa fazer pra melhorar a saúde delas??? Até quando devo esperar para utilizar um adubo orgânico? |
|
|
 |
juliana_mourao
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 6:46 pm Assunto: |
|
|
Juliana tente postar as fotos dela no Flickr por exemplo, pois não são todos que tem acesso ao orkut. Olha você disse que retirou todo torrão delas quando na realidade devia ter retirado um terço apenas, mais agora já foi, e você isso no verão época errada o certo é na primavera então adubo agora só daqui a uns 45 a 60 dias, não coloque elas no sol pleno DE JEITO NENHUM, coloque meia sombra numa sacada de janela, debaixo de outra árvore, no máximo uma hora de sol por dia, aos poucos vai aumentando. E agora é aguardar um pouco. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
juliana_mourao
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 9:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos, obrigada por responder.
Então, eu só lavei as raizes, e não podei. Depois disso elas estão protegidas do sol direto e de vento, apesar de estarem em um lugar bem iluminado.
Vou dar uns 2 meses então pra elas se recuperarem.
E quanto a aramação? Eu devia ter esperado pra fazer? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 1:52 pm Assunto: |
|
|
Juliana deveria ter esperado elas se recuperarem do transplante para depois aramar, só quando elas estivessem com a saúde 100% recuperada, pois você fez tudo de uma só vez, é muito stress para a planta. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 2:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Juliana, a dica do Marcos a respeito da aramagem é pertinente. Aconselho vc a retirar o arame, usando um alicate de cortar arame (a tramontina ou a corneta vendem uns bons, no mercado, a preços camaradas). Corte o arame em fragmentos pequenos, ao invés de tentar desenrolar, ok?
O acer palmatum pede uma area mais sombreada para seu cultivo, enquanto que a caliandra gosta mais de sol pleno. Mas se o reenvase no escorredor tiver sido feito há menos de dois meses, o ideal é manter ambas as plantas ao abrigo do sol forte por enquanto. Mantenha onde recebam luz solar indireta (eu uso em casa a sombra de uma pitangueira grande e frondosa, por exemplo, para acomodar sob a copa as plantas recem-transplantadas). Após 45 dias estarão aptas a ocupar seu lugar ao sol, e receber a primeira adubação.
Parabens pelas plantas. Para uma iniciante, voce tem em mãos duas ótimas espécies com que formar lindos bonsai. São fáceis de trabalhar e respondem bem a toda sorte de tratamento, visando formação estrutural em qualquer estilo que escolha. Boa sorte com elas e com as outras, que certamente virão.
Ah, só mais um detalhe: ambas pegam muito bem de estaquia. Então, sempre que podar galhinhos, enterre-os para obter novas plantas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
juliana_mourao
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 3:16 pm Assunto: |
|
|
Marcos e nickfury,
Obrigada pela atenção!!!
Já retirei o arame. Acho que os procedimentos todos foram muito bruscos... não sei se vão sobreviver E o pior é que já me apeguei tanto a elas!!!
Mas agora que a proibido o têrmo já foi feita, to tomando muito cuidado com elas. Tomara que sobrevivam!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|