FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini escorredores e mini mamadeiras???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 9:34 pm    Assunto: Mini escorredores e mini mamadeiras??? Responder com citação

Olha eu ai e minhas intrigantes perguntas... Laughing Pessoal, estou pensando em colocar umas mudinhas de serissa em vasinhos feitos com pote de danone (foi mal o merchan...), furei todos como se fosse um pequeno escorredor... Será que dará pra fazer uma "mini engorda" para mames? Se caso der o que eu coloco como substrato? Caso não dê, qual o metodo que vocês utilizam para desenvolver o tronco de seus mamês?
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 9:51 pm    Assunto: Re: Mini escorredores e mini mamadeiras??? Responder com citação

Amigo Willian,

Andei fazendo testes com mames aqui a algum tempo, e serviu mto bem essas minimamadeiras como voce batizou... Nao utilizo sempre foi mais uma curiosidade como a sua utilizo mais vasos normais, e eu aprovo o uso de minimamadeira para essa tecnica de mamaes, porem naos ei todos os resultados, algum amigo nosso sabera te falar com mais detalhes ou se nao vc va testando e poste os resultados futuros para nós. Aguardo retorno do post. T+

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 2:23 am    Assunto: Responder com citação

Fala IllEx, acho que vou ter que testar mesmo, ninguém postou nada além de vc!!! Smile Se alguém quiser voltar a trás e postar fico grato...Rs Razz
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 5:57 am    Assunto: Responder com citação

Willian, acho que s vc usar uma garrafa Pet toda furada, vai conseguir um resultado melhor (sem falar que elas são mais resistentes que o pote de margarina), ainda mais se tratando de Serrissas, vc deve cortar a garrafa com mais ou menos um palmo de altura e plantar a Serrissa lá em cima (desse jeito vc vai conseguir raízes bem grandes, podendo fazer o estilo das raízes expostas ou colocá-ca sobre uma pedra), deixando o substrato a 1 cm da borda. Eu costumo usar só areia (quando o objetivo é só um enraizamento mais rápido) ou misturo areia com Rendmax Floreira (quando pretendo deixá-la na pet por um tempo mais longo, para que a planta se desenvolva melhor), meio a meio.
Nos primeiros dias do transplante deixe as plantas em uma bandeja com água, depois disso lembre-se que a Serrisa é beberrona... (risos)
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Marco, blz!!! Essa sua dica é bem bacana, vou experimentar a minha mini mamadeira e o das garrafas pet que você me indicou e ver qual é que da os melhores resultados. Eu quiz postar isso porque eu tenho uma serissa que não desenvolve quase nada, ela ta em um vaso grande, mas não cresce nem engrossa o tronco, só ganha folhas. Ai eu to usando ela como "mãe", só utilizo ela agora pra fazer mudas. Ja tinha umas mudinhas que estavam bem desenvolvidas, mas as "tartarugas ninjas" atacaram ela também Evil or Very Mad Rs. Vou ver se faço mais umas mudinhas novamente, pra testar esse seu método. Mais muito obrigado pela ajuda... Se alguém tiver mais sugestões...
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

William, escreve pro Neumar, ele tem bastante experiência com as serrissas, com certeza vai poder te dar boas dicas...
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi William !!!!! Laughing Laughing Laughing
Não tenho muita experiência com as serissas, mas o Marco deu a melhor dica. As garrafas Pet´s são as melhores pois você acompanha o desenvolvimento das raízes e o "substrato" ideal é a areia. O desenvolvimento é 10 !!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Realmente o Nelmar consegue coisas incríveis com qualquer tipo de serissa. Peça ajuda à ele e tenho certeza que lhe ajudará.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

William,

Por que um mini escorredor e uma mini mamadeira?

O limite de desenvolvimento da planta está relacionado ao espaço físico.

Pode até ser que sua planta atinja o desenvolvimento que você almeja no espaço que você escolheu (as minis). Mas isso pode demorar muito...

É sabido que a vantagem na utilização de escorredores e mamadeiras em tamanhos normais é que o processo é mais rápido! Quanto maior o espaço físico, mais rápido o desenvolvimento... As raízes crescem mais e absorvem mais nutrientes! Assim a planta engordará depressa e você poderá controlar tranqüilamente o crescimento dela...

Até mais,
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

estou com o lando, vc pode colocar suas plantas diretamente sobre a mamadeira normalmente, seu crescimento é rápido e vc pode trabalhá-la como achar melhor, depois que vc atingiu o objetivo vc retira do escorredor, reduz as raízes e passa para o vaso de mame. Por isso não vejo necessidade de colocar em uma mini mamadeira, isso só irá atrasar o desenvolvimento.

p. exemplo tenho mame de serissa que estava no chão e adaptou-se muito bem ao vaso pequeno.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Quando disse em fazer as minimamadeiras, foi mais porque não tem muito espaço aqui em casa, ai pra eu fazer uma mamadeira normal, ficaria meio que dificil. Podem me explicar melhor essa questão das garrafas PET's, ve se eu entendi, é só eu plantar como se fosse um vaso comum?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: