|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daelin
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 11:31 pm Assunto: Vejam se fiz certo o transplante |
|
|
Hoje dediquei um tempo aos tres pre bonsai que tenho.
Vou dizer o que fiz com cada um e voces me dizem se fiz uma bobagem irremediavel, ok?
Tuia - Ela tem tres anos e esta comigo ha dois meses. Estava em um vaso largo, mas muito baixo. Retirei a planta do vaso, limpando delicadamente as raizes, sem cortar nenhuma, nem as de alimentacao nem a principal. As raizes estao super longas, maiores que a propria planta, por isso acho que fiz certo em escolher um vaso maior em profundidade. Coloquei uma terra nova que comprei ontem em um viveiro. O vendedor disse que essa terra tem adubo natural misturado. Nao é uma terra fedida, mas a achei muito fofa e dificil de pegar umidade. Bom, coloquei a planta nesse vaso novo com a terra toda nova. Molhei um bocado e a deixei no sol (da parte da manha).
Cerejeira - É uma muda, ainda, apesar de ja ter sido podada como bonsai. Tirei o musgo de cima, que ja tinha morrido e coloquei a mesma terra com adubo que mencionei. Mas nao mexi em raizes nem nada. So coloquei terra por cima.
Ficus - Esse eu comprei pela internet e o vaso dele era muito pequeno. Quando o retirei do vaso vi que tinha pouca terra ali. Tinha muitas pedras e uma terra mais grossa. Nao mexi muito nisso, so tirei um pouco da terra do fundo pra fazer a planta caber no vaso novo. Depois completei o vaso com a mesma terra que ja mencionei. Molhei tb e deixei pegar o sol da manha.
As minhas duvidas sao:
Deveria ter cortado um pouco das raizes da Tuia?
Poderia ja ter tirado o ficus do vasinho original e dado adubo pra ele?
 |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 1:17 pm Assunto: |
|
|
que terra é essa será terra vegetal?não é bom usar só isso tem que usar pouco e numa granulometria de 2mm a 5mm.alem disse elas vem adubadas o que tambem não é bom.acho que uma boa mistura é pedriscos, caco de tijolo e terra vegetal tudo com 2mm a 5 mm( deve ser parecido com o substrato do seu ficus aonde comprou ele?) para não afogar as raizes. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 1:52 pm Assunto: |
|
|
Não sou muito experiente, mas acho que você fez isso um pouco antes da época certa, mas ja que não cortou as raizes acho que não tem problema. Outra coisa, a TUIA é um bonsai ou um pré-bonsai? Se for um bonsai, cuidado pra ele não "perder forma" pois um vaso maior, significa que ela vai se desenvolver um pouco... Por ultimo, vai uma dica que aprendi aqui com o pessoal, se quiser engrossar o tronco e os galhos, evite ficar podando toda hora. E cuidado com a ensolação depois de você mexer nas raizes. Acho que você deveria colocar em um local iluminado, mas que não bata sol direto, de 3 a 4 semanas. Se falei besteira, me corrijam pessoal, não ligo para criticas!!! E espero te ajudado você. Até a próxima... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 8:21 am Assunto: |
|
|
A tuia é pre-bonsai. Ela tem tres anos, segundo o vendedor, mas é tao pequena que acho que é mais nova ainda.
A terra eu nao sei se é vegetal. Nao confiei muito nela pq ela me parece fofa demais, como se fosse serragem.
O engracado é que o ficus adorou a mudanca. Em cada galhinho ta nascendo uma folha. Isso em dois dias.
Quanto a tuia eu dei uma aparada nas folhas. Ela ta muito cheia, sem forma. Achei que se eu tirasse um pouco das folhas a arvore nao ia se ressentir pq é inverno, sei la.
Ate agora, tudo bem, mas com planta a gente so ve que fez estrago um tempo depois, entao estou com os dedos cruzados. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 9:22 am Assunto: Re: Vejam se fiz certo o transplante |
|
|
Oi Daelin, tudo bem?
Na minha opinião, tudo que voce fez não coloca suas plantas em risco. Apenas acho interessante manter a tuia em meia sombra por 3 semanas, antes de retornar ao sol pleno.
Entretanto, vou fazer alguns comentários prá voce ter em mente nos trabalhos futuros com seus bonsai:
1- o substrato (terra) que voce comprou, ao contrário do que voce imagina, retém sim muita umidade, até mais do que seria recomendado aos bonsai. Normalmente sua composição é humus de minhoca, matéria orgânica vegetal decomposta (folhas, cascas, madeira, etc...) e esterco animal curtido. Sendo todo este material curtido, não apresenta odor ruim.
O problema é que este substrato é ruim para drenagem da água e oxigenação das raízes, uma vez que sua granulação é extremamente fina, o que reduz o desenvolvimento da planta.
Havendo exagero de rega, pode colocar a planta em risco.
2- tanto a tuia como o ficus, voce replantou em vasos maiores, sem podar as raizes. Isso vai exigir que num proximo replantio voce tenha que fazer uma poda maior de raízes, caso queira colocar em vasos de bonsai adequados aos tamanhos das plantas.
Entretanto, estes vasos maiores podem ser bons caso seu interesse seja fazer estas plantas se desenvolverem mais rapidamente.
3- no caso da cerejeira, apenas colocar este substrato sobre o já existente, tem um efeito semelhante ao de uma adubação, pelo fato deste substrato ser rico em nutrientes. Cuidado com as regas, pois talvez o substrato atual estejam mais compactado, o que piora a drenagem e aumenta o risco de "afogar" as raizes.
4- a "terra" do ficus, com pedras e terra grossa me parece ser a mais adequada para bonsai. De novo, não é grave voce ter completado com esta terra preparada, apenas piora a drenagem.
Em resumo, se voce for replanta-las dentro de 1 ou 2 anos, o substarto com granulação grande (entre 2 e 4mm) é o mais recomedado.
Sobre os tamanhos dos vasos, ou voce deixa em grandes para acelerar o desenvolvimento, ou então, no replantio, imagino que tenha que usar vasos mais proporcionais aos tamanhos das plantas.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Souza
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 9:26 am Assunto: |
|
|
Oi Daelin, tb como vc estou iniciando nesta arte, mas com certeza vc deveria adicionar ao substrato, pedriscos ou telha triturada, que seria granolometria (tamanho dos pedriscos) de 2mm a 5mm, a porcetagem de pedriscos depende da espécie a ser plantada e também do clima da sua região.
Como disse sou principiante e amigos, se falei algo errado por favor me corrijam.
Abraço. _________________ Bonsai, bem que podia significar PACIÊNCIA. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 3:35 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin !!!!
Quanta coisa para ser falada... vamos por partes.
Sobre a Tuia não posso opinar, nada conheço sobre ela visto ser uma espécie que não se adapta bem na minha cidade e além do que não gosto.
Cerejeira - adoro-a. O encontro que participei com o Mestre Tramujas neste final de semana, trabalhei com uma muito vigorosa, além de já possuir uma muito interessante. A cerejeira necessita de uma bandeja um pouco profunda, se desejarmos que floresça e frutifique. Ao transplantá-la devemos podar as raízes e os galhos. É ótima planta para ser aramada, ela aceita bem qualquer tipo de aramação.
Ficus - possuo alguns. Planta muito forte, não deve ser regada diariamente porque corre o risco de apodrecer alguma raiz. Há espécies cuja beleza aparece no nebari, eis o motivo pelo qual as raízes ficam expostas e às vezes julgamos ser o vaso muito pequenino,quando na realidade não é. Devemos nos lembrar sempre que quanto menor o vaso, a beleza aparece mais, logicamente que dentro das proporções certas.
GERAL:
- Ao transplantar qualquer planta eu a deixo 15 dias na meia sombra e só depois começo a colocá-la ao sol e só adubo após 2 meses.
- O substrato que utilizo para a maioria das plantas contém: terra (rendmax- acho que é este o nome). Nunca uso terra adubada; pedriscos (o maiorizinho coloco no fundo do vaso), terra de cupinzeiro e vermiculita.
Para as azaléas coloco no substrato carvão moído.
Espero ter colaborado.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 4:29 pm Assunto: |
|
|
Nossa, acho que o ingrediente que eu mais preciso com bonsai é sorte
Eu devia ter entrado antes no forum, ao inves de ja sair por ai carregando vasinho e fazendo estrago
Agora to ficando de olho nos tres, e se algum comecar a agir de forma estranha vou levar correndo pro viveiro.
Quanto a aramacao, eu ando meio preocupada. Notei que a cerejeira tem os galhos muito rigidos, e nao sei como voce conseguiu fazer a aramacao dela, Angela.
O ficus, ao contrario, parece tao maleavel. Ele ta bem altinho e to com vontade de podar o topo, mas agora fico preocupada com a epoca certa e tb com a forma que ele vai ter.
Fora o fato que eu to querendo que o tronco dele fique mais grosso e a copa mais larga.
A tuia é a pobre coitada da casa. Eu nao tenho ideia de como podar a bichinha, se posso aramar, nem o que fazer. Mas ela resiste tao bravamente que me deixa mais contente
Minha internet em casa ta horrivel. Quando voltar a funcionar eu vou postar as fotos dos tres, assim fica mais facil receber sugestoes.
Obrigada pela ajuda, gente!! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 5:43 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin !!!
Os galhos da cerejeira são fortes mas aceitam bem a aramação. O que fiz foi utilizar arame bem grosso. A aramação principal, no tronco eu não pude fazer por não ter força suficiente, quem fez foi o Tramujas, o resto fiz sozinha. Depois vou postar as duas fotos, uma de como era a planta e outra comoela ficou.
Abraços
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 12:40 am Assunto: |
|
|
Epa D. Angela... até eu fiquei curioso.
Essa Cerejeira é a ornamental? Vai bem em Niterói?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 8:22 am Assunto: |
|
|
Eu to doida pra ver um bonsai de cerejeira pra ver como a minha pode ficar no futuro.
Posta logo, Angela!!  |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 4:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin e Felipe !!!
Esqueci de colocar anteriormente que o Marco Nascimento me ajudou e muito na aramação. Minha mão ainda não está com força suficiente, embora esteja fazendo fisioterapia.
A cerejeira se comporta muito bem em Niterói
Ontem comecei a fazer o jin, aliás são dois. Só não deu para acabar, estava muito tarde da noite. Devo adiantar bem na quinta-feira e depois eu posto.
Vocês sabem do Lando??? Está sumidinho demais pro meu gosto.
Abraços
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 1:23 am Assunto: |
|
|
Angela, que tipo de arame você tem usado? Os mais grossos de alumínio não seriam melhores no seu caso? Nem esquente, pois isso demora a ficar bom mesmo.
O Lando está aí. Tem postado quase todo dia.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 1:52 am Assunto: |
|
|
Oi Felipe !!!!
O arame que utilizei mais grosso foi de alumínio sim !!!
Mas a mão ainda está sem condições de grande manipulação. Assim que as fotos estiverem no forum você verá que foi um arame muito grosso e a mudança de posicionamento do tronco, não foi fácil fazer.
Abraços
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 2:06 am Assunto: |
|
|
Não duvido... mas o que a senhora ainda está fazendo acordada??  _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|