FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uso De Glicose como "Acelerador"
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

É exatamente isso!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson Fracassi escreveu:
Existem certas técnicas que vão sendo difundidas e como aquela brincadeira do telefone sem fio, vai sendo deturpada na forma e na função. Também não tenho base científica para discutir o assunto, porém gostaria de abservar o seguinte : Mestre Hidaka usa a glicose, e insiste neste assunto no caso da estaquia do Pinheiro Negro, e não como acelerador de nada. Neste sentido o soro glicosado seria fornecido para a planta num momento em que ela esta debilitada visto que perdeu suas raízes. Neste caso , não só funciona, como melhora significativamente a taxa de sucesso da estaquia, isto é fato. O soro usado provem do soro glicosado e seu percentual é de 2,5 %.(Esse negócio de usar Coca-cola, rapadura, etc.. já é outro assunto, pois como dosar o percentual de glicose destes componentes ?)
Particulamente já fiz estaquia de PN com o uso do soro e sem o uso do mesmo e posso afirmar sem sombra de dúvida que faz diferença. O problema é que as pessoas buscam fórmulas mágicas para fazer seus Bonsai crescer, querem a qualquer custo burlar o tempo, e este não´há como fazer.
Outra coisa que aprendi ao longo destes anos no bonsai, é que muita coisa que faz sentido na cultura do mesmo, parece ser antagônico àquilo que nos diz a agronomia. Tentem conversar com um agronomo. Mas é preciso compreender que estamos trabalhando em um universo totalmente distinto da agricultura convencional e desta maneira a que se pensar de forma distinta. Não é possível tentar aliar coisas que estão em universos diferentes. É preciso crescer no conhecimento científico sem deixar de lado milhares de anos de conhecimento adquirido.
Outra coisa que tenho insistido é que é necessário separar aquilo que é técnica testada e comprovada ao longo de anos, dos "achismos". Vejo experiências relatadas aqui, e fico me perguntando , será possível reproduzi-la ? Não dá para ser leviano e tentar transformar certos acasos em técnica e começar a expalhar como certa e verdadeira. Um outro ponto muito importante quando se coloca algo é que se busque todos os detalhes, para não gerar controvércias.
Só uma última dica para os iniciantes, filtrem o que lêem e o que ouvem, caso contrário seu bonsai vai virar uma pista de provas.

Wilson parabéns pela sua explanação!
Uma duvida. Você utilizou glicose em estaquias de outras espécies? Se sim relate os resultados.
Você utilizou glicose para outras situações? (para crescimento)

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, então pulverizar a solução sobre a folhagem, galhos e tronco de nada adianta? Utiliza-se apenas como rega, ´somente no substrato? Há possível agravante à fungos, caso seja pulv. nas folhas?

Abraço e obrigado.

Fabiano

PS: Muito interessante esta discussão, vimos que discutimos bastante, porém sempre há dúvidas, novas participações...
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

Oriento vc a ler algo sobre estômatos, é um aparato celular magnífico, e muito importante de ser compreendido.
Poucos nutrientes são absorvíveis pelos estômatos, nem todos os nutrientes essenciais são passíveis de serem fornecidos via foliar.
Eu sei que muita coisa foge à regra no mundo do bonsai, acredito muito na força de atração que temos e nossa relação quântica com as plantas, afinal somos feito da mesma matéria, apenas em quantidades diferentes.
Como o nobre amigo Cleriston citou, na explanação do nobre amigo Wilson, filtre as coisas antes de colocá-las em prática...

Peço desculpas se o que escrevo fere a crença de alguém, não deixem de fazer nada que esteja dando certo, apenas buque saber os motivos por que está dando certo, essa é minha dica...

Abraço a todos!!!
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Ezequiel, eu lerei sobre estômatos sim, mas por favor me adiante sobre as perguntas que fiz, pois sei q tem as respostas, tvz tenha pensado q minhas perguntas tenham sido colocadas de forma irônica, uma atrás da outra, pois está enganado, eu realmente gostaria de saber as respostas, pois não sei! Por isso pergunto, é q eu escrevo assim mesmo. Embarassed

Você, junto à Ferreira, meu amigo, e alguns outros da área, são muito importantes neste fórum, por isso, faça valer seu estudo amigo, e mande ver aqui no fórum, auxiliando desta forma, poderá nos precaver de coisas no qual podemos estar fazendo prrejudicar nossas plantas...

Abraço.
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Fabiano, tentando ajudar...

Amigos, então pulverizar a solução sobre a folhagem, galhos e tronco de nada adianta?
Não, se a intenção é fornecer nutriente diretamente para a planta.

Utiliza-se apenas como rega, somente no substrato?
É isso mesmo...

Há possível agravante à fungos, caso seja pulv. nas folhas?
Com toda certeza existe a possibilidade, não de fungos patogênicos, mas pode ter problema com fumagina, um fungo que parasita a superfície, deixando-a preta e atrapalha na absorção de luz e trocas gasosas, e em casos severos leva a morte de um galho e em condições extremas até da planta toda...

Ajudei? Espero que sim...

Abração

P.S. tenho um material muito bom sobre estômatos, assim que achar posto aqui...
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Ezequiel, vc ajudou muito, vc simplesmente sanou minhas dúvidas!!

Muito obrigado, grande abraço,

Fabiano
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Humnn
Este tópico ficou muito bom... Very Happy

Sanei muitas dúvidas aqui,Ezequiel conterraneo não sei se voçe está sabendo do evento que vamos realizar aqui em goiania,de qualquer forma segue o link com maiores informações.
http://www.mgconline.com.br/bonsaigyn/

abração
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2008 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto, já havia feito meu cadastro, espero nos encontrarmos dia 29 e 30/03.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira e Ezequiel!

Muito boa a aula que vocês nos deram. Explicação simples e direta.
Valeu amigos.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Élio, eu só estou "pagando" o que aprendi aqui no fórum, aprendi muita coisa vasculhando os post's, mas é muita coisa mesmo, aqui tem gente fere demais....
Abração....
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ezequiel e Ferreira!

Sei do conhecimento técno/científico do Fereira e você, Ezequiel, já demosntrou acima, um grande conhecimento.

A pergunta é a seguinte:

Sei que todas as plantas, exceto as aquaticas, têm os estômatos na parte inferior do limbo (folha), sendo que muitas têm os estomatos na parte de cima também.
Sei também que os nutrientes (macro e micro) são absorvidos em forma de íons (inorgânico).

Se eu aplicar um fertilizante químico líquido, na parte foliar eu apenas usaria uns 10 ml, digamos, pulverizado.
Se eu usar sob forma de rega no substrato, talvez tivesse que multiplicar por 20, esse volume.

Qual o parecer de vocês?

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano e Elio

Muito grato pelas citações.

Por meu turno, gostaria de registrar que apreciei muito a participação do Fracassi.

Muitas vezes me contorço aqui na cadeira com algumas sugestões "exageradamente criativas" ou "esotéricas", que não consideram as características biológicas das plantas. Nada contra a criatividade, mas em se tratando de seres vivos convém vir acompanhada pela bula, com a respectiva explicação científica!

"Recife (PE)"
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Élio,

Como eu disse em um dos post's anteiores, poucos nutrientes são absorvíveis pela folha, Molibdênio (Mo), Cobalto (Co), Cobre (Cu) são alguns exemplos deles, todos são micronutrientes.
Acontece o seguinte, a quantidade de macronutrientes (Potássio - K, Fósforo - P, Nitrogênio - N, Enxofre - S, Cálcio - Ca, Magnésio - Mg, e em alguns casos o Silício - Si) que a planta necessita diariamente é maior do que os micronutrientes. Além da maioria das espécies de plantas não serem eficientes em abosorver macronutrientes via foliar, essa operação seria muito, digamos que, "trabalhosa" pois teria que pulverizar as plantas todos os dias. Mas daí qual seria a função das raízes? Só de sustentação? Por isso, como uma regra geral, os macronutrientes são fornecidos via radicular, e os micronutrientes, até mesmo pelo controle, são fornecidos via foliar, assim vc tem certeza que está sendo fornecido para a planta, pois não é viável fazer análise química dos sibstratos de todas as plantas não é?
A interação entre nutrientes é grande, mesmo em excesso é prejudicial, e quando se manipula o elemento puro é muito fácil de superdosar, e daí é pior do que faltar...

Não sei se fui claro, se não fui pode questionar, fique à vontade.
Abração!!!!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:37 pm    Assunto: Gravidade Responder com citação

Elio

A função primordial dos estômatos é regular as trocas gasosas, através da abertura e fechamento de acordo com as condições ambientais e fisiológicas das folhas. Se bem me lembro das minhas aulas de fisiologia vegetal, não há nenhuma comprovação de que qualquer substância (não-gasosa) possa ser absorvida via estômatos. No entanto, os famosos adubos foliares realmente funcionam, mas eu desconfio de que haja uma grande colaboração da chuva e do vento, que fazem tudo voltar para o substrato.

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: