FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadoy de ACEROLA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jorgeleao1

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 5:56 pm    Assunto: Yamadoy de ACEROLA Responder com citação

A cerca de um mês atras retirei do chão essa planta e a plantei em um vaso com substrato bem drenante... A quase uma semana vem aparecendo novos brotos, dando sinais de recuperação da planta...
Gostaria de pedir ajuda dos caros amigos para saber como proceder, pois acho que tenho um bom material em mãos, e como sou inesperiente não quero cometer erros absurdos... Wink

A frente ainda não está definida...

Vista de uma suposta frente

Lateral

Vista traseira

Detalhe do tronco

Vista superior

Fiz um projeto para a suposta frente:

Pretendo que ela fique bem mais densa, por isso esse projeto é apenas inicial...

O que vcs acham??

Grato

Jorge Leão
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Sinto que esta planta lhe renderá muitas alegrias...
Sucesso...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge, tomando como frente a 2a foto, eu retiraria todos os galhos da esquerda, na verdade deixaria apenas o que faz uma curva para a direita, tendo como objetivo estilizá-la em moyogi, e vc tem uma 2a opção, que é o estilo vassoura (hokidashi), para tal, poderia cortar todos os galhos grossos que saem do tronco deixando apenas um cotoco de uns 2~3cm, para daí formar sua copa densa, que a pitangueira faz tão bem!

São opções no qual levaria em conta, caso a planta fosse minha, portanto, seu projeto ainda vale...

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 6:52 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o fabiano...
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jorgeleao1

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente muito obrigado aos amigos Ezequiel e Fabiano costa... Very Happy

Fabiano, Eu já considerei a opção de fazer um estilo vassoura, mas penso em adotá-lo caso outro tipo de projeto não dê certo.... Quanto ou Moyogi, talvez a distancia entre a base do tronco e a 1ª curva seja muito grande... estou um pouco indeciso...

Mas vamos ver o que os outros colegas dizem a respeito... Derrepente surge até uma outra projeção!

Abraços

Jorge Leão
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge a sua projeção é muito boa, penso que seguindo a sua idéia terá uma pela planta em pouco tempo.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge, quanto à isso vc tem toda razão, o tachiagare é reto e longo, porém caso vc baixar bem o 1o galho, que surgiria da 1a curva, isso tornaria a planta mais bonita, mas caso vc queira seguir rigorosamente a regra, vc tem como melhor opção, realmente o hokidashi.

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge,

que achado é esse hein! sabe se ele já está frutificando? Eu seguiria o estilo vassoura, possuo uma com uns 20 cm de altura nesse estilo. o ereto informal, ficaria meio artificial pois na antureza, é dificil encontrar-mos aceroleiras nesse estilo.

Se a planta fosse minha, seguiria o estilo vassoura. Agora cabe a você decidir Laughing oh dúvida cruel! rs

Um abraço.
jorgeleao1

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Willian, realmente fui muito feliz quando bati o olho nesta planta!! Very Happy

Esta frutificando sim!! essa arvore tinha devia ter cerca de 1,80... e dava muitos frutos. Não sei se dá pa perceber na foto, mas esse exemplar ém grande, tem cerca da 40cm... Quanto ao estilo vassoura, você faria algo parecido com o meu projeto? Alguma modificação?

Fabiano, eu concordo com o Fabiano que um ereto informal ficaria um tanto artificial, e confesso que me sinto um pouco relutante em adotar esse estilo pois jah tenho outras acerolas encaminhadas para um moyogi... Wink
Mas de qualquer forma agradeço a atenção, e se não for pedir demais, peço que dê uma olhadinha em outra planta minha que postei no forum:

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8785

Abraços

Jorge Leão
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

jorge,

sua planta ainda tem muitas opções. Se for fazer a sua projeção, tem um galho a esquerda que me parece estar descascado, então provavelmente o galho irá brotar antes do dele, mais próximo ao tronco. Normalmente agente quando está começando sempre conseguimos enxergar apenas um estilo! Eu só via o ereto informal, vassoura e o literate Laughing Se não gostar de plantas grandes (não é o meu caso) poderia fazer uma alporquia antes da bifurcação e fazer o vassoura e fazer um monte de mudas com os galhos que sobrarão. Eu deixaria ele grande mesmo!

Sua visão da projeção ficou legal, mas o que "pega" é que os galhos já são grossos ficaria um angulo esquisito. Me entende? Se conseguisse dar mais movimento e abaixar o galho, ficaria legal sim!

Um abraço.
jorgeleao1

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Willian

A possibilidade de fazer alporques está descartada, pois tambem gosto de exemplares grandes... Smile Porém não estou certo de que alcançei o que você quiz me dizer, não consigui visualizar... Confused Os galhos que irão formar a copa estão muito grossos?

Eu até pensei em fazer diferente: Fazer um jin no galho a esquerda e aproveitar dois galhos do lado direito, mas o problema é que eu num tenho nem noção de como fazer um jin... Sad Talvez fazendo o feijão com arroz eu tenha mais chance de acertar.Se não for pedir demais, você poderia fazer uma projeção do que vc imagina paa a planta?? Eu ficaria muito grato!

Valeu!!!Razz

jorge Leão
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

jorge,

bom, sua planta por ser grande vai ter um caminho bastante longo pra formar essa copa. Eu deixaria ela se recuperar e depois daria uma "anabolizada" nela com TM+FO, colocaria uns 4 compinhos com adubo no vaso e deixaria ela crescer livremente. Assim começará a formar a estrutura primária dos galhos.Quando ela estiver bem cabeluda e com os galhos mais grossos começaria a formar as ramificações. Não sou bom com projetos. Tentei fazer um só com a copa sem a ramificação não ficou nenhuma brastemp, mas acho que é uma noção do que esperar e buscar. Um coisa, quanto aos galhos que tirar, deixa o pessoal mais experiente lhe informar ok?

Não me martirizem ok, foi só uma sugestão do que faria. Você pode usar a sua projeção, mas como não consegui fazer os galhos parecidos com o seu, ai fiz aqui rapidinho.

Espero que seja proveitoso, apesar dos pesares.

um abraço.
jorgeleao1

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

Obrigado pela força e pelo esforço! Sua projeção ajudou sim! Very Happy
Vamos esperar a ajuda dos outros amigos!!

Um abraço

Jorge Leão
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Como vai Jeorge.

Bela planta.

Em minha opinião eu deixaria ela se desenvolver mais. Adubaria firmemente como diz o Willian.

Com a formação da copa eu veria o que poderia fazer. Mas a princípio, eu deixaria os dois galhos das extremidades e retiraria um ou dois dos centrais, que inclusive, parecem se entrecruzar...

De qual quer forma a planta oferece boas possibilidades, mas deixa ela se desenvolver.

Abraços.

Franz
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: