|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 7:46 pm Assunto: serissa foetida morre sempre no transplante |
|
|
AMIGOS
TENHO SERISSAS CUJA VARIEDADE TEM UMA ORLA BRANCA EM VOLTA DA FOLHA, ESTAVAM EM TREINAMENTO EM VASO, QUANDO CHEGA A ÉPOCA DO TRANSPLANTE PARA VASO OU BANDEJA ELA NÃO PEGA E MORRE.TENHO UM AMIGO BONSAISTA HA 10 ANOS QUE JA PERDEU PLANTAS TREINADAS A 5 E 6 ANOS E MORRERAM TODAS AO TRANSPLANTAR, E O PIOR NÃO CONSEGUIMOS DESCOBRIR O MOTIVO JA QUE FAZEMOS TUDO NA ÉPOCA CERTA ( PRIMAVERA ) COMO MANDA O FIGURINO. AGRADEÇO A TODOS SE PUDEREM NOS AJUDAR
ABRAÇOS O FORUM ESTA CADA DIA MELHOR
MÁRCIO ROLDÃO |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 9:48 pm Assunto: Re: serissa foetida morre sempre no transplante |
|
|
Olá Marcio,
Poderia nos escrever como seria o processo de transplante efetuado por voce e seu amigo, assim teriamos uma ideia melhor do que poderia estar acontecendo. E olha essa variedade se chama Serissa Variegata, justamente por causa da orla branca em torno das folhas a maioria das plantas com essa orla é seguida do nome da planta + Variegata, por exemplo Ficus e sua variedade com orla branca Ficus Variegata, e realmente essa especie de Serissa é mais complicada de trabalhar do que a serissa chinesa que aceita com melhores resultados a arte do Bonsai, porém sabneod domesticar a Variegata ela se torna uma linda árvore. Entao esperaremos mais informações para podermos te ajudar. Espero ter ajudado t+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 10:08 pm Assunto: Re: serissa foetida morre sempre no transplante |
|
|
A serissa variegada ( variegata)... é muito "enjoada" a serissa foedida comum,... é um inço.... quando vc for podar uma serissa dessas os galhos que caem no chão muitas vezes enraizam em quaisquer condiçoes...
A variegada normalmente ocorre a manifestação de um fungo nas raizes conhecido por phitophora, se os procedimentos tomados no transplante foram padrão, pode ser a ocorrencia desse fungo que é mais normal nessa variedade,...
Os sintomas são brotos pretos, folhas amareladas, galhos pretos.. ate a morte.... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 13, 2005 6:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Márcio !
Acho que, como o Ilex disse, vc pode estar com problemas de doença nas serissas. Digo isso pq eu tenho 8, sendo 6 variegata e, olha......judio bastante das coitadas e elas nada sentem (podo, transplanto, aramo, só falta bater nelas......rs)
Básicamente cuido do seguinte:
- Boa insolação (dia todo)
- Muita água
- Substrato muito bem aerado
- adubo só com osmocote 15.9.12 que é o único com micronutrientes
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|