FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida sobre Ficus.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinicius

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Fabiano! Que grande participação Carlos, é tudo o que o Renam precisa saber, fico muito feliz de ver os mais experientes dando este tipo de ajuda, muito explicativa diga-se de passagem!

tenho um ficus com o caule trançado também, e não conhecia esta écnica da garrafa, vou tentar!!

Smile

Vinicius Londero
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Obrigado pelas palavras, mas acho que tenho feito pouco pelos PRINCIPIANTES, embora eu também me considere um...vou procurar dar mais atenção.

Alberto, logo que a minha responder à técnica, eu posto para você, ok?

Fabiano - com grande admiração a você, concordo com a questão do substrato...no meu caso deu certo , mas depende muito de cada um, você tem toda a razão...por isso sugeri a pesquisa...acho que diminuindo a quantidade de terra e usando terra sem adubo fica muito bom.

Vinícius - também gradeço suas palavras e consideração...espero que você tenha um resultado satisfatório com sua planta.

Abraço a todos,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, como eu disse, vc é muito carismático, ajudando efetivamente à quem vc pode, isso é uma virtude sua, meus parabéns, tentarei seguir seu exemplo. Wink Smile

Sem rasgação de seda, mas sinto sinceridade em suas palavras, desde que nos conhecemos em outro fórum menos promissor que este Sad , porém, a admiração é recíproca.

Grande abraço,

Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Renan Lopes

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

Ola a todos,

que isso fabiano, não existe intromissão quando se trata de "ajuda". quanto mais ouvimos melhor aprendemos.

bom só para deixar mais claro eu moro no Rio de Janeiro - Campo Grande.
Perto até do nosso amigo Willian que me ajudou nos comentarios.

mais uma vez muito obrigado a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Renan Lopes

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Imprimi e li as duas materias sobre substrato e escorredor(mamadeira).
Achei bastante interessante. E até já estava providenciando o substrato
igual ao que Carlos me passou. Moramos na mesma região (sudeste) então estava achando que não haveria tanta diferença, e agora o que faço? posso continnuar ou existe algo melhor pro Rio?

grato a todoss.
abraço.
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Renan,

Eu sugiro:

-40% de Pedriscos
-20% de caco de telha
-20% de Areia Grossa
-20% terra + húmus

Deixe lhe explicar.

Utilizei tanto o que te passei quanto este.

Em plantas com maior tendência a ter fungos nas raízes, como o Shimpaku, eu utilizo esse que lhe postei.

Em outras plantas, sobretudo as floríferas e frutíferas, é melhor haver mais quantidade de terra, o PH será ideal para elas.

No caso do Fícus, você está trabalhandop com uma quantidade pequena de terra, mas pode aumentar um pouco, no entanto nessas quantidades, você terá menos problemas com acúmulo de água e aparecimento de fungos e consequente apodrecimento das raízes.

Logo, vem a pergunta de qualquer pessoa ... Como a planta vai viver de pedras e areia?..não é?

Resposta:A mistura dos elementos vai criar um ambiente orgânico rico em bactérias benéficas que, quando atingirem o momento ideal em seu escorredor, estimularão a produção de nutrientes, aproveitando-se de matéria orgânico...Húmus de minhoca + Adubação.

Por esse motivo eu costumo utilizar o húmus.

Peço desculpas na alteração proposta, mas substrato é assim mesmo, cada um utiliza para a sua realidade...esse postado creio que é um GENÉRICO e deve ser complementado com adubação.

O outro fator é que, em seguida, quando as raízes saírem por debaixo do escorredor, aí sim a carga orgânica será maior e sua planta terá desenvolvimento um pouco mais rápido (sem milagres, apenas um pouco mais rápido).

Qualquer problema , pode enviar e-mail.

Abraços,

Carlos Barrêto

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Renan Lopes

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Carlos.

Então enfim usarei esse ultimo proposto.
Só tenho mais uma duvida. o caco de telha, é em pedaços do tamanho de pedriscos ou é moido?

e outra coisa, percebi que algumas folhos estão com umas manchas brancas, que saem ao passar a mão. o que seria? praga? se for o que fazer?

Carlos eu tenho que lhe pedir uma coisa, que é "desculpas" pela quantidade de pergunta, por estar tomando tanto seu tempo. desculpa mesmo.

muito grato.
abraço.
bivis

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, que ótima aula! vou ate usar essa da garrafa no ficus trançado que minha mãe me deu.
Eu fiz algo parecido, com um pedaço de cano PVC , com 1/3 da altura do tronco, mas tem apenas 2 semanas.

Renan, sucesso com seu ficus!
abraço!
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bivis,

Obrigado pelas palvras, espero que tenha sucesso com o seu Fícus.

Renan, não tem que pedir desculpas...amanhã você poderá me ajudar e por aí vai.

O substrato está acertado, correto?

O caco de telha, deve ser sim do tamanho do pedrisco ou maior...o meu vem ligeiramente maior, compro na Nipon Bonsai ... para você visualizar melhor, vá até http://www.niponbonsai.com.br , em INSUMOS / TELHA PICADA GROSSA

Os pontos brancos podem ser pulgões(se eles se moverem), ou fungos que é o mais comum.

Os procedimentos que lhe indicarei, devem ser feitos FORA DO SOL, pois podem queimar a planta...aproveite os dias do transplante em que a planta estará à sombra se recuperando.

Utilize uma esponja com detergente e faça uma limpeza geral, repita um dia sim e outro não por uma semana , isso deve resolver...se persistir, utilize óleo mineral disponível em floricultura (um dia sim, um não...durante uma semana).

Se o óleo não der conta, então utilize Calda Bordalesa, com esse material:

-A calda bordalesa é preparada com sulfato de cobre que é encontrado em casas especializadas em jardins em sacos com pequenas quantidades.
MODO DE PREPARO - 2 grs ou 2 colheres de café por litro de água.

Fonte: www.atelierdobonsai.com.br em COMO FAZER

Renan, quando o assunto é praga, a menos que a planta já esteja em avançado grau de comprometimento, sempre utilize os ingredientes partindo do mais fraco para o mais forte..essa é a proposta acima.

Qualquer dúvida, poste aqui e , por gentileza, me avise por e-mail e eu entro no Fórum no momento da postagem.

Abraços,

Carlos Barrêto

Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Renan,
as sugestões do Carlos são verdadeiras aulas! (queria eu quando comecei, ter tido dicas assim).

Embora o Carlos more na mesma região, o nosso substrato deve ser diferente do dele. Aqui onde moramos é uma região muito quente! Acho que pra gente aqui ficaria melhor assim:
-30% de caco de telha
-50% de Areia Grossa
-20% terra + húmus
ou variações próximas a isso, já que você visa um desenvolvimento mais rápido da planta e ao mesmo tempo, reter certa quantidade de água no substrato. Lembrando, quanto mais drenante for o substrato, menos ele irá reter água, necessitando de mais regas ao dia. Como não disponho de tempo para isso, acho que ficaria mais fácil pra você. Aqui, tenho uma acerolinha em um escorredor, coloquei 1/3 de cada material, tem épocas que ela aguenta até mais de um dia sem regas, mas não a esponho a tal maldade Rolling Eyes .
Aqui uso o caco de telha com pedaços grandinho pois como estão em treinamento não ligo muito para o "visual" do substrato. Mas quando você for passá-lo para um vaso de bonsai, seria interessante usar o caco de telha entre 3 e 4 mm.

Qualquer contrvérsia do pessoal ai, podem me corrigir ok? É errando que se aprende!

Um abraço a todos.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Willian, a granulometria do substrato de treinamento, inclusive do material "caco cerâmico", não deve ser medido por questão estética e sim funcional, acho mais interessante usar uma granulometria homogênea entre todos os elementos para determinado tamanho de vaso ou recipiente de treinamento, de forma adequada à mame, shohin, omono..., etc.

Até pela garantia de drenagem e de passagem de ar que vc terá neste, além de que cacos maiores não cumprirão a mesma função de retenção de água como os menores e em maior número.
Acho que deveria usar a mesma peneira para ajustar esta granulometria.

Ou seja, em um vaso pequeno, tipo de mame 3~10cm, usar um substrato de 1~3mm, para shohin em vaso de uns 20cm de largura, 3~5mm, e assim por diante, isso para planta saudável, pois ainda poderemos estar falando de uma planta resultante de um yamadori ou doente, que necessite de um substrato de recuperação capilar, daí, é outro caso.

Acho que para sua região, 1/3 de cada elemento (pedrisco/ceram/terra gran) está de bom tamanho, pois até descomplica um pouco e a coisa flui com mais facilidade, sei lá...

Grande abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 12:17 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

boa colocação a sua, eu que me expressei mal. Aqui eu quebro o caco de telha e quando vejo que já está em um bom tamanho paro, mas não peneiro (sei que há perigo do pó das telhas, mas... Rolling Eyes ) depois que já está tudo pronto, substrato e planta no escorredor, coloco uma camada de cacos de telha um pouco maiores que 5 mm. Eles ajudam a reter um pouco mais de água.

um abraço...
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

acompanhei o Tópico desde seu inicio e verifiquei a boa vontade de pessoas em ajudar as que estão a procura de soluções para seus problemas no manuseio de suas plantas.Mas ainda tenho uma pergunta aos talhados no assunto que se refere ao húmus. Se for colocada no forno poderá perder propriedades, mas não existe outra maneira de se precaver de infestar-mos nossas plantas com minhocas que venham não sei se nascer ou o nome a ser dado ao aparecimento delas?

Abraços,

Ivanil
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil,

O assunto "minhocas" é bastante controverso. Já encontrei matérias condenando e matérias dizendo não haver problema quanto ao aparecimento das mesmas.

Minha experiência: tenho usado o produto da Fazenda 4R, sem levá-lo ao forno justamente para evitar a perda de propriedades, e até hoje não percebi a aparecimento de sequer 1 minhoca.

O colega Geraldo Inocêncio é um grande fã do humus para componente orgânico do substrato e talvez fosse interessante você consultá-lo a respeito.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,

agradeço a atenção ref. a minha postagem e vejo que o assunto ainda continua com espaço para uma série de debates.Fiz uso de húmus em algumas plantas mas não as numerei para ver o resultado
Mas até o momento só encontrei minhocas em alguns vasos de pequenas mudas que por não ter espaço estavam colocadas no chão e no meu terreno existem muitas minhocas pela quantidade de matéria orgânica contida no mesmo.
Obrigado pela ajuda e falarei com o amigo citado por vc.

Ivanil
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: