FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pau-brasil,aceito sugestões!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
diditattoo

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 8:42 pm    Assunto: Pau-brasil,aceito sugestões! Responder com citação

Apresento a vc´s meu bonsai de Pau-Brasil,cujo o mesmo queria engrossar mais o tronco dele,dar mais volume e encontrar um estilo para a planta,o que faço?coloco em um escorredor?faço poda da copa?ou uma drastica?qdo seria aépoca ideal para o tranplante e poda da raiz?onde posso encontrar essas dicas sobre a espécie e de outros tbm,pois não sei se posso trabalhar as plantas em qualquer época

[/img]

[/img]

forte abraço amigos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Didi!

Se vc quer engrossar o tronco e avolumar a planta, no que acho que você está certo, só tem uma maneira: Dar espaço para as raízes crescerem e isso você pode fazer transplantando em um escorredor e posteriormente numa mamadeira ou, melhor ainda, no chão.
Fãça isso no final do inverno.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
diditattoo

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

valeu élio,esperarei a época certa então,plantar no chão fica um pouco complicado pra mim,pois em casa não ha terra,é tudo cimentado,dai tenho que me divertir com os bonsai né.....colocarei no escorredor no inverno então...
forte abraço e valeu pela dica
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Didi?...

No caso desta planta eu colocaria no solo como diz o amigo Elio, mas como você não tem como (eu vivo essa realidade também, pois moro em apartamento... rsrsrs), eu colocaria em um vaso grande e profundo com substrato drenante, porém, com uma porcentagem (10 ou 15%) de matéria orgânica... Mas o escorredor tbm é uma boa opção, mas deve ser largo e profundo para dar espaço às raizes...

Com algumas horas de sol por dia ele iria se desenvolver bem...

Abraços e boa sorte.
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Franz Lopes escreveu:

Com algumas horas de sol por dia ele iria se desenvolver bem...

Franz,

Há quase 1 ano adquiri 2 mudas de pau-brasil. Elas estavam com cerca de 70cm e, seguindo orientação do pessoal, fiz uma poda drástica a 15 cm da base. Ambas brotaram bem e lá pelo fim do inverno vou passá-las para o escorredor.

Até aí, nada de mais. Ocorre que deixei uma das mudas a sol pleno, a outra não, e parece-me que esta desenvolveu melhor do que a que pega sol direto.

Considerando a sua observação acima, saberia me dizer se o ocorrido é uma característica da espécie ou foi apenas coincidência?

Obrigado.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Como vai amigo?

É um pouco difícil dizer exatamente o que ocorreu sem maiores detalhes...

O que posso te dizer (como principiante... Laughing ), é que a princípio, leguminosas gostam de sol... mas é importante observar certos aspectos, como:

Mudas muito joves não devem levar sol pleno por muito tempo, pois desidratam mais rapidamente;

Deve-se levar em consideração o clima da região e época do ano, em alguns períodos do ano a intensidade solar pode ficar muito forte, de forma que as plantas devem permanecer protegidas (muitos usam telas ou sombrites) ou ter o tempo de exposição reduzido;

É preciso também compreender a respeito das características específicas de cada espécie;

Sol pleno também pode ser prejudicial logo após alguns procedimentos, como trasnplante ou poda drástica. É preciso reintroduzi-las aos poucos.

Um substrato com material que não retenha umidade poro mais tempo, também pode ser prejudicial.

Após esta poda que você procedeu eu não recomendaria coloca-la logo ao sol pleno. Quanto a planta do colega Didi, após o transplante não deve reintroduzi-la ao sol de imediato e sim aos poucos por dia e após pelo menos uns 20 ou 30 dias refebendo apenas luminosidade...

Espero não ter esquecido de nada...

Em fim, vamos ver se teremos mais algumas informações de alguém que tenha experiência com a espécie.

Abraços e boa sorte.

Franz
diditattoo

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Opa Franz...
essa realidade é mto triste fala ai?...rsrsrs..ahhh se eu tivesse uma chacara!!!
então essa matéria organica que vc fala seria o substrato mesmo né?nossa mas 10,15% não seria mto pouco não?
acho que a melhor saida aqui no meu caso seria o escorredor mesmo,decorrente aos lances de espaço
valeu pela dica,te falarei como ficou depois
forte abraço e tenha um ótimo fim de semana
diditattoo

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Franz Lopes escreveu:
Como vai amigo?

É um pouco difícil dizer exatamente o que ocorreu sem maiores detalhes...

O que posso te dizer (como principiante... Laughing ), é que a princípio, leguminosas gostam de sol... mas é importante observar certos aspectos, como:

Mudas muito joves não devem levar sol pleno por muito tempo, pois desidratam mais rapidamente;

Deve-se levar em consideração o clima da região e época do ano, em alguns períodos do ano a intensidade solar pode ficar muito forte, de forma que as plantas devem permanecer protegidas (muitos usam telas ou sombrites) ou ter o tempo de exposição reduzido;

É preciso também compreender a respeito das características específicas de cada espécie;

Sol pleno também pode ser prejudicial logo após alguns procedimentos, como trasnplante ou poda drástica. É preciso reintroduzi-las aos poucos.

Um substrato com material que não retenha umidade poro mais tempo, também pode ser prejudicial.

Após esta poda que você procedeu eu não recomendaria coloca-la logo ao sol pleno. Quanto a planta do colega Didi, após o transplante não deve reintroduzi-la ao sol de imediato e sim aos poucos por dia e após pelo menos uns 20 ou 30 dias refebendo apenas luminosidade...

Espero não ter esquecido de nada...

Em fim, vamos ver se teremos mais algumas informações de alguém que tenha experiência com a espécie.

Abraços e boa sorte.

Franz

entendido amigo
valeu pela dica qto aos lances do sol,ja perdi varias plantinhas desta forma.
então me diga uma coisa,qdo for replantada em um escorredor eu não posso fazer a poda ao mesmo tempo némto menos drastica?
o amigo sabe onde posso encontrar mais informações sobre a espécie?

um forte abraço e um bom fim de semana
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Após o transplante você até pode proceder com a poda, mas o transplante é um procedimento um tanto traumático para a planta, alguns aconselham esperar ela se recuperar para a poda, 1 ou 2 meses é o suficiente.
Mas deve observar a época do ano. Pelo menos aqui em minha região ainda está muito quente para transplantes. Eu prefiro esperar o começo do outono ou inverno. Transplantar em época de alta temperatura pode desidratar a planta.

Recomendo esperar.

Abraços
diditattoo

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Franz Lopes escreveu:
Após o transplante você até pode proceder com a poda, mas o transplante é um procedimento um tanto traumático para a planta, alguns aconselham esperar ela se recuperar para a poda, 1 ou 2 meses é o suficiente.
Mas deve observar a época do ano. Pelo menos aqui em minha região ainda está muito quente para transplantes. Eu prefiro esperar o começo do outono ou inverno. Transplantar em época de alta temperatura pode desidratar a planta.

Recomendo esperar.

Abraços

Entendido parceiro,esperarei um pouco então,pois aqui no centro-oeste tbm esta bem quente nesta época....valeu o conselho
forte abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: