|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabiano
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 1:41 pm Assunto: Tuia |
|
|
Pessoal,
Adquiri recentemente uma muda de tuia azul.
Andei pesquisando na internet mas não achei muita coisa especifica sobre essa espécie. Queria saber, dada a época do ano (final do outono), o que eu teria que fazer com ela. Ela esta num vaso, no peitoril de uma janela, já que moro em apto e não tenho espaço.
Acho que o substrato está meio impermeável, posso replanta-la agora? E quanto a poda, aramação, etc.
Obrigado |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 8:11 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,,
já tive uma tuia azul como bonsai, mas infelizmente morreu por falta d'água, motivo: viagem;
por enquanto não faça nada, espere fim de agosto par mexer com ela, aí sim vc troca o substrato, lavando as raízes e passando para o vaso novo com pedrisco, telha/tijolo moído e carvão triturado, mas não deixe as raízes secarem durante a troca.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
fabiano
|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 4:22 pm Assunto: obrigado |
|
|
Valeu Jackson,
Vou esperar agosto então. Andei pesquisando na NET mais um pouco e parece que quanto mais a gente le mais confuso a gente fica. Haja vista a quantidades de informacões contraditórias que achei sobre juníperos por exemplo. Provavelmente em função das várias espécies né?
Bom, isso não importa. Obrigado mais uma vez e boa sorte com sua próxima tuia.
Fabiano |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 4:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabiano, eu descobri tb que a internet acaba sendo uma fonte de desinformacao.
No começo eu colocava água a cada dois dias no bonsai, dai descobri que tinha que ser todo dia, depois li que devia ser dia sim, dia nao.
Moral, agora eu olho a planta e decido se ela ta com bastante umidade. Ate agora esse metodo ta dando certo
Ou entao fico por aqui no forum e pergunto pro pessoal o que fazer. Ate agora nao vi informacoes contraditorias. Muitas vezes tem metodos diferentes de fazer a mesma coisa, como engrossar o tronco.
Eu tenho uma tuia tb. É uma tuia nana e esta no mesmo vazinho desde o dia que comprei. Mas logo na primeira semana eu tirei a bichinha da terra, pra ver se ela tinha raizes.
Ela sobreviveu a essa violencia. Depois dei umas aparadas na copa e ela tb aguentou isso.
Acho que ela é uma especie bem resistente. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 8:42 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin !!!!!!!!!!!
O que pode parecer confuso, ....... É MESMO !!! (hihihi). Deixando a brincadeirinha de fora.
Há plantas que devem ser molhadas diariamente, outras dia sim e dia não... outras quando estiverem "pedindo" água. O ideal é troca de informações.
Vamos ver algumas experiências que tive:
-Calliandra - molho diariamente - é beberrona;
- Ficus - molho dia sim e dia não - não gosta muito de banho;
- Serissa - só molho quando as folhinhas começam a pedir água - não gosta de desperdício;
- Bugainvillea - molho quando pede água - bebe pouco;
-Ipê - moçho diariamente;
- Azaléa - gosta de beber todo dia - é bebum
Isto foi descoberto através de experiências. Mas muita gente vai discordar de mim.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Qui Jun 09, 2005 8:34 am Assunto: |
|
|
Oi Angela!
Pois e, e eu resolvi ter tres especies diferentes. So pra confundir mais.
Estou com uma tuia, uma cerejeira e um ficus. Ate agora, tudo bem  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 12:33 am Assunto: |
|
|
Oi para as duas.
Daelin, como a Angela tocou no assunto, isso é o que se sabe sobre essas espécies, mas é certo de que a quantidade e frequência da rega vai depender primeiro do substrato usado, não é mesmo? Quem usa telha triturada e carvão na composição do substrato, em pelo menos 40%, sabe que vai ter que regar com bem mais frequência do que quem não usa esses componentes, etc.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|