FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro - Oq fazer?! Como fazer?!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 8:50 pm    Assunto: Pinheiro Negro - Oq fazer?! Como fazer?! Responder com citação

Comprei essa muda de PNJ a algum tempo.
E quero começar a dar forma para ele e colocar no escorredor e depois na mamadeira.
Como se pode ver nas fotos fiz um pinçamento, não sei nem se foi feito corretamente.
Gostaria de saber como podar, se posso ou devo cortar galhos ou o tronco.
Qual o substrato devo colocar no escorredor, para outras plantas tenho usado apenas tijolo moido.

Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo,
Na minha opinião você deveria primeiramente aramar e dar alguns movimentos pois a planta está muito reta, em seguida replantar no escorredor para logo mais colocar na mamadeira.
Quanto ao substrato, este que esta no pote me parece adequado. Como é uma muda ainda em formação o ideal é que tenha boa drenagem, mas eu não colocaria somente tijolo, eu acrecentaria uns 30/40% de terra granulada com casca de pinos (a casca deve ser pequena tbem + ou - na mesma granulometria do tijolo moido).
Na pinçagem não é ideal que se retire todas as agulas deixando um espaço muito comprido (pescoçudo), pois neste lugar dificilmente nascerá outro galho. Vá podando tambem as velas para formar galhos. Onde nasce 3 galhos na mesma altura, retire dois para que não forme a "roda de carroça", intercale os galhos formando uma triangulação.

Parece meio complicado, né? E na realidade é um pouco mesmo. Uma dica: leia tudo o que voce puder sobe PN que vc acaba descobrindo uma forma de trabalhar (se não tiver alguem por perto que lhe de umas dicas).

Valew?

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel.Viterbo, estou pensando em reduzir o tamanho dele cortando a parte mais alta fazendo assim um novo ápice com o galho mais comprido da esquerda.
Não sei se vou conseguir curvar a parte de baixo do tronco.
Essas intervenções devem ser feitas na primavera?

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Dusantos, as intervenções em PN, geralmente se faz no inverno.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Estava olhando aqui algumas fotos e acho que tive uma ideia.
Tirar todos os galho de baixo e fazer ele em estilo literati.
A retirada do galhos inferiores pode ser feito nessa epoca?
ou tb so no inverno?
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Dusantos é aconselhado fazer a poda estrutural dos galhos também no inverno.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 2:24 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Daniel, quando der uma sinuosidade ao seu PN os galhos irão aproximar melhor e formar uma estrutura mais compacta e retirando o excesso de galhos que estão saindo no mesmo ponto sua planta irá emitir novos galhos.
Quanto ao substrato, quanto mais drenado melhor, portanto muito caco de telha moido.

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 11:01 am    Assunto: Re: Pinheiro Negro - Oq fazer?! Como fazer?! Responder com citação

Olá Dusantos,

Deixe os trabalhos para oa Inverno, ou alguma epoca mais fria ai em BH, aqui em Uberaba perto do Inverno da uma esfriada, mas não muito, porém mesmo assim ainda é aconselhavel o Inverno.

Se minha não podaria os galhos inferiores e nem o superior, passaria essa planta para um escorredor, deixaria este ápice crescer ainda mais do que está hoje, pois isso favorece o engrossamento do tronco, e nesse meio tempo, na chegada do inverno você apenas selecionaria os galhos que iria deixar, mas o ápice continuaria lá, sem mexer nele.

Depois poste alguma foto com um objeto como caixa de cigarro ou fósforos, isso pode mudar o rumo das explicações, pois não sabemos o tamanho desse pinheiro. Se for da altura que estou pensando a idéia daquele novo ápice é muito boa, ele até poderia ser usado agora, mas o desenvolvimento da planta poderia ou seria prejudicado, ele poderá se tornar o ápice com mais segurança no Inverno de 2009, neste de 2008 é meio arriscado como lhe disse, você pode perder tempos preciosos no desenvolvimento de seu "matsu", e olha vou te dizer uma coisa, não é muito agradável, já aconteceu comigo no passado.

Entao segure a vontade de podar e dar logo um rumo para ele no estilo Literati, e pense em seu desenvolvimento. Após efetuado o transplanta para um escorredor e tal, e feita a primeira poda de galhos, espere um tempo e coloque ele em uma mamadeira, mas não em uma bacia pequena, pegue aquelas "big bacias" mesmo e coloque-o para mamar nelas, em poucos anos te garanto que o resultado será fantastico. Aconselha-se a mudar o apice para outro com pelo menos 15cm, porém o ápice maior de seu pinheiro não desenvolveu muito e também não ajudou no da planta, pois está em um vaso comum, no escorredor vai se desenvolver muito melhor. Aqui uso para pinheiro, caco de tijolo, areia, pedrisco e casca de pinus, mais nada. E está funcionando perfeitamente.

Não sei ai em BH como funcionaria isso, pois cada um tem seu substrato, mas de umas ligadas no Terra Bonsai ou no Bonsai Morro velho, o pessoal lá pode dar mais algumas dicas para ti:

http://www.terrabonsai.com.br/

http://www.bonsaimorrovelho.com.br/

E estão ai pertinho de você. Espero ter ajudado amigo. T+.

Abraços:

Illex

P.S.: Amigos é um tópico interessante, vamos postar. Até breve.

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com cada palavra do Illex...
tenho 2 mudas aqui e tbm tô doido para mexer, mas antes do inverno, NÃO!

Abraço,
Fabiano.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado por todas as dicas.
Eu pensei em fazer um literati depois de ver esses dois exemplares.

Colocar no escorredor pode ser agora?
Isso eu não to entendendo, acho que sou meio burro. Sad

Muito obrigado mesmo
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Dusantos, de burro vc n tem nada, se assim o tivesse, provavelmente n estaria fazendo bonsai! Wink

Amigão, se vc conseguir transferir a planta para o escorredor sem mexer nas raízes, apenas aumentar o volume de substrato, tá ok! Já pode fazer.

Nem pense ainda em estilizá-lo, ainda mais como literati, pois vc pode mudar de idéia mais na frente, aconselho-o a n mexer na planta com intuito de estilizar enquanto tiver esta idéia fixa, pois sua planta dá muitas possibilidades de trabalho, e quem opta pelo estilo literati, geralmente n tem muita opção...

Grande abraço,

Fabiano.
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

o maior problema do meu PN é que eu deixei ele quieto por muito tempo e agora resolvi pinçar sem antes procurar saber como fazer, e ai fiz bobagem e pincei ele todo. Sad
Foi por esse motivo que pensei no literati, e além disso gostei muito dessas duas plantas que postei, principalmente a 2ª.
Mas vou fazer isso que você me indicou.
Vou tentar passar pro escorredor sem cortar raiz.
Possivelmente terei que movimentar a posição delas pois o vaso é mais alto que o escorredor.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: