FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carmona - Tipos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 1:14 pm    Assunto: Carmona - Tipos Responder com citação

Olá eu gostaria saber os tipos de Carmona que existem. Pois vendo aqui no fórum eu vi 2 tipos, um com folha grande e a outra com folha pequena.

segue as fotos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston penso que deve existir apenas a Carmona macrophylla e a microphylla. Apenas essas duas espécies.
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 8:40 pm    Assunto: ....................RESPOSTA......... Responder com citação

Caro CLERISTON
Eu tambem só conheço 2 estas citadas pelo amigo Marcos.

A micro.de folhas miudas e brilhantes,so floresce.
A macro,de folhas grds e opácas floresce e frutifica.
Para bonsai .Eu prefiro a MICROPHYLLA.....so gosto pessoal.valeuuuuu..

Un abraço.
PV
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Paulo tem certeza q a micro só floresce??
Olha esta abaixo?

Eu adquiri uma igual a esta.
Ela não é Carmona?
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade...eu tenho tanto da micro como da macro e até hoje só as micro frutificaram...
As duas são boas de trabalhar, mas tem o revés de atrair muita formiga e colchonilha, fora que dificilmente vc encontra um exemplar com um bom nebari naturalmente...
quanto ao tamanho das folhas, as folhas da macro dá p/reduzir numa boa com desfolhas, não chega a ficar pequena como a da micro mas reduz...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 2:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A CARMONA, nome cientifico Ehretia buxifolia, tambem conhecida por Carmona microphylla, Chá de Fukien (região da China meridional). Familia: Boraginaceae (Boragináceas).
A variedade macrophylla, basicamente, só se difere na verdade pelas folhas, seu formato. Quanto à floração e frutificação, é comum a ambas, bem como deverão ser cultivadas da mesma forma, aceitando bem a adoção de qualquer estilo, visando sua estruturação. Very Happy

Em meu viveiro cultivo as duas variedades, indistintamente, com resultados excelentes, vez que produzem flores e frutos em abundância. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Cleriston.
Estamos em uma sinuca de bico, porem continuo com a mesma opinião
pode ser que exista mais variedades da microphila com a devida venia
do amigo Nyck Fury esta da folha miuda e brilhante eu nunca vi frutificar
no caso esta da sua primeira foto. Esta da foto com frutos claro é carmona, pelo que sei produzida ali na região de Atibaia e tambem la no Sul pela Belvedere.
por via das dúvidas vou pesquisar mais um pouco certo!
Estou postando fotos das que cultivo aqui
1ª foto detale da diferença dos ramos.
2ª e 3ª carmona microphila da folha miuda e brilhante que eu nunca vi frutificar
4ª foto carmona de folha maior e opaca que frutifica muito bem.
um abraço
PV

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Nick então quer dizer que as duas frutificam?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 5:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcos, embora o bonsaista e amigo Paulo Ventura diga que em seu viveiro nunca viu a frutificação, estou certo que ela frutifica sim. O que acontece é que isso ocorre em menor abundância, os frutos e as flores são menores, tambem. Very Happy

A carmona macrophylla possui as folhas mais longas, de um verde de tonalidade mais leve que a outra variedade. É conhecida tambem por variedade retusa (nada com o ficus, hein?). Apesar de não apresentar uma frutificação tão acentuada quanto a outra, emite floração simples, menos destacada, com a conclusão dos frutos, minusculos.

A carmona microphylla, por outro lado, tem folhas mais arredondadas, tonalidade verde mais acentuada. Os frutos amadurecem rapidamente, e ao cairem no solo, germinam e dão origem a novas plantas no mesmo ritmo intenso.

O que ocorre é que, na variedade macro, os frutos não germinam na mesma intensidade que na outra variedade. Tanto uma quanto a outra pegam bem de estacas, mas, em razão da forte frutificação da micro, busca-se a reprodução dessa através de semeadura. As sementes das macro são minusculas, menores ainda que as de piracanta, a título de exemplo. Very Happy

Detalhe microphylla:

http://www.uru.ac.th/~botany/detail.php?botany_id=7-53000-001-0062&field=&value=&page=7

oportunamente irei fotografar minhas duas variedades, e mostrarei aki o que escrevi acima, para podermos dirimir de vez essa intricada questão. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 12, 2009 3:35 pm    Assunto: Espécies Responder com citação

Pessoal

Lembro que em um tópico do Paulo Ventura foi discutido este assunto da identidade das "Carmonas", tendo sido levantada a possibilidade da existência de 3 "variedades", como foram chamadas.

Ontem, revendo o livro "Bonsai School" do Craig Coussins, na página 44 tem a informação de que, além da Ehretia buxifolia, conhecida como "Carmona microphyla" entre bonsaístas, existem pelo menos mais duas espécies de "Fukien Tea", também adequadas para bonsai e ainda mais resistentes, E. dicksoni e E. thrysiflora. Portanto, existe a possibilidade de que o que chamamos "variedades" sejam na realidade estas diferentes espécies.

Resta descobrir qual é qual aqui no Brasil, já que não chegaram por aqui com a identidade correta no passaporte!

"Recife (PE)"
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 10:55 pm    Assunto: Carmona Responder com citação

Olá amigos,

Essa primeira planta postada no tópico é um exemplar que cultivo ha alguns anos, tem a folha maior quando comparado a outras carmonas que possuo. Sob minha observação esse exemplar possui uma floração intensa durante todo o ano, ramificação abundante que requer podas semanais para manter a estilização atual. As carmonas de folhas menores, toda floração leva a uma frutificação, no entanto sua ramificação não é intensa (cresce lentamente).

Atualuzalçao das fotos dessa carmina estilizada por mim (voltou para o vaso essa semana)

Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Belíssima carmona Leonardo, suas intervenções ficaram muito boas, tanto que ela se tornou um lindo bonsai. O vaso então é um show a parte.
Meus parabéns.
Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 16, 2009 11:53 pm    Assunto: Carmona Responder com citação

Salo,

Obrigado.

Espero que o vaso não apague a beleza dessa planta.

Att,
Leonardo.
Ricardoamm
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2009 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

OLA AMIGOS....
TENHO AS 2 CARMONAS MAS AS DE FOLHA PEQUENA FRUTIFICA BEM MAIS QUE A OUTRA, POREM DEPENDENDO DA ADUBAÇÃO AS 2 FRUTIFICAM NORMAL...QUANDO ESSA MINHA AQUI DA FOTO FRUTIFICAR DE NOVO VOU POSTAR AS FOTOS....
Ricardoamm
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2009 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

OLA AMIGOS....
TENHO AS 2 CARMONAS MAS AS DE FOLHA PEQUENA FRUTIFICA BEM MAIS QUE A OUTRA, POREM DEPENDENDO DA ADUBAÇÃO AS 2 FRUTIFICAM NORMAL...QUANDO ESSA MINHA AQUI DA FOTO FRUTIFICAR DE NOVO VOU POSTAR AS FOTOS....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: