FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enraizador em estaca
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 10:47 pm    Assunto: Enraizador em estaca Responder com citação

Ola;
É o seguinte, achei uns brotos de uma cerejeira japonesa, saindo da base da mesma. Na mesma hora puxei umas tres estacas com a mao e levei pra casa. Deixei na agua com um adubo liquido que diz ser enraizante/enraizador por uns tres dias.
Peguei as estacas e coloquei em vasos no chao.
Teve uma delas que saiu dois brotos vigorosos em uma semana e duraram por uma semana, Sad.
Bem, depois disso resolvi comprar o tal do benerva e fiz o preparado. Ja coloquei duas vezes nos ultimos 5 dias.
Tendo em vista que os peciolos das folhas ja cairam e que as estacas estao sem folhas nem nada, vale a pena eu ainda continuar colocando o benerva? Sera que eu ja nao perdi essas estacas? No total ja faz tres semanas que eu as arranquei.
Valeus.
Helio.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Hélio, quando você pegar estacas (brotos) deve corta-los em bisel (/) e deixa-los cerca de 24hrs em um enraizador. Depois plantar em um substrato adequado a estacas, existem uns prontos para venda, deixar a sombra e regar sempre. Quanto as suas estacas, não sei se a cereja pega assim, mas não necessita estar aplicando o benerva direto. Para saber se estão vivas, dá uma raspada no tronco e observe se ainda esta verde, em caso afirmativo continue regando com água normal.
Boa Sorte.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Hélio,

O ideal é você fazer uma estufa para suas estacas...

A estufa propicia calor e umidade ideais para estimular o enraizamento...

Se as estacas forem pequenas, você pode colocá-las dentro de uma garrafa PET..você corta a garrafa PET onde ela afunila, faz furinhos no fundo, coloca areia grossa no fundo e planta suas estacas e , em seguida, fecha com a parte cônica e une as duas partes da garrafa com fita adesiva, de forma que fique uma garrafa inteira com as estacas dentro...fure a tampa em cima para respiro e rega!!

Se as estacas forem maiores, pesquise em www.atelierdobonsai.com.br em Bonsai e veja o tópico sobre estufa.

O Geraldo Inocêncio também tem um excelente artigo sobre estufa em FAÇA VOCÊ MESMO...vale à pena dar uma olhada.

Sucesso com as suas estacas...
Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, mesmo se tudo tiver sendo feito da forma correta, sabemos que mesmo assim não estamos na época adequada a este tipo de propagação, pode dar certo, como não...é um pouco de sorte tbm...

Eu faço nesta época de bouganvilea, n perco nenhuma, porém de outros, pode dar certo...

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos

consegui estacas do meu pre-bonsai de sakura sem usar enraizador, pegaram bem fácil

peguei dos ramos longos e finos que nascem na primavera, por volta de outubro, cortei-os com +/- palmo, no primeiro terço deixei sem folhas, as outras eu cortei ao meio, plantei em garrafas PET cortadas ao meio dentro de uma estufa improvisada que fiz
elas brotaram e enraizaram muito bem, domingo passado fiz o transplante delas e já tinha ótima formação de raízes

só a minha experiencia, qualquer coisa pergunta aí

falou Smile

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
aristoteles

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, tenho uma dúvida:

Fiz a mais ou menos uns 45, 50 dias duas estacas de jabuticaba e uma de acerola, de uma poda q meu avô la no sítio.

Na época apliquei biofert raiz, até agora não brotaram, quer dizer o de acerola colocou uma folhinha, mas ela não cresceu e as jabuticabas estão quietas.

As estacas n estão mortas, e minha dúvida é: posso/devo aplicar novamento o biofert?

No caso estava pensando em regar eles com a solução, mas li q se aplicarmos demais faz efeito contrário.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Entao, fiz tudo errado, nao cortei correto, deixei tamanho muito grande, nao fiz com estufa, coloquei enraizador uma semana depois, etc.... So porque tinha tido sucesso com serissas, buxus e azaleas, pensei que ia conseguir com a cerejeira. Mas essa eu sempre tentei e nunca consegui, quem sabe na proxima eu paro e respiro fundo pra tomar os cuidados e seguir os passos com calma e assim obter finalmente sucesso.
Valeu as dicas.
Vando Meneguetti

MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2008 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá!!

Estacas de cerejeira quando respeitados certos requisitos brotam muito bem,no seu caso observe numa próxima oportunidade se esses brotos estão saindo da base da planta,se estiverem faça uma "caixa" em volta e coloque substrato e enraizador e logo verá que esses brotos soltarão raizes aí é só cortar abaixo dessas e colocar em um vaso e trabalhar bastante na formação de uma nova muda de cerejeira.

Dica: Dê uma passada na comunidade do atelier do bonsai no orkut e procure nos tópicos por sakura cerejeira japonesa;lá você vai ter várias e importantes dicas sobre essa linda árvore,dadas só por feras no assunto.

Abraços e boa sorte!!!

"Aproveite o dia"
Vando
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: