Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 6:49 pm Assunto: Jabuticaba 05 |
|
|
Amigos,
vai aí mais uma jabu...
Quando a comprei no ano passado:
Primeira poda:
Estado atual:
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Qua Ago 04, 2010 11:11 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 7:15 pm Assunto: |
|
|
Puxa vida Edson, ela está um pouco alta, lhe sugiro uma poda logo após as bifurcações, objetivando em um hokidashi, que acho mais interessante estilo para ela em particular e as jabutis em geral,porém a sua tem tudo para isso. Tvz uns 5cm após a forqueta...
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Fabiano,
você tem razão. Eu também já havia percebido isso. Não que ela não pudesse ser alta, mas do modo como está ela não tem uma estrutura bem formada para a altura. Vou podar hoje mesmo e aguardar novas brotações...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 11:08 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Fabiano,ela está pedindo uma poda
Facão nela
Mas me surgiu uma dúvida aqui,não seria muito arriscado uma poda drástica deste nível,nesta época do ano  _________________
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 6:02 pm Assunto: Depois da poda |
|
|
Alberto,
Talvez eu devesse esperar, mas você sabe... aquele verminho ficou me cutucando o dia inteiro!!!
Acredito que não haverá nenhum problema porque não pretendia deixar no toco. De qualquer modo, agora é tarde!!!
Aí estão as fotos da poda:
Um abraço e obrigado a todos pelas sugestões... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 10:23 am Assunto: |
|
|
Oi Edson
Fizeste bem, a poda era necessária!!!
Se permite, deixo estas fotos de trabalhos com jabu, para inspiração... Tenho notado que o grande diferencial, por ser uma nativa de características próprias, é deixar os galhos principais voltados para cima, em vez de paralelos ou descendentes
Se notarem, nossos artistas não estão devendo nada ao pessoal de fora do Brasil, que fazem bonsai há bastante tempo antes de nós  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 1:29 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
realmente belíssimos exemplares. Quando estão produzindo então, é um show à parte!!! Alguns desses eu já conhecia...
Eu tinha um muito parecido com esse do Duilio, com o qual presenteei a minha namorada. Apesar de apreciar outros estilos para a jabu concordo que uma coisa mais natural lhe cai melhor, como bem mostram estes exemplares aí. Bom, eu sou muito suspeito para falar das jabu... tenho perto de 15 mudas em diversos estágios, sem contar os dois bosques que venho tentando...
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 20, 2008 12:47 pm Assunto: Atualização |
|
|
Amigos,
apesar desta última poda deixar a muda um pouco mais baixa, ainda estava me incomodando. Ainda no inverno fiz mais uma poda, desta vez radical para um HOKIDASHI (estilo vassoura). Esta é uma foto do estado atual da planta.
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|
Beleza, agora é só aramar, respondeu muito bem à poda não? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 20, 2008 1:22 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko,
respondeu muito bem e olhe que foi podada em maio/junho. Durante esse período não foi adubada. Com a chegada das estações quentes espero um desenvolvimento ainda melhor.
Abraço. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 20, 2008 4:26 pm Assunto: |
|
|
Corajoso você.
Ainda bem, bela bela brotação radial, acredito que em breve teremos estampado nesse forum um belíssimo hokidashi.
parabéns _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 7:47 pm Assunto: |
|
|
Amigo edson0605
Apesar de eu ter gostado muito da poda que fez em março de 2008 essa ultima ficou muito boa também.
Ainda teve a sorte de uma emissão de galhos bem radial como observa o Amigo dori. Vai ficar um lindo Hokidachi.
Parabéns pelo belo exemplar
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 4:59 pm Assunto: Atualização Março/2009 |
|
|
Olá amigos segue uma atualização desta Jabuticabeira.
Foi feita uma desfolha e aramação de um galho. Vamos esperar novas brotações para algumas correções.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 5:06 pm Assunto: |
|
|
Tem um bom futuro, o que conta a favor é o calibre do tronco.. Ainda nao consegui uma jabu decente pra trabalhar.. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:18 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko,
o grande problema em se conseguir bons espécimes em viveiros comerciais é que invariavelmente elas são muito altas!!! Mas às vezes a gente dá sorte!!
Tenho algumas jabus que plantei de semente. Obviamente é muito mais demorado, mas tem a vantagem de ir modelando desde o princípio; o resultado é um trabalho muito mais bonito!!
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|