|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 11:25 am Assunto: Acer Deshojo |
|
|
Olá Companheiros
Gostaria se fosse possivel, saber qual a vossa opinião, ( podem mandar pitaco á vontade )
Devo ou não cortar aquele ramo mais pequeno e começar a trabalhá-lo para um "Chokkan".
Ele foi totalmente defoliado á 2 dias, para reduzir as folhas, os entrenós e melhorar as cores Outonais.
Podia tentar uma alporquia, mas acho que agora já é um pouco tarde na época , devo aguardar mais para o Outono, ou para o inicio da próxima Primavera???
É que muito embora eu pense que deva cortar, queria aproveitar o tronco que vai sair .
O que acham, se fosse vosso o que fariam.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 2:16 pm Assunto: |
|
|
Antonio,
Eu não cortaria! Apenas diminuiria o tamanho (metade) de ambos os galhos... Ou troncos?!
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 12:49 am Assunto: |
|
|
Castro,
Eu também não cortaria, mas se for usar essa opção, aproveite o galho com uma alporquia... seria uma pena não fazer.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 9:40 am Assunto: |
|
|
Castro,
Também concordo com os colegas. Eu acho que seria uma pena cortar e perder toda essa parte aérea, por sinal, muito bonita.
Também creio que vale à pena esperar um pouco, até chegar à época ideal, e fazer as alporquias. Isto lhe possibilitará ter mais duas novas plantas.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 14, 2005 6:42 pm Assunto: |
|
|
Olá a Todos
Lando; Felipe e Sergivaldo, mto obrigado pela vossa ajuda
A vossa opinião a somar ás dos companheiros de cá da "Luso", são bastante importantes, e servem para perceber que tenho efectivamente de amadurecer bem a questão.
Inicialmente tinha um terceiro tronco, ( cortei-o e utilizei num enxerto mal sucedido) e estava a pensar manter o Bonsai com o tronco duplo.
Mas o problema é que para se enquadrar nesse estilo como deve ser, aquela bifurcação está um pouco alta de mais.
Agora fazer um "alporque" ali em baixo, seria uma solução. pode ser que na próxima época o faça, na altura do transplante.
Ou então recorro a um alporque no ramo na próxima época e tento ficar com dois.
mas ai era começar quase do inicio e teria que estimular a ramificação nos locais mais abaixo.
Tambem existe a possibilidade de uma poda radical como refere o Lando para o encurtar, devia ficar mais equilibrado,..... ..... e ....e tambem dá estacas .
e para além disso posso fazer uma de cada vez para não diminuir demasiado o Vigor dela.
Foi totalmente defoliado este mês e já está a ficar todo Vermelho novamente vamos lá a ver é se é mais folhas e mais pequenas.
Mais uma vez obrigado
Felipe, mandei um mail, por causa do problema de tamanho das fotos, já chegou???
[ ]s
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 1:28 am Assunto: |
|
|
Oi Castro !!!!
Acho o acer lindíssimo, mas não conheço nada desta planta porque não tenho nenhum para estudar.
Primeiramente veja bem se os dois troncos não são da mesma grossura, porque uma árvore de tronco duplo, um deles tem que ser mais grosso. Eu os achei muito parecidos.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 1:56 am Assunto: |
|
|
Oi Castro, chegou sim. Desculpe o esquecimento, tenho viajado e isso me limita muito o uso do PC.
Realmente muito simples de usar e eficiente esse soft que você encontrou.
Você sabe de algum link para se fazer o download dele??
Assim a gente poderia colocar o link aqui para o pessoal.
Castro, eu ia comentar sobre o tamanho das folhas... achei que estão grandes. Será que foi algo na adubação?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 5:02 pm Assunto: |
|
|
Olá
Angela Fernades, mto Obrigado
De facto essa é outra das particularidades do estilo, naquele caso se o quiser manter tenho que estimular mais o crescimento do que está á esquerda, além de tentar baixar a bifurcação, eles inicialmente eram três, e estava situado precisamente no ramo se deverá engrossar, atrasando assim o seu desenvolvimento.
Com o tempo, logo vejo o que vou fazer com ele.
Tem que ver se arranja um que vale a pena...existe por ai pessoal com algumas espécies deles ...obrigado
Felipe, não tem que pedir desculpa
Quanto ao "soft", nem me lembrava que o tinha, até ler aquela "msg", foi um coolega que me arranjou á bastante tempo e nem sei de onde o retirou .
O tamanho das folhas que ele tinha na altura desta foto, dele deve-se ao facto de o ter deixado crescer á vontade, e ter como objectivo futuro a sua defoliação total.
Tarefa que já executei, e ao qual ele já começou a responder com a sua linda cor Vermelha .
[ ]s
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|